terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A BOLSA TEM BOLA DE CRISTAL










Quando escolher uma ação, não olhe para as notícias do dia.  O dia de hoje já passou e a Bolsa está olhando bem mais à frente.  É por isso que um bom resultado não faz o preço subir.  O mercado já estava esperando esse resultado, de modo que não é nenhuma novidade.  A Bolsa está olhando um ano adiante.





Isso quer dizer que ela está precificando tudo o que pode adivinhar pelos próximos 12 meses, ou algo assim.  E é por isso que a maioria dos investidores lida com um horizonte de um ano para seus investimentos.




Nesse sentido, você tem que pensar onde uma companhia vai estar daqui a 18 meses ou dois anos.  Pode parecer difícil, mas até que é bem fácil.    No momento, as elétricas sofreram intervenção estatal e estão tentando se salvar e, aparentemente, sofreram quedas percentuais grandes. Faz sentido.  Será que essa diferença vai diminuir nos próximos seis meses?  Quem vai saber?   E em três anos? Bem, isso já parece bastante provável.  Por isso, mesmo que só metade dessa diferença tenha sido tirada em três anos você ainda teria um lucro razoável.

Na Bolsa, horizontes de curto prazo são muito incertos.  Horizontes de longo prazo são bem mais previsíveis.  O problema é que a maioria das pessoas odeia a idéia de enriquecer devagar.  E esse é um erro grave.




Por isso, quando o mercado estiver repleto de notícias sobre o fim do mundo e tiver acabado de acontecer um crash, não se surpreenda se a Bolsa começar a subir.  Ela está olhando dois anos a frente e é exatamente isso o que você deveria fazer.













3 comentários: