sábado, 15 de fevereiro de 2014

DIVIDENDOS: OS CHEQUES NÃO MENTEM











É ótimo receber dividendos.  Os cheques que entram na caixa de correio são preciosos.  Para começar, ninguém pode pedi-los de volta, ao contrário de muitas promessas que as companhias fazem.

Os dividendos são uma prova viva de que a empresa pelo menos tem os recursos para distribuir dinheiro aos proprietários.  Pode parecer algo sem importância, mas na verdade, é um forte indicador de que o negócio é sólido.

Muitas grandes empresas têm uma vida financeira que levaria uma família à insolvência.  Mas também há empresas que ganham dinheiro aos montes, e essas costumam pagar dividendos.

Tem pessoas que não são grandes fãs dos dividendos, principalmente por causa dos impostos retidos antes da distribuição.  Uma empresa que reinvista o caixa gerado em seu próprio crescimento não vai obrigar seus acionistas a pagar impostos sobre dividendos.  Poder reinvestir o caixa gerado no crescimento da empresa é muito melhor para os acionistas, a longo prazo.  Pelo menos, é o que diz a teoria.




No entanto, um dividendo pago por uma companhia que não é muito bem vista é um bom indicador de que ela não vai falir.  Mais do que isso, ela está lhe pagando.  Mesmo uma grande empresa pode pagar dividendos acima de 5%, talvez até de 8% ou 10%.  Isso é bem mais do que paga um título do governo.  Por isso, vale a pena perguntar:  essa empresa está barata?  Se uma companhia que paga 5% de dividendos ver seu valor de mercado aumentar em 20% vai continuar pagando um dividendo de 4%.  Por isso, uma companhia sólida e que pague altos dividendos tem potencial para aumentar seu valor, mesmo com a pressão do pagamento de dividendos.













Um comentário:

  1. Mais uma ótima postagem, somente lembrando q os dividendos tem q vir dos lucros e ñ através de caixa ou empréstimo como fazem algumas cias q mesmo com prejuízo distribuem.

    ResponderExcluir