terça-feira, 6 de maio de 2014

EQUILIBRANDO SUA CARTEIRA









Quantos papéis você deve possuir para obter um bom equilíbrio entre risco e retorno?

Alguns especialistas sugerem algo entre 3 a 7. Isto pode ser o ideal para investidores experientes. Mas isto deixa pouca margem de erro para investidores iniciantes. Você poderá passar por situações bastante desagradáveis se colocar mais de 1/3 de seu suado dinheirinho em um papel e assistir a companhia entrar por um buraco.

Por outro lado, um grande número de investidores investem em uma quantidade muito grande de papéis. Eles compram muito e indiscriminadamente porquê são nervosos e indecisos. Eles acabam terminando com mais de 25 papéis diferentes. Isto é muita coisa para tomar conta. Eles acabam por achar que estão que estão sempre perdendo alguma coisa e correm atrás de noticias que podem alterar o preço de uma ou outra ação. E, se por um lapso de sorte, conseguem comprar uma ação vencedora, o efeito em seu retorno global é muito pequeno porquê a quantidade daquelas ações  é muito pequeno.
 
Evite estes dois extremos. Se você está construindo sua primeira carteira, o número ótimo de ações para você será algo em torno de 7 a 15.  Isto irá lhe trazer os benefícios de uma diversificação adequada, e ainda  permitirá que você obtenha um lucro significativo em cima de suas ações vencedoras. Você deve esforçar-se para comprar pelo menos R$ 10.000 de cada ação, de maneira a manter seus custos baixos em relação ao valor de sua carteira.















5 comentários:

  1. Gaucho! Pessoalmente Discordo.

    Acho que a quantidade de ações deve ser o objetivo do investidor e um número que ele se sinta a vontade para seguir e estudar.

    Veja, eu possuo 3 carteira.

    Uma de FII. Uma de Dividendos e uma de Crescimento.

    Com 15, 10 e 7 Ativos especificamente.

    Veja me sinto bem a vontade com este valor e cada carteira tem o seu objetivo. Por enquanto não posso reclamar esta bem tranquilo. FII gerando Fluxo, dividendos segurando a onda e gerando carteira e valorizaÇÃo bem.

    Claro, não meu dinheiro não dobra da noite por dia, mas crises também nao chegam a me abalar.

    Enfim, acho que é o valor que te deixa tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas foi isto que eu quis dizer, com outras palavras. O que eu falei para ações vale para todos seus investimentos, só que eu exemplifiquei apenas em ações. Dando uma aumentada, para usar o bom senso, e me fazer entender, o que eu quis dizer foi: Você pode ter 1 carteira diversificada com OURO, FIIS, AÇÕES, etc, mas não deve ter 300 ações na carteira de ações, 100 é melhor que 300, 50 é melhor que 100, 40 é melhor que 50 e assim por diante. Da mesma forma: 2 melhor que 1 (concorda comigo?), 3 é melhor que 2, 7 é melhor que 3.

      Agora eu acho que você compreendeu o que quis dizer. É lógico que você deve se sentir confortável com sua carteira, mas tentei alertar das vantagens e desvantagens do muuito e do poouco. Tem gente que só se sente confortável com 2 ativos na carteira. Mas isto não retira os riscos ou vantagens de se ter 2. Se você possui 50 ativos numa carteira, também não está livre do risco e vantagens de se possuir 50 ativos.

      Veja lá em cima no último parágrafo que eu resumo tudo em "EVITE OS DOIS EXTREMOS". EXTREMOS significa "EXAGERADO", quando eu falo 7 a 15, significa 6 a 20, 5 a 12, 10 a 25 (eu precisei citar dois números, poderia ser qualquer um dentro da idéia). 7 a 15 são dois números equilibrados. É diferente de 1 a 3 e é diferente de 30 a 200 que expressaria o exagero.

      Excluir
    2. Eu não sou gaúcho poxa !!!
      Por falar em Gaúcho..... na Bahia todo AXÉ fala em "Bundinha da Mulher", "Requebra Mainha" etc. No Rio Grande do Sul o Gaúcho sempre utiliza: "GARANHÃO CAMPEIRO", "MONTADO NO MEU CAVALO MACHO".

      Porquê será que Gaúcho não gosta de "Bundinha da Mulher" nas músicas tradicionalistas ?

      Excluir
  2. Gaúcho é muito macho tchê!!! Gaúcho adora montar Arreio num Garanhão Campeiro !

    ResponderExcluir
  3. Nem me fale que toda vez que eu leia algo sobre diversificação me questiono se eu estou fazendo a coisa certa... Minha carteira tem mais de 20 papeis...

    Drink coke!

    ResponderExcluir