Muito
das nossas regras de BUY AND HOLDING da filosofia de investimentos são derivadas dos
escritos de Philip Fisher, um dos investidores mais
influentes de todos os tempos, hoje gostaria de falar um pouco sobre o livro de Fisher,
Conservative Investors
Sleep Well.
Nesse livro, Fisher se concentra nas
características dos investimentos conservadores. Por conservador, Fisher
entende como um investimento que deverá “conservar (manter) o poder de compra a risco mínimo” Fisher divide esses investimentos em
quatro dimensões, que referenciarei como 1) marketing; 2) pessoas; 3) singularidade; 4) valuation. Vamos passar por cada
uma delas.
1. Marketing
A primeira dimensão
é relativa a superioridade de produção, pesquisa de
marketing, e habilidade financeira. A melhor medida de habilidade superior de
produção é a margem bruta. Fisher quer investir em companhias que sejam
produtoras de baixo custo ou aptas a produzir com um custo em linha com seus
concorrentes. Isso se assemelha um pouco com o nosso desejo de investir em
companhias que apresentam uma margem bruta superiores a 50%, como definido na
nosso Critério.
As razões de Fisher procurar por
produtores de baixo custo são as mesmas que as nossas. Ser um produtor de baixo
custo permite a companhia ter mais chances de sobreviver em um Mercado de
baixa. E também permite a companhia gerar internamente uma porção significativa
dos fundos necessários para financiar seu crescimento no futuro. Fisher lembra
que estando apta a financiar o crescimento a partir das operações diminui a
necessidade da empresa emitir mais ações ou criar novas dívidas. Ele acredita
que o pagamento de juros fixos, que provém das dívidas, aumenta
significativamente o risco da ação. Nós concordamos.
Fisher também gasta um tempo razoável
procurando por grandes times de marketing e grande força de vendas. Uma
companhia com marketing forte é aquela que está sempre pronta a responder as
necessidades dos seus consumidores fornecendo aquilo que eles estão precisando
hoje, e não aquilo que eles precisaram ontem. Isso quer dizer que elas
conseguem responder dentro do tempo a mudança de gosto de seus consumidores.
Isso significa também que a companhia é capaz de manter seus consumidores
cientes das vantagens de seus produtos e serviços.
Fisher também procura por companhias que
fazem investimentos na pesquisa de novas tecnologias. As novas tecnologias
normalmente oferecem oportunidades de se produzir coisas novas e melhores, bem
como, realizar serviços de uma forma melhor ou a um custo mais barato. É
importante também que esse time de pesquisa trabalhe junto com o time de
marketing para assegurar que seu trabalho esteja alinhado com aquilo que o
mercado está querendo agora.
De acordo com Fisher, as habilidades
financeiras também são criticas no processo. É importante para uma companhia
saber, com algum grau de precisão, quanto custa fabricar determinado produto.
Se não fizer isso, ela não saberá onde focar para conseguir ganhos máximos. E
ainda mais, a contabilidade conservadora e a projeção cuidadosa são uma
necessidade nas companhias de Fisher.
2. Pessoas
Fisher chama essa
segunda dimensão de “investimento conservador” de fator pessoas. O que o investidor está procurando aqui é um Chefe
executivo (CEO) que seja dedicado ao crescimento de longo-prazo e que se cerque
de um time de pessoas extremamente competentes que tomam conta das várias
divisões e funções dentro da companhia. E mais, a companhia deve possuir
talento suficiente dentro dos seus quadros para se auto-promover.
É também importante criar uma ambiente de
trabalho que façam com que trabalhadores de todos os níveis achem a companhia
um bom lugar para se trabalhar. Como regra geral, esses trabalhadores que estão
felizes com seu lugar de trabalho têm resultados melhores do que aqueles que
não estão. Greves são exemplos
de situações que podem causar problemas para a empresa e seus donos.
3. Singularidade
A terceira
dimensão se foca em saber se a companhia é capaz de fazer certas coisas que
outras não conseguem fazer tão bem. O foco aqui é se o negócio possui certas características
inerentes que lhe permitam uma lucratividade acima da média, não apenas no
presente, mas também no futuro. Uma forma pela qual isso pode ser medido é na
forma de margem de lucros que se procura nas companhias “Rainhas do caixa”. Possuir uma alta
margem de lucros ajuda no crescimento futuro.
Parte do fluxo de lucros ganho pela
companhia deverá ser empregado em atividades como pesquisa e desenvolvimento,
testes de marketing, marketing de novos produtos, e todos outros custos
operacionais necessários para expandir o negócio. Em todo caso, é importante
lembrar-se que companhias cometem erros. Embora todos nós desejemos obter
sucesso, temos que atentar para o fato que isso pode não acontecer. A companhia
deve estar apta a financiar, sobreviver e aprender tanto com seus sucessos
quanto com seus erros.
4. Valuation
A quarta dimensão
se relaciona com a valuation.
Fisher coloca o risco básico de todos investimentos em uma escala. Na parte
inferior da escala estão aquelas companhias que se saíram muito bem nas três
primeiras dimensões e que não são muito bem
consideradas pela comunidade financeira. As menos arriscadas são aquelas
companhias que se saíram bem nas três primeiras características e estão sendo
comercializadas em linha com as suas características fundamentais.
Um passo adiante
desse grupo estão aquelas companhias que são igualmente fortes nas três primeiras
dimensões, mas não são muito bem vistas pela comunidade financeira e que aparentam
estar subavaliadas. Fisher acredita que esse tipo de
investimento se enquadra melhor em “manutenção” do que como “compra”. A maior
razão para ele acreditar que vale a pena manter é que seus fundamentos ainda são
genuinamente fortes, então através dos tempos eles provavelmente irão aumentar
seus lucros de tal forma que justifique não apenas os preços correntes, mas
também preços maiores.
Abaixo desses três grupos estão quaisquer
companhias que não se enquadram nos critérios de Fisher. Ele nos lembra que você
não poderá, fazer um investimento inteligente em uma companhia medíocre se você
a estiver comprando para o longo-prazo. Não importa qual seja o preço da ação.
Nós concordamos.
INVESTIDOR CONSERVADOR
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