domingo, 16 de fevereiro de 2014

INVESTIDORES CONSERVADORES DORMEM TRANQUILOS










Muito das nossas regras de BUY AND HOLDING da filosofia de investimentos são derivadas dos escritos de Philip Fisher, um dos investidores mais influentes de todos os tempos, hoje gostaria de falar um pouco sobre o livro de Fisher, Conservative Investors Sleep Well

Nesse livro, Fisher se concentra nas características dos investimentos conservadores. Por conservador, Fisher entende como um investimento que deverá “conservar (manter) o poder de compra a risco mínimo” Fisher divide esses investimentos em quatro dimensões, que referenciarei como 1) marketing; 2) pessoas; 3) singularidade4) valuation. Vamos passar por cada uma delas. 

1.     Marketing

A primeira dimensão é relativa a superioridade de produção, pesquisa de marketing, e habilidade financeira. A melhor medida de habilidade superior de produção é a margem bruta. Fisher quer investir em companhias que sejam produtoras de baixo custo ou aptas a produzir com um custo em linha com seus concorrentes. Isso se assemelha um pouco com o nosso desejo de investir em companhias que apresentam uma margem bruta superiores a 50%, como definido na nosso Critério. 

As razões de Fisher procurar por produtores de baixo custo são as mesmas que as nossas. Ser um produtor de baixo custo permite a companhia ter mais chances de sobreviver em um Mercado de baixa. E também permite a companhia gerar internamente uma porção significativa dos fundos necessários para financiar seu crescimento no futuro. Fisher lembra que estando apta a financiar o crescimento a partir das operações diminui a necessidade da empresa emitir mais ações ou criar novas dívidas. Ele acredita que o pagamento de juros fixos, que provém das dívidas, aumenta significativamente o risco da ação. Nós concordamos.
 
Fisher também gasta um tempo razoável procurando por grandes times de marketing e grande força de vendas. Uma companhia com marketing forte é aquela que está sempre pronta a responder as necessidades dos seus consumidores fornecendo aquilo que eles estão precisando hoje, e não aquilo que eles precisaram ontem. Isso quer dizer que elas conseguem responder dentro do tempo a mudança de gosto de seus consumidores. Isso significa também que a companhia é capaz de manter seus consumidores cientes das vantagens de seus produtos e serviços.

Fisher também procura por companhias que fazem investimentos na pesquisa de novas tecnologias. As novas tecnologias normalmente oferecem oportunidades de se produzir coisas novas e melhores, bem como, realizar serviços de uma forma melhor ou a um custo mais barato. É importante também que esse time de pesquisa trabalhe junto com o time de marketing para assegurar que seu trabalho esteja alinhado com aquilo que o mercado está querendo agora.

De acordo com Fisher, as habilidades financeiras também são criticas no processo. É importante para uma companhia saber, com algum grau de precisão, quanto custa fabricar determinado produto. Se não fizer isso, ela não saberá onde focar para conseguir ganhos máximos. E ainda mais, a contabilidade conservadora e a projeção cuidadosa são uma necessidade nas companhias de Fisher.


2.     Pessoas

Fisher chama essa segunda dimensão de “investimento conservador” de fator pessoas. O que o investidor está procurando aqui é um Chefe executivo (CEO) que seja dedicado ao crescimento de longo-prazo e que se cerque de um time de pessoas extremamente competentes que tomam conta das várias divisões e funções dentro da companhia. E mais, a companhia deve possuir talento suficiente dentro dos seus quadros para se auto-promover.

É também importante criar uma ambiente de trabalho que façam com que trabalhadores de todos os níveis achem a companhia um bom lugar para se trabalhar. Como regra geral, esses trabalhadores que estão felizes com seu lugar de trabalho têm resultados melhores do que aqueles que não estão. Greves são exemplos de situações que podem causar problemas para a empresa e seus donos.

3.     Singularidade

A terceira dimensão se foca em saber se a companhia é capaz de fazer certas coisas que outras não conseguem fazer tão bem. O foco aqui é se o negócio possui certas características inerentes que lhe permitam uma lucratividade acima da média, não apenas no presente, mas também no futuro. Uma forma pela qual isso pode ser medido é na forma de margem de lucros que se procura nas companhias “Rainhas do caixa”. Possuir uma alta margem de lucros ajuda no crescimento futuro. 

Parte do fluxo de lucros ganho pela companhia deverá ser empregado em atividades como pesquisa e desenvolvimento, testes de marketing, marketing de novos produtos, e todos outros custos operacionais necessários para expandir o negócio. Em todo caso, é importante lembrar-se que companhias cometem erros. Embora todos nós desejemos obter sucesso, temos que atentar para o fato que isso pode não acontecer. A companhia deve estar apta a financiar, sobreviver e aprender tanto com seus sucessos quanto com seus erros.

4.     Valuation

A quarta dimensão se relaciona com a valuation. Fisher coloca o risco básico de todos investimentos em uma escala. Na parte inferior da escala estão aquelas companhias que se saíram muito bem nas três primeiras dimensões e que não são muito bem consideradas pela comunidade financeira. As menos arriscadas são aquelas companhias que se saíram bem nas três primeiras características e estão sendo comercializadas em linha com as suas características fundamentais.

Um passo adiante desse grupo estão aquelas companhias que são igualmente fortes nas três primeiras dimensões, mas não são muito bem vistas pela comunidade financeira e que aparentam estar subavaliadas. Fisher acredita que esse tipo de investimento se enquadra melhor em “manutenção” do que como “compra”. A maior razão para ele acreditar que vale a pena manter é que seus fundamentos ainda são genuinamente fortes, então através dos tempos eles provavelmente irão aumentar seus lucros de tal forma que justifique não apenas os preços correntes, mas também preços maiores. 

Abaixo desses três grupos estão quaisquer companhias que não se enquadram nos critérios de Fisher. Ele nos lembra que você não poderá, fazer um investimento inteligente em uma companhia medíocre se você a estiver comprando para o longo-prazo. Não importa qual seja o preço da ação.  Nós concordamos. 



 INVESTIDOR CONSERVADOR












Nenhum comentário:

Postar um comentário