sábado, 8 de fevereiro de 2014

O SILÊNCIO VALE OURO









Se você descobrir que os debates sobre uma ação na qual estiver interessado andam meio acanhados, parabéns:  esse é um sinal muito, mas muito bom.

As pessoas conversam bastante sobre uma ação quando se sentem inseguras, ou quando acham que o investimento precisa de um empurrãozinho na direção certa.

As ações mais sólidas atraem um investidor que também é mais sólido e, embora eles gostem de se comunicar, não costumam ser como aqueles participantes mais frenéticos dos debates que os fóruns de discussão costumam oferecer.

Nem todo mundo nasceu para ser um lobo solitário.  Investidores normalmente gostam de participar de Blogs discutir suas posições.  Os fóruns de bate-papo da internet são lugares ruidosos e sem regras.  São como antigas tavernas medievais, barulhentas, divertidas e cheias de gargalhadas.  Dá para extrair ouro de um rio fétido como o da liberdade de expressão?  Com certeza.

Os investidores mais bem-sucedidos também costumam estar bem de vida, e isso acaba por diminuir o ruído.  Eles não têm mais o que provar e só estão colocando o dedinho do pé num fórum de debates para falar de uma ação que possuem.  Não tem o menor desejo de fazer um carnaval.  Um pouco de prática é necessária para lidar e entender os fóruns de discussão como o do site do Bastter ou o ADVFN, mas depois de passa algumas horas navegando, você vai ver que algumas linhas de debate são pura loucura e outras são absolutamente sóbrias.   Quanto mais sóbrias, melhor.










2 comentários:

  1. ADVFN é uma terra sem lei, verdadeira máquina exterminadora de sardinha.
    No Bastter existe um controle mais rigoroso e é muito mais didático.

    ResponderExcluir
  2. ADVFN é um site muito grande cheio de atalhos. 90% do site é dedicado a análise técnica, mas tem o Fórum onde as pessoas discutem os balanços das empresas que é muito legal.

    ResponderExcluir