Ken Fisher
Diretor e fundador da Fisher Investments,
uma firma de consultoria de investimentos situada na Califórnia.
Estilo de Investimento:
Médio Prazo (2-5 anos). Investidor em valor em
vários setores, de tecnologia a fumo.
Perfil:
Ken Fisher é o filho mais novo dos dois filhos de Philip Fisher.
Depois de graduar-se na faculdade em 1972, foi trabalhar com seu pai por um
ano. Continuou a acompanhar seu pai nas visitas até 1982, aprendendo na prática
a arte de entrevistar administradores e funcionários. Neste meio tempo, criou e
começou a trabalhar na sua própria firma, baseado em uma filosofia de
investimento em valor bem diferente de seu Pai.
Fisher Jr. tem preferência por ações extremamente baratas, “por serem
melhores que a péssima imagem que possuem." Fora isso, sempre empregou
a filosofia contrária, no mesmo espírito
que o pai. Só que ele normalmente vende, de uma só vez, quando a fama daqueles
papéis voltam aos níveis normais.
Ken herdou do pai, o conhecimento e a compreensão
do Setor de Tecnologia americano, aonde conseguiu muitos de seus grandes
sucessos. Ken ficava satisfeito também por possuir papéis de firmas
americanas e européias tradicionais como, por exemplo, de tabaco. A pouco
tempo, Ken abriu um escritório em Londres para facilitar seus negócios com a
Europa.
Maior Sucesso:
Em 1981, Ken Fisher comprou cerca de 1,5% das ações
da Verbatim Corporation, uma produtora
de disquetes de computador. A companhia atravessou problemas com seus produtos,
largamente noticiados pela mídia. No ponto de vista de Wall Street a Verbatim era uma companhia má
administrada e má financiada, e estava fadada a perder para a concorrência.
Mas, em 2 anos, seus papéis subiram de US$ 3,50 para mais de US$55,00 – uma subida de mais de 1.500% - Momento em que Ken realizou seu
lucro.
Métodos e Estratégias:
Primeiro faça uma lista das “Super-Companhias”. Uma Super-Companhia é um negócio que pode
gerar caixa livre, bem acima da média.
As características peculiares de uma
Super-Companhia são:
1. Orientação para o Crescimento – Uma administração obcecada com crescimento, que é repassada e compreendida pelos subordinados.
2. Excelência em Marketing - Uma habilidade especial em descobrir as necessidades dos seus clientes e satisfazê-las.
3. Possuir uma vantagem incomum – Como, por exemplo, ser o produtor de menor custo no setor.
4. Possuir uma relação de pessoal criativa – em especial, ouvir as idéias de seus subordinados.
5. Possuir os melhores controles financeiros - Com controles e processos de excelência.
A maioria das companhias possuem ciclos produtivos. Ex:. As vendas de um produto “A” começam a cair antes que as vendas de um recém criado produto “B” comece a mostrar resultado. Normalmente isto causa um “rompimento”. As vendas caem, os lucros transformam-se em prejuízos e o preço da ação cai. Este é o momento preciso para se começar a comprar os papéis da Companhia.
Companhias recorrentes em prejuízo são difíceis de
se avaliar. Para resolver este problema utilizamos o índice Price/Sales
(PSRs): (NT: Preço/Vendas,
disponível no site Economática e Fundamentus).
PSR =Preço de mercado ÷ Total de vendas (ex. 100M cap ÷ 200M vendas = 0,5)
Se você puder identificar uma
“Super-Companhia”:
1. Passando por um rompimento;
2. Com baixo PSR;
3. Com novos produtos a caminho e passando por um aumento de vendas;
4. Você poderá estar olhando para uma “SUPER-AÇÃO”, uma oportunidade única de aumentar seu capital de 3-10 vezes em um período de 3-5 anos.
Siga as seguintes regras para compra e venda:
Regra N.º 1: Evite ações com PSRs maiores que 1,5. Nunca compre uma ação com PSR maior que 3;
Regra N.º 2: Procure incansavelmente por Companhias com PSRs menores que 0,75 ;
Regra N.º 3: Venda os papéis de qualquer Super Companhia se seu PSR subir para entre 3,0 e 6,0;
Venda também se uma companhia deixar de ter as
características de uma Super-Companhia.
Uma verificação extra que pode ser efetuada nas
Super-Ações é o Price:Research Ratio
(PRR): PRR = Valor de Mercado ÷ Gasto em Pesquisas e
Desenvolvimento (x100m cap ÷ 20m P&D = 5)
P&D não é necessariamente uma atividade
sofisticada. Ela pode ser o trabalho de desenvolvimento básico de um produto. A
idéia é pagar por pesquisas que poderão
reverter em bons lucros no futuro, enquanto ainda estão baratas.
Dessa forma:
- Regra
N.º 1: Nunca compre uma companhia
vendendo a PRR maior que 15;
- Regra N.º 2: Procure por Super-Companhias com PRR entre 5 a 10.
Citações de Ken Fisher :
"São os “rompimentos” que fazem surgir as
Super-Ações das Super-Companhias. Se você aprender a precificá-los
corretamente, poderá raspar o lucro de uma Super-Ação - e ficar rico com
o rompimento."
" 'Fortunas de falhas' é um tema
recorrente na história financeira."
"Os maiores lucros vem da compra de
ações com baixos PSRs."
"Quando uma companhia está aumentando de
tamanho, devemos olhar para o futuro e tentar prever se o seu PSR não será
maior que o maior PSR das companhias de seu futuro tamanho."
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