segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

CONHEÇA A EMPRESA









Com certeza você pode investir numa empresa e não saber patavina sobre o que ela faz.  No entanto, muitos dos investidores vão se sentir ofendidos com este tipo de afirmação.  Isso acontece porque, quando a Bolsa está em alta, até um chimpanzé usando a tática de jogar cocô no índice Bovespa para escolher ações vai ganhar dinheiro.  No entanto, não custa saber o que a empresa na qual você está investindo faz.




Se quiser, pode até conhecer uma empresa melhor do que um analista do mercado.  Quantos administradores de fundos extremamente bem pagos entram numa pequena fabricante de móveis ou vão tomar um drinque num bar, na periferia da cidade?

Você pode fazer negócios com uma empresa e saber se o negócio dela está crescendo ou se retraindo.  Posso garantir que você vai entender a empresa muito melhor do que um pós-graduado tentando subir pelo pau de sebo de uma corretora, no coração financeiro da Avenida Paulista.

Um analista técnico irá lhe dizer que as opiniões de todo mundo já estão embutidas no gráfico, de modo que você não precisa saber se o CEO é um gênio ou um idiota, ou se o negócio está florescendo ou morrendo, porque o mercado sabe tudo.  Isso pode até estar certo para uma Vale ou Ambev, mas, fora das 100 maiores empresas, as corretoras estão meio no escuro sobre o que está acontecendo.  A sua corretora vai torcer o nariz e lhe dizer que qualquer coisa com uma capitalização menor que R$ 500 milhões não passa de uma pequena empresa.




E essa é uma grande notícia, porque, enquanto eles estiverem almoçando, você pode conhecer essas pequenas empresas em detalhes e descobrir quais estão prestes a entrar no radar míope da corretora.




Lembre-se de que o mercado lhe paga para que você o torne eficiente.  Conhecer as empresas, especialmente as pequenas, é o tipo de coisa que ele vai lhe pagar para fazer.












2 comentários:

  1. Só uma dica, acho que diminuir o tamanho das fontes dos post pode tornar a leitura do blog mais agradável. Não sei porque não consigo me concentrar muito na leitura dos seus posts, rs

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer isto, achei que o tamanho da letra menor era muito pequeno, porque o Blog não dá aternativas gradativas de tamanho como no WORD. São apenas 4 tipos de tamanho: Menor, Pequeno, Normal, Grande e Gigante. Vou mudar para o Normal, mas alguns posts vão ter que ser em letra grande.

    ResponderExcluir