segunda-feira, 12 de maio de 2014

RELEMBRANDO O MELHOR POST DO NOSSO AMIGO FÁBIO PORTELA








ESTE ANTIGO POST DO FÁBIO É UM TEXTO PARA LER, ANALISAR E RECAPITULAR MENSALMENTE 






Por Fábio Portela | 4 de julho de 2012




LIÇÕES QUE APRENDI COMO INVESTIDOR



Fábio Portela:  " - No final de maio, um marco na minha ainda curta trajetória de investidor: são seis anos nessa “carreira”. Gosto de chamar essa curta história de “carreira” porque, mal ou bem, investir da maneira correta requer quase tanta dedicação e conhecimento quanto o trabalho do dia-a-dia. Tendo esse marco como mote para o post de hoje, aproveito para relembrar algumas lições que aprendi ao longo desses anos.

Ser conservador e paciente: as principais lições do Pequeno Investidor.

As principais lições que aprendi são as seguintes:

1. Seja conservador. Mas entenda o que é ser conservador: não é apenas investir na poupança, mas evitar comprar ativos supervalorizados. Investir em ações pode ser bastante conservador, da maneira como você encara o investimento.

2. Seja paciente: investimento e afobação são palavras que não combinam muito. Se você precisa do dinheiro logo, não aposte no mercado de ações como uma saída de curto prazo. Prefira investimentos menos voláteis.

3. Não acredite em analistas de investimento. Muitas casas de análise fazem jogo duplo, recomendando a venda/compra quando estão atuando na outra ponta. Além disso, boa parte dos analistas se concentra apenas em um pequeníssimo universo de empresas, que abrange as que são negociadas no Ibovespa e umas poucas que não fazem parte desse grupo. Ou seja, de 500 empresas que são negociadas na bolsa de valores, apenas umas 70 são cobertas pelos analistas – e há excelentes oportunidades esquecidas nas outras 430.




4. Esqueça ações da moda. Normalmente, o mercado só as vê quando a maior parte do lucro que se poderia fazer com elas já foi usufruído. Como são “da moda”, são altas as chances de você comprá-las por um preço excessivamente alto por elas e acabar com um mico na mão. Pense no caso do Facebook.

5. Não confie cegamente em pop stars no mundo dos investimentos. Eike Batista, Marcos Elias…  verifique se o que eles fazem realmente faz sentido ou se é apenas “papo” que pode induzir você a investir em empresas de vento.





6. Não invista em empresas do grupo X de Eike Batista… ao menos até que elas mostrem que podem apresentar, consistentemente, lucros constantes e crescentes por um bom período. Algo que não fizeram até agora.

7. Reinvista os dividendos recebidos. Esse é um dos grandes segredos para a criação de riqueza na bolsa. Não menospreze os dividendos jamais. Muita gente os gasta por achar que é “dinheiro de café”. Mas, acumulados e reinvestidos, se tornarão grandes fontes de riqueza para sua carteira. No meu caso, os dividendos recebidos até aqui correspondem a aproximadamente 1/3 de toda a rentabilidade de meus investimentos em ações.




8. Não despreze a renda fixa. Ela assegura uma certa estabilidade para seu portifólio e garante recursos para investir nos momentos de crise no mercado de ações.

9. Home broker não é televisão. Acompanhá-lo diariamente e a todo instante é fonte de estresse e pode levar você a deixar de se concentrar no dia-a-dia. Não, eu não aprendi essa lição pessoalmente: mas conheci algumas pessoas que se encrencaram no trabalho por causa disso.

10. Investir na bolsa é sempre para o longo prazo. Se você olhar o home broker todo dia, as chances de ver suas ações em alta são de 50% a cada dia. Se você observá-lo uma vez por ano, as chances são de mais de 90% de que suas ações estejam em alta.

11. Esqueça análise gráfica, análise técnica e a idéia de se tornar um trader. Os custos com corretagem e impostos de um trader são tão altos que boa parte dos ganhos adicionais que se obteria com a estratégia podem ser perdidos com esses custos. Quem ganha é a corretora.




