sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O EMBALO: AGARRANDO UMA ESTRELA EM ASCENSÃO

 ...CONTINUAÇÃO DO POST ANTERIOR.











Vamos lá, você não é da turma "do contra".  Gosta de comprar aquilo que já faz sucesso.  Pelo seu temperamento, isso significa que você é um investidor que gosta de pegar o embalo.  Poucos podem resistir ao canto da sereia de investir no embalo.

Eu deveria me recusar a tratar deste assunto aqui, porque isso é bem mais arriscado do que as pessoas são levadas a acreditar.  Mas pode dar certo.   Como sempre, tem que fazer parte de uma estratégia mais ampla.

Digamos que você tenha utilizado algumas das "maneiras" anteriores e essa estrela se encaixe bem em algumas delas, e o preço da ação está decolando em direção a lua.  É possível que seja uma das macrotendências que você indentificou e agora o pessoal está finalmente se tocando.  Investir num embalo não precisa ser pura especulação maluca, embora, muitas vezes, seja exatamente isso.



Grandes tendências como a da tecnologia nos anos 1990 e a mineração nos anos 2000 podem se prolongar por muito tempo, por isso investir num embalo não é uma armadilha fatal.  Entretanto, é perigoso porque, a partir do momento que você está operando com o que a manada está lhe oferecendo, você abandonou sua própria bússola de racionalidade.  E essa bússola é importante.




Nos EUA a Apple  é um caso perfeito para uma ação que pegou um embalo e, nos velhos tempos, a Microsoft, a AOL e o Google também passaram por isto.  Dava para sentir as pessoas batendo palmas para elas.  Eram verdadeiras estrelas do Rock, e a Apple continua sendo.  No Brasil tivemos a Petrobrás, A Positivo e a Vale entre outros.

Deu pra ganhar muito dinheiro com com a ascensão sobre natural dessas estrelas, e quem vai saber qual é o futuro da Apple?  ( Eu diria que as ações vão cair.)



Se você encontrar uma grande empresa com uma grande base de fãs, então deve pensar em acompanhá-la por algum tempo, mas não passe a ser um fã.  Utilize o máximo de "maneiras" possíveis e tente sair antes da reviravolta, que é quase  inevitável.














Nenhum comentário:

Postar um comentário