quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

APRESENTANDO O PEG









Nós gostamos muito do P/L, que é uma medida já bem antiga do quanto uma companhia está cara ou barata.  O PEG seria um P/L turbinado.  Ela tem mais de uma variável para confundir.  Essa variável adicional é a taxa de crescimento dos lucros.

Essa taxa tem o efeito de moderar o P/L à taxa de crescimento dos lucros.  Se uma empresa tem um P/L elevado, mas vem se expandindo como uma praga de zumbis, então isso diminuiria o PEG, o que é bom.  Da mesma maneira, se uma empresa tem um P/L baixo, mas o histórico de lucros vem minguando, ela teria um PEG alto, mostrando que ela não passa de um vira-lata, em vez de um animal de raça que os outros não conseguem perceber.

PEG menor que 0,10 é barato; acima de 0,20 é caro e entre este dois valores (0,20 > PEG > 0,10) está na faixa mediana de preços.  Essa é uma medida bem popular nos EUA e na Inglaterra e muito boa para se acrescentar ao mix.  Grandes investidores como Barsi, Buffett, Lynch, Neff, Templeton, Munger etc (que de bobos não tem nada) levam em conta este indicador antes de comprar uma ação.  Se ela ela indicar "preço nas alturas" acende-se o alerta vermelho e eles esperam pacientemente o preço atingir um patamar mediano para comprar a ação.  Como todas as dicas e os valores aqui apresentados, é um ponto de partida, mais do que uma linha de chegada definitiva.  Por melhor que pareça ser uma empresa, sempre pode haver uma razão para ela não ser uma boa opção de investimento e, por isso, uma análise detalhada é fundamental.














2 comentários:

  1. Colega, acho que você dividiu o índice por 10.
    Se uma empresa tiver p/l de 10 e crescimento de 10%, o resultado (não transformando a percentagem em decimal) seria de 1. O que é razoável.
    Para ser 0,1, o crescimento teria que ser 100%. Logo, o PEG de 1 é razoável.
    Se achar alguma empresa com 0,1 compre imediatamente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sim só que isto é relativo, se a conta está dividida por 10 então você faz de conta que o 1 = 0,1 e relativiza as coisas.
    Eu sei que 0,01 é um PEG baixo que é correspondente ao seu 0,1. Eu aprendi a fazer as contas em cima do PEG desta maneira. o DY não pego percentual, mas em termos absolutos.

    ResponderExcluir