12. A estratégia Buy and Hold possibilita ganhar muito dinheiro sem pagar um único centavo de imposto.

13. Não acredite em economistas. Macacos jogando dardos ao acaso têm maior probabilidade de acertar previsões do que especialistas. Economistas e políticos são bons contadores da história passada.

14. As crises do presente não são mais intensas ou piores do que crises passadas. Daqui a 20 anos, as crises de hoje, em um gráfico, parecerão iguais às crises de 1987, 1990 ou 1999 hoje: apenas pequenas flutuações. Mas, na época, foram crises que geraram bastante desespero para os investidores.




15. Você só pode ganhar muito dinheiro na bolsa de valores porque existe volatilidade. Use-a a seu favor, comprando ações em momentos de crise, e ela será sua aliada, não sua inimiga.

16. Ativos geram renda; passivos geram despesas. O segredo da riqueza é ter muitos ativos e poucos passivos.




17. Se você é proprietário da casa em que você mora, ela é um passivo. Não entendeu? Leia o item 16 novamente.

19. Por que investir? Para que meus ativos gerem renda suficiente para cobrir todas as despesas geradas por meus passivos sem que eu precise mover uma palha.




20. Não invista em empresa que voe ou faça algo que voe. Essa eu aprendi com Buffett e Luis Barsi.

21. Não acredite na imprensa. A maioria dos jornalistas econômicos tem síndrome de Nostradamus: a próxima crise sempre gerará o apocalipse.

22. Antes investir em uma boa empresa pagando um preço um pouquinho maior do que investir em uma péssima empresa vendida barato.

23. Investir não é garantia de riqueza; mas é uma boa proteção contra a miséria.

24. Uma bolha não é definida por seu estouro, mas por preços injustificados.




25. A imprensa brasileira não gosta de falar em bolha imobiliária porque boa parte dela é financiada por construtoras.

26. Não confie no governo. Meus piores investimentos foram feitos em empresas governadas pelo governo ou reguladas por ele. Infelizmente, ainda mantenho alguns desses investimentos – provavelmente para me lembrar, daqui a alguns anos, que eu os deveria ter vendido hoje.




27. Ninguém precisa ter ações da Vale ou da Petrobras.

28. Gaste menos do que você ganha. Muito menos. De preferência, se for possível, guarde 40% de tudo o que você ganha e invista.

29. Comece a planejar sua aposentadoria ontem.




30. Não invista em planos de previdência complementar, a não ser que haja bons seguros atrelados a ele. A maioria dos planos tem tantas taxas de carregamento e administração que eventuais vantagens tributárias são engolidas pelos custos.  Previdência complementar é coisa de boiola.

31. Estude obras estrangeiras sobre investimentos. A maioria dos livros brasileiros é muito, muito ruim – salvo honrosas exceções.





32. Você não precisa trocar de carro, celular ou computador porque seu vizinho ou seu colega de trabalho o fizeram. Só faça isso se não for comprometer seus investimentos e sua tranquilidade financeira, e pelo motivo certo – que, obviamente, não é mostrar para eles que você também tem o objeto.

33. Você também não precisa viajar para o exterior só porque seu vizinho e seu colega de trabalho o fizeram. De novo: só faça isso pelo motivo certo. Cada um tem o seu.

34. Pague os impostos corretamente. Mais cedo ou mais tarde a Receita Federal descobrirá sua tentativa de burlar as regras do jogo. Acredite.




35. Não, a economia mundial não vai acabar porque a Grécia e a Espanha estão com dívida impagável.

36. Não acredite quando um analista gráfico/técnico disser que a bolsa vai a 18.000 pontos por causa dos ciclos de Fibonacci.  

37. Também não acredite quando o ciclo de Fibonacci citado por algum analista disser que a bolsa vai a 200.000 pontos em 1 ano.  

