sábado, 10 de maio de 2014

INVISTA NA SUA INSTRUÇÃO










Na verdade, o único ativo real que você possui é sua mente, o instrumento mais importante que dominamos.  Como disse, cada um de nós pode escolher o que põe em sua mente. Você pode ficar assistindo à MTV o dia inteiro, ou ler revistas de golfe, ou fazer um curso de cerâmica ou um curso de planejamento financeiro. Você escolhe. A maioria das pessoas simplesmente compra investimentos em lugar de aprender a investir.

Um de meus amigos, teve recentemente seu apartamento roubado. Os ladrões levaram o aparelho de televisão e deixaram todos os seus livros. Nós todos temos essa escolha.

Novamente, 90% da população compra aparelhos de televisão e somente uns 10% compra livros de finanças e investimentos.

Então, o que é que eu faço? Vejo vídeos e leio sobre o assunto para me aprofundar no tema.

Estava vendo um video de Peter Lynch e ele disse algo do qual discordei completamente. Em vez de me mostrar arrogante e crítico, simplesmente apertei o play e ouvi aquele trecho umas cinco vezes.




Talvez até mais. De repente, mantendo minha mente aberta, entendi por que ele estava falando aquilo. Foi como uma mágica. Senti como se tivesse uma janela para a mente de um dos maiores investidores do nosso tempo.




Ganhei uma tremenda profundidade e percepção dos vastos recursos de seu conhecimento e de sua experiência. Resultado líquido: ainda tenho minha velha maneira de pensar e tenho a forma do Peter de ver o mesmo problema ou situação. Tenho dois pensamentos em vez de um. Mais de uma forma de analisar um problema ou tendência, e isso não tem preço. Hoje me pergunto muitas vezes: "Como Peter Lynch faria isso, ou Donald Trump, ou Warren Buffett ou George Soros?" A única maneira pela qual posso acessar seu vasto poder mental é sendo suficientemente humilde para ler ou ouvir o que eles têm a dizer.




Pessoas arrogantes e críticas são muitas vezes pessoas com baixa auto-estima que têm medo de assumir riscos. Veja, se você aprende algo novo, terá que errar a fim de entender totalmente o que aprendeu. 

Se você leu o post até aqui, a arrogância não é um de seus problemas. Pessoas arrogantes raramente lêem. Por que elas o fariam?

Elas são o centro do universo. Há pessoas "inteligentes" que discutem ou se defendem quando uma ideia nova se choca com o que pensam. 




Neste caso, sua assim chamada "inteligência" combinada com a "arrogância" se torna "ignorância".

Cada um de nós conhece alguém muito instruído, ou que se acredita esperto, mas cujo balanço mostra outra coisa. Uma pessoa verdadeiramente inteligente saúda as novas ideias, porque novas ideias podem aumentar a sinergia de outras ideias acumuladas. Ouvir é mais importante do que falar. Se isso não fosse verdade, Deus não teria nos dado dois ouvidos e apenas uma boca.

Gente demais pensa com a boca, em vez de ouvir para assimilar novas ideias e possibilidades. Discute-se em lugar de se perguntar.

Não sou partidário da mentalidade do "fique rico depressa" de muitos compradores de bilhetes de loteriaPenso em minha riqueza a longo prazo.




Posso comprar e vender ações, mas sempre compro instrução. Se você quer pilotar um avião, aconselho a tomar aulas antes. Sempre fico chocado com gente que compra ações ou imóveis mas nunca investe em seu maior ativo: sua mente. O fato de ter comprado um ou dois imóveis não o torna um especialista em imóveis.















2 comentários:

  1. Concordo com o texto, sempre podemos aprender e quanto mais conhecimento tivermos mais devemos ser humildes para o aprendizado.

    ResponderExcluir