sábado, 22 de fevereiro de 2014

CHARLIE MUNGER

Artigo de Whitney Tilson





" - Charlie Munger, o administrador da Wesco Financial, é mais conhecido por ser o braço direito de Warren Buffett. Mas ele também é um grande investidor a sua própria maneira. Na reunião anual da Wesco, na quarta-feira passada, Charlie dividiu conosco um pouco de sua grande sabedoria sobre os pontos chaves para um investimento de sucesso, a importância do comportamento e da moral do investidor e a sua visão sobre a Berkshire, entre outras coisas."




Enquanto Warren Buffett ganha toda a atenção, Charlie Munger, seu parceiro na administração da Berkshire Hathaway, é um gênio de investimento a sua própria maneira. Eu suspeito que, se não fosse por Buffett, a quem ele chama de investidor superior, Munger bem que poderia ser considerado o maior investidor do mundo. Antes de Munger juntar forças com Buffett, na metade da década de 70, sua firma conseguiu um retorno anual médio de 24,3% entre 1962 e 1975 (Com o Dow avançando apenas 6,4% no mesmo período). Além de ser o vice-presidente da Berkshire Hathaway, Munger ainda é o presidente da Wesco Financial, cuja controladora, a Berkshire Hathaway, possui 80,1% de participação. Em uma reunião de formato aberto, mais ou menos da mesma forma que a reunião da Berkshire, Munger responde anualmente as perguntas dos acionistas por cerca de duas horas.

Como é normalmente Buffett que faz toda a exposição na reunião da Berkshire eu gosto de ir a reunião da Wesco para saber o que se passa pela cabeça de Munger e, até hoje, nunca me arrependi. Este ano Munger estava particularmente em grande forma. Durante a reunião, enquanto Munger fazia mais uma de suas observações prodigiosas, um de meus amigos debruçou-se sobre mim e cochichou: "Eu não consigo acreditar que este cara tenha 80 anos!" Eu concordei com ele.

Da mesma forma que costumo fazer nas colunas de Segunda, após a reunião anual da Berkshire, tentarei repetir aqui as coisas mais importantes que eu ouvi por lá. (as Minhas notas – com todas as 23 páginas podem ser lidas na íntegra na minha página na Internet). Acrescentei alguns poucos comentários, mas deixarei Munger falar por si próprio. Como não é permitida a entrada de gravadores na reunião, algumas vezes tive que parafrasear o que ele falava, pois não consegui escrever rápido o suficiente.




Filosofia de Investimento

Não acreditamos que os Mercados sejam totalmente eficientes como também não acreditamos que uma grande diversificação irá gerar um bom resultado. Nós, ao contrário, acreditamos que todos os bons investimentos envolvem uma diversificação relativamente baixa.
  
Se você olhar as 15 melhores decisões de investimento que fizemos, concluirá que obtivemos um resultado muito bom. Ele não foi conseguido através de uma hiperatividade, mas sim com uma quantidade extrema de paciência. Você tem que se manter firme aos seus princípios, e quando as oportunidades aparecem, deve se jogar de cabeça. Pode ser que apenas 2% das pessoas concordem conosco e que as outras 98% repitam o que outros contaram para elas [ex., que os Mercados são totalmente eficientes, etc.].

Investindo da forma como é ensinado no meio acadêmico.

Warren uma vez me disse: “Nós causamos muito pouco impacto nas pessoas”."É provável que eu faça um mau julgamento das Escolas [em pensar que elas são tão pobres] porquê as pessoas que interagem comigo tem teorias muito esquisitas": Beta, a moderna Teoria das Carteiras, e outras coisas deste tipo – nenhuma destas coisas faz o menor sentido para mim. Nós tentamos comprar negócios com vantagens competitivas sustentáveis a um preço baixo ou, até mesmo, justo.

A chave para um investimento de sucesso.

Depende muito do temperamento - a maioria das pessoas são muito assustadas, medrosas e se preocupam demais. Ter sucesso requer muita paciência, mas também ser agressivo também na hora certa. E, quanto mais lições você conseguir aprender por intermédio dos outros, sem arriscar seu próprio pescoço, melhor.

Eu não conheço ninguém que [tenha aprendido a ser um grande investidor] com grande rapidez. Hoje Warren conseguiu se tornar um investidor muito melhor do que era na época que eu o conheci, e eu também. A grande jogada é sempre continuar aprendendo. Mas, para isso, você deve gostar do processo de aprendizado.

O impacto de Munger em Buffett.

Acho que alguns autores me dão mais crédito do que realmente mereço. É verdade que Warren teve um bloqueio mental quando trabalhou para Ben Graham, fazendo toneladas de dinheiro—é muito difícil mudarmos uma concepção que deu tão certo. Se Charlie Munger nunca tivesse existido, o resultado de Buffett, teria sido, ainda assim, muito parecido com o que é hoje.




O que aconteceria se Munger morresse?

Como vocês podem ver, estamos planejando virar imortais [risos]. O que vocês necessitam – sentar-se em uma pilha de dinheiro e ter nas rédeas Warrem Buffet controlando a companhia?

O que aconteceria se Buffet se fosse?