38. O segredo de investir na bolsa é a consistência, e não descobrir a próxima empresa a disparar.

39. Não, a empresa de tesourinha de cortar unha do dedão de pé Mundial não vai ser comprada pela Apple. Se você não entendeu, a Mundial é uma empresa cuja cotação disparou em 2011 por causa de boatos como esse. Muita gente que entrou na onda levou um baita prejuízo depois.

40.  Não acredite em boatos.

41. Repito: não acredite em boatos. Acredite em balanços.

42. Você não é Warren Buffett. Diversifique.




43. Apesar de não ser Warren Buffett, você pode se inspirar nele.

44. Você também não é Peter Lynch . Não é porque você comprou uma empresa que conhece e usa seus produtos no dia-a-dia que ela dará lucros. Aprofunde seu conhecimento sobre a empresa antes de inclui-la em seu portifólio.




45. O mundo está em crise. O que mudou em sua volta? As pessoas pararam de usar computador, celular, energia, água, comida, sapatos, cerveja, etc. etc. etc.? Não? Então por que você acha que o mundo vai acabar?

46. No fim das contas, é só dinheiro. O que realmente importa está fora da bolsa e dos bancos.

47. Corolário do item 46: “é só dinheiro” não significa dizer que você deve desperdiçá-lo. No fim das contas, você quer ganhar dinheiro para gastar com o que realmente importa.




48. Leia bons blogs de investimento. É possível aprender muita coisa bacana com gente que investe e não tem qualquer outro interesse a não ser ensinar um pouco.

49. Uma ação é um pedaço de uma empresa. Nunca se esqueça disso.




50. Warren Buffett só tem uma casa. Por que você precisa de três?

51. Invista uma parte de sua carteira de ações em small caps. Empresas pequenas podem ter um futuro brilhante.

52. Invista em blue chips . Empresas grandes também podem crescer bastante, mesmo que pareça impossível. Um crescimento moderado pode fazer maravilhas no futuro.

53. Empresa que lucra não quebra.

54. Empresa que só dá prejuízo quebra.




55. Qualquer pessoa pode contar uma boa história sobre uma empresa. Acredite nos balanços, não nas histórias.

56. Renda fixa pode dar prejuízo.

57. Imóveis  podem dar prejuízo.




58. Ações podem dar prejuízo.

59. Abrir um negócio pode dar prejuízo.

60. A boa notícia é que todos esses investimentos podem dar lucro.

61. No longo prazo, as ações tendem a trazer maiores lucros do que outras classes de investimento.




62. Quando alguém disser que prefere investir em imóveis porque eles são de concreto, lembre-se de que o que garante a propriedade do imóvel é a escritura, um pedaço de papel. Uma ação também representa um pedaço de concreto, e mais: fábricas, valor da marca, computadores… tudo o que a empresa tem.

63. Invista em conhecimento: se você não pode investir porque não tem dinheiro e sua renda é baixa, estudar pode trazer aumento de renda e possibilitar ganhar dinheiro com investimentos.




64. Não pegue dicas de investimento com o cunhado.

65. Invista em empresas que tenham bom histórico de lucros crescentes.




66. Invista em empresas que apresentem boa margem líquida e bons índices de solvência.

67. O governo pode manipular a inflação.




68. Não empreste dinheiro a um parente ou amigo. Ou você perderá o parente/amigo, ou o dinheiro. Provavelmente os dois. Se quiser ajudar na situação, considere como dinheiro perdido.

69. Não dê conselho sobre investimento diretamente a parentes ou amigos. Você será sempre lembrado se algo der errado.

70. Se você estiver endividado, procure trocar sua dívida por outra que cobre juros menores.




71. Seu perfil de investimento não depende de sua coragem, mas de sua situação financeira. Um servidor público estável pode se dar ao luxo de ser bastante arrojado, mas um autônomo não.

72. Os princípios de investimento são os mesmos para homens e mulheres. Não acredite em livros que dizem o contrário: só muda o detalhe, mas a essência é a mesma.

