domingo, 23 de fevereiro de 2014

FAÇA SEU DINHEIRO TRABALHAR PARA VOCÊ!








Aprenda a diferença entre ativos e passivos.

Se você deseja ser um investidor de sucesso compre ativos que se converterão em mais ativos ao longo do tempo.

“Os pobres e classe média são ansiosos para comprar itens supérfluos que drenam o dinheiro; os ricos são ansiosos para investir em itens que geram mais receita. Os ricos entendem que se você não investir o seu dinheiro antes das taxas para comprar mais investimentos, o governo irá tirar o dinheiro de você. Esses investimentos, por sua vez, geram mais fluxo de caixa.”
    Robert Kiyosaki




O QUE SÃO ATIVOS?

Ativo é o total de bens de uma empresa ou pessoa. A riqueza de uma pessoa é medida pelo total de ativos que ela possui.

Dinheiro também pode ser descrito como um ativo. Os ativos são classificados em duas principais categorias: reais e financeiros . A diferença entre as duas é o que pode ser tocado fisicamente.  Ativos Reais, também conhecidos como ativos palpáveis, podem ser divididos em três grupos:

• Patrimônio, bens
• Commodities, como ouro e prata, etc e
• Colecionáveis, como obras de arte, selos, moedas, etc.


Os ativos reais normalmente mostram melhor avaliação quando a inflação está alta.  Ativos Financeiros, algumas vezes referidos como impalpáveis, são separados em três áreas:

• Ações,
• Títulos (títulos da dívida pública ou particulares, fundos, etc) e
• Dinheiro.

Cada categoria tem seu próprio risco e recompensa característicos.


Saúde Financeira = Ativos - Passivos


O QUE SÃO PASSIVOS?

Passivos são todas as obrigações e dívidas de uma empresa ou pessoa.  Isto envolve todas as despesas que você tem com aluguel, vestimentas, diversão, impostos, transporte, empréstimos, etc.

Para que você tenha um patrimônio sempre crescente, você precisa distinguir os ativos (tudo o que põe dinheiro no seu bolso) dos passivos (tudo o que tira dinheiro do seu bolso). Compre mais ativos que obrigações. Procure pagar seus passivos com a renda dos seus ativos. Se você não fizer isso as suas obrigações irão sempre aumentar.  A maioria das pessoas não consegue distinguir os ativos dos passivos, como no exemplo abaixo:

João tem um dinheiro sobrando e compra um carro. Com este carro ele irá adquirir despesas extras como combustível, impostos, etc. Se em vez de comprar o carro João aplicasse seu dinheiro por um certo tempo (não muito longo) e conseguisse dobrar essa quantia, ele poderia comprar o carro e ter o dinheiro para suas despesas. Ou seja, João comprou um ativo que na verdade era uma obrigação.

É claro que isto envolve também o tempo, a disposição e as prioridades de cada um. No mercado financeiro existe uma variedade de investimentos, cada qual com seus ganhos e riscos próprios, que são conhecidos apenas por uma pequena parte das pessoas.




Os problemas financeiros não são resolvidos com dinheiro e sim com inteligência. Use sua cabeça e faça o seu dinheiro trabalhar para você, para isto o conhecimento financeiro é essencial.



















6 comentários:

  1. gostei deste livro, mas hoje eu classifico minhas compras e 3 naturezas:

    - passivo: tudo aquilo que compro e que vai me tirar dinheiro à partir da compra, ex: carro
    - ativo: tudo aquilo que compro e que vai me dar dinheiro à partir da compra, ex: FIIs
    - imobilizado: tudo aquilo que compro e que não vai me tirar dinheiro: ex vestuário, cds, dvds, etc.

    hoje só tenho uma passivo, meu automóvel popular ano 2001 que me consome uns 7.000 ano
    imobilizado já não compor mais, só por necessidade absoluta.
    ativos compro toda semana, rs.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Mas veja desta maneira. Você tem 1000 reais no bolso. É o seu caixa. Todo gasto que você fizer, desde o carro até a comida e o vestuário são passivos. São passivos, exatamente porque para adquiri-los você vai tirar dinheiro do bolso. O passivo é tudo aquilo que rouba o dinheiro do seu caixa e não te retorna mais. Comida, Vestuário, Automóvel (independentemente de ter manuntenção ou não, roupa também teria manuntenção se caisse um botão). Automóvel tem porque ele gasta gasolina, mas se não precisasse de combustível para andar também seria passivo.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou mais além disto. Todos os bens perecíveis, a curto ou a longo prazo eu considero como aluguel: o sapato é um aluguel de 2 anos para andar até acabar a sola, a roupa é alugada até desbotar (porque depois vai para o lixo e você é obrigado a alugar outra por mais 10 anos). O carro é um aluguel para poder viajar. E a comida é um aluguel para matar a fome diariamente. Quanto mais durável for o aluguel melhor.

    ResponderExcluir
  4. I.V.
    Tambem penso assim. Uma roupa deprecia, até perder todo o seu valor. Isso sem contar manutenção (sabão e botões) além do tempo em que você gasta pra lavar e passar!

    Agora, um que não entrou aí são investimentos em si mesmo. Seja gastos com cursos ou com experiências. Uma pós graduação, uma seminário, uma viagem. Não são passivos nem ativos, mas acabam nos tornando mais "intelectualmente ricos"!

    abs
    MF.

    ResponderExcluir
  5. A propósito. te adicionei no meu blogroll.
    Se puder me colocar aí também!
    abs!

    ResponderExcluir