sábado, 1 de fevereiro de 2014

O MERCADO DE OURO







Ativo internacionalmente aceito, o ouro é uma alternativa de investimento para quem busca rentabilidade, segurança e proteção. 




A BM&FBOVESPA oferece, no mercado disponível (a vista), contratos com lotes de 250g, 10g ou 0,225g de ouro com teor de pureza de 0,999.  Para que o investidor possa negociar nesse mercado, deve procurar uma corretora, que o auxiliará no processo de negociação.



RAZÕES PARA INVESTIR:
  1. ATIVO ACEITO INTERNACIONALMENTE
  2. DIVERSIFICAÇÃO DO INVESTIMENTO
  3. COLCHÃO DE SEGURANÇA
  4. ATIVO ACEITO COMO GARANTIA, COM MENOR GRAU DE DESÁGIO, PARA NEGOCIAÇÃO DE OUTROS ATIVOS NA BOLSA.
 



O investidor contata corretora devidamente autorizada, faz cadastro e opera, de forma muito semelhante à compra e venda de ações, negociando contratos de ouro no mercado a vista.  O investidor carregará posições em ouro, podendo, por exemplo, vendê-las total ou parcialmente, recebendo a respectiva quantia em dinheiro (liquidação financeira) em D+1 ou retirando o metal. Caso opte pela liquidação física, o investidor poderá retirar quantias múltiplas de 250g.  Nesse último caso, o investidor, por meio da corretora, indica à Bolsa o quanto quer retirar e o custodiante. O investidor tem ainda a opção de deixar essas barras em custódia. 




CUSTOS
  1. TAXA DE CORRETAGEM
  2. TAXA DE CUSTÓDIA
  3. SEGURO PARA TRANSPORTE DE BARRAS DE OURO
  4. INCIDÊNCIA DE IMPOSTO DE RENDA EM APLICAÇÕES SUPERIORES A R$20.000,00
 



PARA VENDER OURO NA BOLSA

Algumas etapas devem ser cumpridas, para que o investidor transforme o ouro que possui em uma posição passível de negociação na Bolsa. 



Da Corretora para o Fundidor. 

O investidor escolhe uma corretora, que o encaminha para fundidor autorizado e credenciado pela BM&FBOVESPA para transformar seu ouro em barras de:

• 250g, com teor de pureza de 0,999 ou 0,9999 – o equivalente a 249,75 e 249,975 gramas de ouro fino, respectivamente;
• 1.000g, com teor de pureza de 0,999 ou 0,9999 – o equivalente a 999 e 999,9 gramas de ouro fino, respectivamente.




Do Fundidor para o Custodiante

O custodiante recebe diretamente do fundidor o ouro transformado em barras, já no padrão aceito pela Bolsa para negociação. Isso confere credibilidade quanto à garantia do teor de pureza atestado pelo fundidor.  Em posse das barras de ouro, o custodiante efetua a guarda destas em nome do cliente.
O custodiante controlará, em conta individualizada, as posições do investidor, que serão expressas em gramas de ouro fino.



O depósito de ouro na custódia compreende: 

• Depósito de barras de ouro nas instituições depositárias credenciadas pela Bolsa;
• Depósitos de certificados de custódia de ouro na Bolsa e nas instituições depositárias credenciadas pela Bolsa;
• Transferência, para a Bolsa, do ouro depositado em entidades que prestem serviços de custódia.



Para Negociação na Bolsa

Após essas duas etapas descritas anteriormente, a corretora informa o custodiante sobre a intenção de seu cliente negociar na Bolsa. O custodiante, por sua vez, transfere essas barras de ouro para a BM&FBOVESPA, que deposita o saldo na conta do investidor.  A partir desse momento, o investidor já pode iniciar sua negociação na Bolsa.




RISCOS

• Flutuação de preço, influenciada, inclusive, por cenário macroeconômico, bem como pela cotação externa do metal e do dólar.
• Transporte e guarda das barras de ouro pelo titular.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário