terça-feira, 12 de janeiro de 2016

CUIDADO COM A "PRÓXIMA ALGUMA COISA" - EXTRAÍDO DO LIVRO "ONE UP ON WALL STREET"








Peter Lynch


" - Outra ação que eu evitaria é a de uma empresa tachada como a próxima IBM, o próximo McDonald's ou a próxima Intel.  Na minha experiência, a "próxima alguma coisa" quase nunca é dessa forma - na Brodway, na lista dos campeões de vendas, na National Basketball Association e em Wall Street. Quantas vezes você ouviu que algum jogador é supostamente o próximo Willie Mays ou que alguma romance é o próximo Moby Dick apenas para descobrir que o primeiro foi cortado da equipe e que o segundo é vendido com descontos sem alarde?  Em ações, há um caminho similar.

De fato, quando as pessoas exaltam uma ação como "a próxima alguma coisa", isto normalmente não apenas marca o fim da prosperidade para o imitador como também para o original com o qual ele é comparado. Quando outras empresas de computadores eram chamadas de "a próxima IBM", você poderia adivinhar que a IBM passaria por momentos difíceis, e isso realmente aconteceu.  Atualmente, a maioria das empresas de computadores tenta não tornar-se a próxima IBM, o que pode significar melhores momentos para a atormentada empresa.

Após a Circuit City Stores (antiga Wards) tornar-se uma varejista de eletrônicos bem-sucedida, houve uma sucessão de "as próximas", incluindo a First Family, a Good Guys, a Highland Superstores, a Crazy Eddie e a  Fretters.  A Circuit City quadruplicou desde 1984, quando foi listada na Bolsa de Valores de Nova York, evitando, de alguma forma, a trilha da IBM, enquanto todas "as próximas" perderam entre 59% e 96% de seu valor original.

A próxima Toys'R'Us era Child World, a qual tropeçou; e a próxima Price Club foi a Warehouse Club, a qual não se saiu melhor."










2 comentários:

  1. Por favor, tendo em vista a queda "brava" da Bovespa nessa semana, poderia postar sua planilha com a fórmula de Neff atualizada?
    Grato e feliz 2016!
    Jeca

    ResponderExcluir
  2. posta aquela sua tabela atualizada meu querido =)

    ResponderExcluir