73. Buy and Hold não morreu: é apenas intriga de analistas sempre que o mercado cai um pouco.

74. Se você traçar um gráfico da economia mundial desde a pré-história, provavelmente o “suporte” do gráfico estará lá na idade média.

75. Gênios podem tomar prejuízos geniais na bolsa de valores. O mercado não respeita QI; respeita quem não faz besteira.




76. Comprar, para fins de investimento, um imóvel que pague em aluguel equivalente a 2% ao ano é burrice.

77. Quando a Selic cai, o valor dos títulos públicos tende a subir; e vice-versa.

78. Investir e especular são conceitos totalmente diferentes.

79. Investir em ações é como maratona, não corrida de 100 m rasos; ganha quem tiver resistência, não quem for mais rápido e se cansar logo.




80. A economia brasileira não é especial; ela funciona com base nos mesmos princípios econômicos que as demais economias do planeta – apesar do que dizem Lula e Dilma.

81. Um home broker não é um videogame; você não precisa jogar muito até passar de fase. Provavelmente, jogar pouco é a melhor maneira de “ganhar o jogo”.

82. Investir é tão emocionante quanto um jogo de golf. Se você quer emoção, vá fazer esportes radicais.

83. Por que pagar R$ 10,00 por uma empresa que vale R$ 5,00 se você pode pagar R$ 10,00 por outra que vale R$ 20,00?




84. Invista em empresas que apresentem vantagem competitiva  durável.

85. O melhor momento para comprar ações é quando está todo mundo desesperado.




86. Domine as emoções ao investir; temperança e paciência são boas virtudes que aumentam suas chances de lucrar.

87. Diversificar é se proteger contra a sua ignorância. E acredite: você é mais ignorante do que acredita.

88. O mercado não é perfeito. Às vezes, erra feio. Aproveite essas oportunidades.




89. Nem sempre novas tecnologias são garantia de lucro certo.

90. Fundos de investimento imobiliário podem ser uma excelente maneira de investir em imóveis de maneira mais responsável – e eventualmente mais lucrativa.





91. O governo quer que você se endivide – assim como ele.

92. Antes de comprar algo de que você não precisa, pergunte: o quanto esse dinheiro poderia se valorizar daqui a 30 anos? A resposta te ajudará a manter gastos supérfluos em perspectiva.




93. Se você não consegue se manter no jogo, não há como vencê-lo. Não se arrisque em investimentos muito arriscados – se há uma chance de que você quebre com eles, isso irá acontecer.

94. Não, o universo não está conspirando contra você porque comprou uma ação e no dia seguinte ela começou a cair. O universo não se importa – apesar do que dizem os autores de O segredo.

95. Quem trabalha duro e analisa bem seus investimentos tem uma sorte danada com eles.





96. Você não é pouco ético se investir na Souza Cruz ou na Ambev. Elas continuarão lucrando e atuando em suas áreas independentemente de você ser acionista delas.

97. A sua corretora de valores não está nem aí para seus resultados. Ela quer que você pague a corretagem… quanto mais, melhor.





98. Não invista em nada que te impeça de chegar em casa e contar a sua mulher/seu marido o que fez. Se você não tem coragem de contar o que fez a sua família, é algo que provavelmente levará a sua falência – e à perda de sua família.

99. Nem sempre sua análise levará a resultados imediatos. Bons investimentos às vezes demoram anos para dar resultado.


100. O único responsável pelo seu sucesso ou fracasso é você. Não responsabilize os outros pelos seus resultados."

















3 comentários:

  1. Muito legal, Investimento em valor, sempre que puder republique esse post.

    BETO FISCAL

    ResponderExcluir
  2. 101. No longo prazo TODOS os investidores passam por crises sistêmicas, esteja sempre preparado para perdas superiores a 60%, se não tiver estômago é melhor não ter ações.

    ResponderExcluir
  3. Boa wagner. Cantou a pedra.

    ResponderExcluir