domingo, 27 de março de 2016

TEMPERAMENTO CERTO









Embora o conceito do investimento em valor seja comprar empresas que estão sendo negociadas abaixo de seu valor subjacente, colocar isso em prática é o desafio enfrentado pela maioria dos investidores.  Mencionei várias vezes neste blog que, embora você precise de alguma inteligência, o verdadeiro segredo é ter o temperamento certo.  Como um investidor em valor, você provavelmente comprará ações quando seu preço estiver mais próximo de sua mínima anual do que de sua máxima, o que não é algo fácil de fazer. Você também comprará uma pequena empresa que está sendo rejeitada ou tem cobertura negativa da imprensa ou o preço de suas ações sofreu um declínio acentuado – ou isso ao mesmo tempo.

É nesse momento que o temperamento entra em jogo.  Você deve deixar que os fatos determinem o preço da empresa e não o Sr.  Mercado.  Isso significa afastar-se da multidão, desafiar o senso comum e evitar o último “romance setorial” da Bovespa.  Haverá ocasiões em que parecerá tolice possuir algo que “todos sabem” que é um fracasso.  Mas são essas ocasiões em que surgem as pechinchas e, de acordo com Benjamin Graham, é quando você tem vantagem.  Um exemplo disto foi as ações do ITAÚ (ITUB3) que estavam precificadas há R$ 21,00 reais há pouco menos de um mês.

O investidor que se permite entrar em pânico ou se preocupa excessivamente com declínios injustificáveis do mercado em relação a seus investimentos está perversamente transformando suas vantagens básicas em desvantagens básicas.  Esse homem estaria melhor se suas ações não tivessem nenhuma cotação de mercado, já que ele seria poupado da agonia mental causada pelos erros de julgamento de outras pessoas.

Compre uma ação como se estivesse comprando uma empresa privada.  Examine os fundamentos da empresa (lucros, vendas, margens, etc.) e não o preço da ações, para determinar o quanto a empresa está indo bem.  No longo prazo, você estará muito mais feliz e mais rico.












Nenhum comentário:

Postar um comentário