sexta-feira, 16 de maio de 2014

JAMAIS CONFUNDA PALPITE COM ESPERANÇA - EXTRAÍDO DO LIVRO "OS AXIOMAS DE ZURIQUE"










Quando você quer muito alguma coisa, é facílimo passar a acreditar que tal coisa acontecerá. Este dado da psicologia humana deixa confusas as crianças que sonham com o que querem no Natal, e confunde também os especuladores que sonham com o dinheiro que vão ganhar.

Você vai a uma exposição de arte numa cidadezinha do interior, e compra algumas telas de um artista obscuro chamado Trashworthy. Leva-as para casa e descobre que, afinal de contas, não gosta tanto dos quadros quanto pensava. Na verdade, são bem ruinzinhos. Uma vozinha desagradável começa então a insinuar que talvez tenha jogado dinheiro fora. Mas a voz perturbadora é rapidamente afogada pelo trovejar de um fantástico palpite.

Um dia, diz o palpite, Trashworthy conquistará o reconhecimento que merece! Colecionadores de todo o mundo disputarão suas telas! Grandes museus farão ofertas por elas!

Será que tal palpite merece ser ouvido? Ou trata-se apenas de uma esperança?

Pessoalmente, quando tenho um palpite de que algo que quero que aconteça vai acontecer, a minha regra é manter em alta o nível de ceticismo. Não, isto não quer dizer que todos os palpites deste gênero estejam errados. Significa, tão-somente, que devem ser examinados com cuidados extras, e que a nossa guarda deverá ser dobrada no caso de complicações.

Em contrapartida, inclino-me muito a confiar numa intuição que me diz que acontecerá algo que eu não quero. Tivesse eu comprado os tais quadros, e tido o palpite de que Trashworthy nunca valeria nada mesmo (e se eu tivesse conhecimentos artísticos suficientes para tornar plausível esse palpite), minha tendência seria passar os quadros adiante o mais rápido possível.





Estratégia Especulativa


O 7º Grande Axioma diz, então, que ambas as atitudes são erradas: ridicularizar categoricamente os palpites, ou confiar neles indiscriminadamente. Embora não seja infalível, a intuição pode ser um útil instrumento especulativo, desde que tratada com cuidado e ceticismo. A intuição não tem nada de mágico, nem do outro mundo. É simplesmente, a manifestação de uma experiência mental absolutamente comum: a de se saber alguma coisa sem se saber como se sabe.

Se você tiver um palpite muito forte a lhe recomendar uma determinada jogada com seu dinheiro, o 7º Grande Axioma insiste em que tal palpite seja submetido ao teste. Só confie nele se puder explicá-lo, isto é, se for capaz de identificar, na sua mente, um banco de dados do qual pode supor, com razoável certeza, que o referido palpite se originou. Não tendo o banco de dados, descarte o palpite.

O 11º Axioma Menor, por sua vez, adverte que palpites pode, facilmente, ser confundidos com esperança. Tenha cuidados especiais com lampejos de intuição que parecem prometer conclusões que você deseja muito.













3 comentários:

  1. Seu Termo de Responsabilidade foge ao bom senso e o enquadra judicialmente em caso de ação penal pública condicionada ou não.

    ResponderExcluir
  2. É? Se você não notou é uma ironia, porque o brasileiro é super medroso e em todos os blogs que vejo só tem: "Não estou indicando compra", "Não me responsabilizo" ou "é mero conteudo informativo" etc etc.

    Se você já morou nos EUA ou Europa e notar, nenhum Blog coloca isto. O que é que tem você expressar opinião negativa ou positiva acerca de uma ação? Tem um blog meu lá de Dezembro em que eu comentei este mesmo assunto amplamente, inclusive dando sentenças de julgamentos acerca deste assunto pelo supremo.

    Quem quiser entrar com ação civil pública contra meu blog pode entrar. Eu por minha vez vou contratar um advogado para me defender. Eu moro em um país livre e posso expressar minha opinião sobre o que quiser da maneira que bem entender. Se eu mandar a pessoa pular de um prédio e a pessoa pular é problema dela. O que não é o caso aqui.

    Quem quiser saber mais sobre o assunto ler: http://investimentovalor.blogspot.com.br/search?updated-min=2013-01-01T00:00:00-02:00&updated-max=2014-01-01T00:00:00-02:00&max-results=29

    .... e estará convencido do que eu disse aqui.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Se está disposto a assumir as consequências, tomarei as medidas cabíveis através de representação judicial.


    http://assuntodavez.com.br/wp-content/uploads/2011/07/sergio-malandro.jpg

    ResponderExcluir