Quando Warren Buffet se for, o setor de aquisições da empresa não será mais o mesmo, mas, todo o restante continuará bem. Isto não quer dizer que o lado das aquisições irá mal. De qualquer forma, garantimos a vocês que a taxa de crescimento histórico irá cair, e que não vamos querer me transformar num perdedor. [risos]

Acredito que o cara que o substituir não será tão esperto quanto Warren. Mas é besteira se preocupar com isto agora: "Que tipo de mundo é este que me dá Warren Buffett por 40 anos e depois me manda um filho da mãe qualquer pior que ele?" [risos]

A pilha de dinheiro da Berkshire's e da Wesco

O fato da Berkshire e a Wesco estarem entupidas de dinheiro é a maior prova de que não sabemos o que fazer com tanto dinheiro. A Berkshire tem $70 bilhões incluindo os títulos, e a Wesco também está cheia de dinheiro. Está mais difícil do nunca. No passado, era só ter paciência que aparecia uma oportunidade para colocarmos o dinheiro para trabalhar. Eu não vejo o menor sinal de que as coisas possam estar melhorando [em termos de investir todo o dinheiro disponível na Berkshire's e Wesco]. Prevemos ainda um mundo de muito dinheiro na mão.

Ainda existem ações subavaliadas?

O nosso dinheiro parado responde por si mesmo. Se nós tivéssemos um monte de idéias espetaculares, não teríamos tanto dinheiro parado.

O Código Moral

Acreditamos que existe uma linha muito tênue entre as coisas que você deve fazer e as coisas que você pode fazer sem se envolver com problemas legais. Acho que você não deve nem tentar chegar perto desta linha. E nós não merecemos nenhum crédito por isto, porquê isto nos auxilia a fazer mais dinheiro. Gosto de acreditar que estamos procedendo da maneira correta mesmo quando não acertamos. Mas, é muito mais comum ganharmos dinheiro fazendo a coisa certa. Lembre-se da regra de Louis Vincenti: "Diga a verdade e você não terá que se lembrar de suas mentiras." É um conceito muito simples.

A perda da ética pelas maiores firmas de contabilidade:

Quando eu era jovem, as... maiores firmas de contabilidade eram... lugares bastante éticos e ninguém ficava obscenamente rico... Mas, de uns 25 anos para cá, elas passaram a adotar uma postura terrível, um pouquinho de cada vez. Quando você começa a fazer uma coisa errada, fica difícil não se envolver na seguinte. E, no final, você se torna um esgoto moral. É a idéia de que a grande maioria das firmas do país conseguem vender descontos em impostos....

Derivativos:

Acredito que um bom teste mental, moral e da qualidade de qualquer  instituição grande [com exposição significativa em derivativos] seria perguntar a eles: "Vocês realmente entendem a sua contabilidade com derivativos?" Qualquer um que responder sim a esta pergunta ou é maluco ou mentiroso.



 
Conclusão:

Munger é muito sarcástico e tem grandes tiradas em diversos assuntos. Aqui seguem as minhas favoritas: 

"Se os diretores de fundos mútuos são independentes, então eu sou o bailarino principal do Bolshoi”.  

 "Faz tanto tempo desde que compramos alguma coisa que [se alguém nos perguntar sobre o impacto de nossas operações no Mercado] seria como perguntar a Rip Van Winkle* sobre os últimos 20 anos”.  

 "Acho que pessoas que tem vontade de ser guardas carcerários não estão entre as melhores para se selecionar candidatos a nobres”. [Do livro simplicidade profunda]

 “É muito difícil conseguir entender tudo, mas se você não conseguir, sempre restará a opção de entregar a questão para um amigo mais inteligente”.

(*) - Rip Van Winkle - Personagem clássico de estórias infantis que teria dormido continuamente por 20 anos. 




 Buffett & Munger - 2012






(Artigo de Whitney Tilson - 2011)







2 comentários:

  1. Olá amigo, o que acha das elétricas nesse momento, em especial, TAEE11 e GETI3 ?

    investidor solitário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GETI3 está com um DY de 15% no preço de hoje e com Dívida/LL de 0,84. A TAESA está com DY de 12,60% a.a e Dív/LL de 6,43.
      Você iria aportar numa elétrica cuja dívida é de 6,43x o Lucro Líquido e que tem DY menor que a GETI ?
      Não tem nem o que pensar: O meu aporte seria na GETI.

      Eu não aporto em empresas com Div / LL maior que 2. Não gosto de empresa fominha que quer crescer rápido. Tudo tem seu tempo. Se alguém te perguntar o que você quer para almoçar: Galinha Caipira ou Galinha Hormonada da Sadia, qual você vai preferir? Eu escolho a Caipira porque o sabor é bem melhor.

      Daqui há 2 anos vamos ver o que acontecerá com empresas como a MULTIPLAN (MULT3) que está alavancada 4,40x o Lucro Líquido com uma fome de crescimento anormal e uma ganancia fora do comum.

      Tudo na vida tem seu tempo natural de desenvolvimento, se você quer extrapolar e acelerar, sem respeitar estes limites, tem um preço. No caso da Galinha Hormonada o preço é um câncer 30 anos depois.

      Excluir