segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

QUADRO: AÇÕES CARAS E BARATAS





Aí vai mais uma tabela com o índice PEG atualizado à contações de ontem.  Lembrem-se: quanto menor o PEG mais barata está a ação.  Peter Lynch, John Templeton e nosso grande investidor Luiz Barsi na hora de reinvestir seus dividendos sempre levaram em conta o PEG da empresa.





O PEG se calcula da seguinte maneira:  Divide-se o P/L sobre o crescimento do lucro líquido nos últimos 5 anos.  O P/L já está interligado com o DY automaticamente.  O PEG é inversamente proporcional ao crescimento do LL e diretamente proporcional ao P/L.   Quanto menor o P/L e maior o Crescimento do LL, melhor será o PEG e mais barata a ação.  Uma ação com PEG 0,01 está uma pechincha.  Entre 0,10 e 0,20 está razoável e acima de 0,20 está cara.   

Atenção: Empresas como a Helbor, Duratex, Portobello e Even estão baratas, mas por terem Dívida/LL acima de 2 devem ficar de fora da perspectiva de um investidor sensato.  A Ambev está fora da lista pois ela não atualizou os dados no Site Fundamentus que é de onde extraio os números.  















5 comentários:

  1. Preza,
    Execelente blog. Muita boa a qualidade do material disponivel no blog. Entao, sera que vc poderia me tirar algumas duvidas sobre essa estrategia de investir em baixos PEGs. Primeiro, sera que vc poderia divulgar a pesquisa que realizou do retorno dessa estrategia a partir de 2008? Quais seriam os criterios de venda? E compra? Todo mes comprar as empresas com os 5 menores PEGs? Por trimestre, talvez? Segundo, todos os dados sao retiradosdo site fundamentus? Paraobter o crescimento do LL vc faz o download de todos os balancos destas empresas?
    Bom achei mt interessante essa estrategia do PEG, com uma estrutura similar da magic formula do joel greenblatt porem para acoes de crescimento.
    Obrigado pela atencao,
    Lucas

    ResponderExcluir
  2. Sim , todo mês ao aportar evitar as ações que estão em cima na tabela. Em vez de aportar aleatoriamente em qualquer ação boa, aporte naquela que está com PEG baixo. Alguns dados são retirados do site fundamentus, e outros com os Lucros Líquidos dos últimos 5 anos são retirados do site do Bastter. Mas 80% são do site fundamentus.

    Para obter o crescimento do LL é só fazer uma simples regra percentual em cima do LL2009 e LL2013 vendo quanto por cento a empresa cresceu de 2009 até 2013 (últimos 5 anos). Por exemplo se em 2009 o LL = 100 e em 2013 o LL= 200 então o quadro do crescimento do LL vai te dar a variável 100, que corresponde aos 100% de crescimento do LL neste período.

    Cuidado com a fórmula Greenblatt. A Fórmula Greenblatt, mesmo quando empregada nestas boas empresas que estão aí em cima vai te dar empresa LPSB3 com número 310 e ETER3 com 54; o oposto. A própria GETI3 está entre os primeiros na fórmula Greenblatt. Portanto você teria de optar, ou vai pela Greenblatt ou pelo PEG.

    ResponderExcluir
  3. Caro,
    Muito obrigado pelas explicações. Entendi o processo que você utiliza para montar seu quadro PEG. Creio que buscar esse crescimento do LL por empresa deva dar um bom trabalho no começo, mas depois pega-se o jeito!
    Bom, ainda tenho outras indações. Pesquisei na internet algum histórico dessa estratégia e achei esse artigo interessante: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2008/FIN/2008_FINA2003.pdf. A pesquisa foi de 1999 a 2006, mas não me impressionei muito com os resultados. Vi também a maneira de calcular o índide PEG é ligeiramente divergente, considerando o taxa de crescimento do lucro futura (esperada e não a passada).
    Outro ponto que indago é a viabilidade de se considerar apenas os lucros passados. Veja, uma empresa pode ter um crescimento de LL de 1000%, mas isso não quer dizer que possa manter esse ritmo. É por esse motivo que devemos comprar pelo menos umas 5 empresas com baixo PEG para garantir a média?
    Sobre a magic formula ainda estou testando seus resultados, mas tem um historico legal nesse link: http://www.fundamentus.com.br/arquivos/greenblatt.pdf
    Os resultados são impressionantes, muito acima da média da bolsa.
    Bom, como vê ainda estou procurando aquela estrategia de investimento que de fato funcione ao longo do tempo e que eu compreenda e me sinta confortavel em defende-la. Espero anprender muito mais sobre o índide PEG aqui no blog.
    abs,
    Lucas

    ResponderExcluir
  4. Muito boa postagem, fiquei olhando a tabela um bom tempo, muito boa. Abração!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, os crescimentos do lucros passados não te dão a certeza de 100% do crescimento de lucros futuros. Mas a estatística diz que 85% dos movimentos de tendencias passadas costumam ir para o futuro, mesmo que desacelerando. Portanto é incomum você ver uma empresa que estava a 100km/h passar a linha de chegada e frear para 0km/h em 1 segundo (A linha de chegada neste caso representa o Tempo Presente).

    Quando um carro de fórmula 1 passa a linha de chegada ele coloca no ponto morto e vai desacelerando aos poucos durante 3 minutos ou mais. Esta é a tendencia natural de todas as coisas (no mundo físico, ou biológico) das coisas andarem, e assim acontece com uma empresa. Ela não sai da estaca 0km/h e vai para 200km/h em 1 segundo. É preciso um tempo para isto acontecer, e se tratando de empresas este tempo é longo. Um ano é curto prazo em termos de história de uma empresa.

    Então é muito provável que as empresas que vem crescendo 300% continuem crescendo 300% ou 250%, ou até 230% nos próximos anos. Da mesma maneira é muito pouco provável que uma empresa que está crescendo 10% em 5 anos passe a crescer 400% no próximo sem sequer pular etapas gradativas (a não ser que se trate de uma indústria farmacêutica onde a descoberta de um remédio de cura para o câncer pode mudar tudo). Tudo na vida é gradativo e o pique de crescimento ou de decrescimento de uma empresa também o é. Ninguém vai de 0 a 100km/h sem passar pelas velocidades do meio.

    ResponderExcluir