Jim Rogers
Investidor internacional e adventure capitalist
" - Perder dinheiro é a melhor forma de ver do que você é feito. Permanecer firme quando perde dinheiro o ensina muito sobre você mesmo e sobre o mercado.
É melhor perder tudo o que se tem quando se trata de apenas 5.000 dólares, e não de 5 milhões de dólares. Perder dinheiro o ensina sobre você mesmo - você pode voltar? Você voltará? Você tem motivação suficiente para voltar? Você venderá sua moto, se precisar? Se o primeiro investimento que você fizer for um sucesso e os quatro ou cinco seguintes também, você pensará que é fácil, se descuidará, não perceberá como pode ser difícil e terá uma reviravolta quando não estiver preparado.
Se você não souber o que está fazendo, não invista. Se vai investir, faça-o em área sobre as quais saiba muito. Eu lhe garanto que um jornal ou uma revista não vai lhe ensinar a ficar rico. Pelo contrário, eles são patrocinados pela nata da ladroagem de Wall Street; em outras palavras, os corretores cínicos que enchem seu saco o dia inteiro com dicas mirabolantes e baboseiras tiradas dos gráficos técnicos. É justificável, eles precisam ganhar o deles, mas não em cima de mim.
Você precisará trabalhar duro. Qualquer pessoa que esteja escutando o que falo sabe muito sobre algo, seja sobre moda, seja sobre carros, já é alguma coisa. É nisso que você deve se concentrar - nos assuntos sobre os quais você já sabe muito, assuntos que já lhe interessam em sua vida cotidiana - , e, então, dê um passo a mais e comece a ler os relatórios anuais dessas empresas. Concentre-se no que lhe traz paixão e descubra formas de ganhar dinheiro com as coisas que você já conhece bastante; assim, não precisará se basear em revistas. Concentre-se na sua paixão e siga-a.
Sempre que faço um investimento, fico aterrorizado - eu me preocupo com tudo o tempo todo. Não sei o que vai surgir do nada e me golpear. Quem sabe o que vai acontecer? Se você não se preocupa, se não tem medo, então não é um bom investidor e não está investindo bem. Você está se descuidando e se entregando à preguiça."
Nenhum comentário:
Postar um comentário