domingo, 9 de fevereiro de 2014

BONS CAVALOS SEGUINDO ROTAS PREVISÍVEIS










A volatilidade é uma medida do quanto uma ação sobe ou desce enquanto é negociada.  É uma manifestação técnica da incerteza.  Se o mercado não tiver uma idéia consistente do valor futuro de uma ação, sua opinião vai oscilar bastante, de um modo bipolar.  A essa incerteza se dá o nome de volatilidade.   Portanto, como outsider, uma boa olhada na performance de uma ação durante um determinado período de tempo lhe dará uma noção do conhecimento do mercado sobre a direção dela.

Se você investir o dinheiro num CDB, o gráfico do seu capital vai subir gradual e tranquilamente.  Se uma ação está subindo ou caindo de forma gradativa, você pode ter certeza de que o mercado se sente à vontade com a tendência atual.

O contrário também é verdadeiro.  Se a movimentação diária da ação comporta subidas e quedas drásticas, é sinal de que o mercado não sabe precificá-la.   Isso significa que uma ação que esteja subindo e que apresenta pouca volatilidade é uma aposta forte, enquanto uma ação volátil pode ser interpretada como um CET (Chute E Tanto).  Basta olhar de forma detalhada o gráfico de 5 anos das últimas falências ou micos da Bovespa de 2010 (ou de qualquer outro período) até hoje.   Olhe também os gráficos de longo prazo (não os diários) da AMBEV, EZTEC, CEMIG e outras boas empresas.




Portanto, se você curtiu uma ação e ela está subindo de forma gradual e tranquila, essa é mais uma indicação de que foi uma boa escolha.  Indo um pouco mais além, uma ação que tenha caído e depois tenha passado um bom tempo andando de lado, com pouca volatilidade, é uma boa candidata para uma recuperação.  Aparentemente, as piores opções já foram precificadas e a ação anda meio esquecida.  É mais uma boa razão para comprá-la.














2 comentários:

  1. O que vc acha da correção da CRUZ3?
    Acho que corrige até um d.y. de 11%

    ResponderExcluir
  2. Sim, algo entre 8 e 11% é razoável. Só atente para uma coisa. O lucro líquido da empresa em 2001 foi de 634 milhões de reais. Em 2013 foi de 1.694 milhões de reais. 634 milhões de reais corrigidos para valores atuais valeriam 1.662 milhões de reais. A inflação acumulada de 2001 até 2013 foi de 162%. Observando os dados, para quem tem um pouco de discernimento os lucros da empresa estagnaram, e se você for tirar a inflação real ignorando a oficial, talvez até que declinaram.

    Você estará investindo numa empresa que não consegue aumentar os lucros durante os últimos 13 anos. Até a Tractebel que é elétrica tem crescimento do lucro em valores reais. Eu não entraria nesta empresa a não ser que ela consiga ter lucros crescendo durante o tempo, descontados a inflação, mesmo com DY de 10%. Prefiro o Banco do Brasil que cresce e te dá hoje 11% de DY.


    CALCULADORA OFICIAL: https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores

    ResponderExcluir