domingo, 20 de setembro de 2015

POLÍTICA DE INVESTIMENTO PARA INVESTIDORES ATIVOS - BREVE RESUMO DO CAPÍTULO NR.7 DO LIVRO "O INVESTIDOR INTELIGENTE"









Graham retoma as suas catequeses: Não empregue market timing, e não compre ações de crescimento. No final do capítulo, ele conclui com três estratégias específicas para o investidor ativo, que são:

1) “As companhias relativamente grandes fora-de-moda” – “se nós assumirmos que é comum o mercado sobreavaliar ações que apresentam  um crescimento excelente ou que são glamourosas por qualquer outra razão, é lógico também esperar que o mercado também subavalie – pelo menos relativamente – aquelas companhias que estejam fora de moda devido a acontecimentos desfavoráveis de natureza temporária. O problema aqui reside em saber se estes acontecimentos são, realmente, de natureza temporária. 

2) “Compra de pechinchas” – “De um forma prática, nós acreditamos que um papel não seja uma verdadeira barganha até que seu preço tenha caído a, pelo menos,  50% de seu valor.”

3) ”Situações especiais e Workouts” – “o básico aqui é a tendência do mercado acionário a subavaliar papéis de empresas que estejam envolvidas em qualquer tipo de processo legal complicado. O processo de aquisição é um exemplo corriqueiro de uma situação especial”.

Graham alerta: não pode haver dúvidas na hora de optar entre ser um investidor “ativo” ou “defensivo”. Não existe meio termo neste caso. Caso a escolha caia sobre a opção mais agressiva, o investidor deverá possuir os mesmos requisitos necessários para conduzir um negócio; e, além disto, possuir uma grande disciplina. Graham escreve, “A opção entre se tornar um investidor ativo ou defensivo é fundamental. Após a decisão tomada, o investidor não poderá ficar confuso ou querer tirar um pouco de cada opção”.









Um comentário:

  1. Boa! Este livro é a maior preciosidade já escrita por alguém sobre o mercado de ações!

    ResponderExcluir