quarta-feira, 14 de maio de 2014

KENNETH L. FISHER - FILHO DE PHILIP FISHER








Ken Fisher



Diretor e fundador da Fisher Investments, uma firma de consultoria de investimentos situada na Califórnia. 

Estilo de Investimento:  

Médio Prazo (2-5 anos). Investidor em valor em vários setores, de tecnologia a fumo. 

Perfil:

Ken Fisher é o filho mais novo dos dois filhos de Philip Fisher. Depois de graduar-se na faculdade em 1972, foi trabalhar com seu pai por um ano. Continuou a acompanhar seu pai nas visitas até 1982, aprendendo na prática a arte de entrevistar administradores e funcionários. Neste meio tempo, criou e começou a trabalhar na sua própria firma, baseado em uma filosofia de investimento em valor bem diferente de seu Pai.  Fisher Jr. tem preferência por ações extremamente baratas, “por serem melhores que a péssima imagem que possuem." Fora isso, sempre empregou a  filosofia contrária, no mesmo espírito que o pai. Só que ele normalmente vende, de uma só vez, quando a fama daqueles papéis voltam aos níveis normais. 

Ken herdou do pai, o conhecimento e a compreensão do Setor de Tecnologia americano, aonde conseguiu muitos de seus grandes sucessos. Ken  ficava satisfeito também por possuir papéis de firmas americanas e européias tradicionais como, por exemplo, de tabaco. A pouco tempo, Ken abriu um escritório em Londres para facilitar seus negócios com a Europa.

Maior Sucesso:

Em 1981, Ken Fisher comprou cerca de 1,5% das ações da  Verbatim Corporation, uma produtora de disquetes de computador. A companhia atravessou problemas com seus produtos, largamente noticiados pela mídia. No ponto de vista de  Wall Street a Verbatim era uma companhia má administrada e má financiada, e estava fadada a perder para a concorrência. Mas, em 2 anos, seus papéis subiram de US$ 3,50 para mais de  US$55,00 – uma subida de mais de  1.500% - Momento em que Ken realizou seu lucro. 




Métodos e Estratégias:

Primeiro faça uma lista das “Super-Companhias”.  Uma Super-Companhia é um negócio que pode gerar caixa livre, bem acima da média. 

As características peculiares de uma Super-Companhia são:

1. Orientação para o Crescimento – Uma administração obcecada com crescimento, que é repassada e compreendida pelos subordinados.

2.  Excelência em Marketing  - Uma habilidade especial em descobrir as  necessidades dos seus clientes e satisfazê-las.

3.  Possuir uma vantagem incomum – Como, por exemplo, ser o produtor de menor custo no setor.

4. Possuir uma relação de pessoal criativa – em especial, ouvir as idéias de seus subordinados.

5.  Possuir os melhores controles financeiros -  Com controles e processos de excelência. 

A maioria das companhias possuem ciclos produtivos. Ex:. As vendas de um produto “A” começam a cair antes que as vendas de um recém criado produto “B” comece a mostrar resultado. Normalmente isto causa um “rompimento”. As vendas caem, os lucros transformam-se em prejuízos e o preço da ação cai. Este é o  momento preciso para se começar a comprar os papéis da Companhia. 

Companhias recorrentes em prejuízo são difíceis de se avaliar. Para resolver este problema utilizamos o índice Price/Sales  (PSRs): (NT: Preço/Vendas, disponível no site Economática e Fundamentus).

PSR =Preço de mercado ÷ Total de vendas   (ex. 100M cap ÷ 200M vendas = 0,5)

Se você puder identificar uma “Super-Companhia”: 

1. Passando por um rompimento;

2. Com baixo PSR;

3. Com novos produtos a caminho e passando por um aumento de vendas;

4. Você poderá estar olhando para uma “SUPER-AÇÃO”, uma oportunidade única de aumentar seu capital de 3-10 vezes em um período de 3-5 anos.




Siga as seguintes regras para compra e venda: 

Regra N.º  1: Evite ações com  PSRs maiores que 1,5. Nunca compre uma ação com  PSR maior que 3;

Regra N.º  2: Procure incansavelmente por Companhias com  PSRs menores  que 0,75 ;

Regra N.º  3: Venda os papéis de qualquer  Super Companhia se seu  PSR subir para entre 3,0 e 6,0; 
Venda também se uma companhia deixar de ter as características de uma Super-Companhia.

Uma verificação extra que pode ser efetuada nas Super-Ações é o  Price:Research Ratio (PRR):  PRR = Valor de Mercado ÷ Gasto em Pesquisas e Desenvolvimento (x100m cap ÷ 20m P&D = 5)

P&D não é necessariamente uma atividade sofisticada. Ela pode ser o trabalho de desenvolvimento básico de um produto. A idéia é pagar por  pesquisas que poderão reverter em bons lucros no futuro, enquanto ainda estão baratas.

Dessa forma:
  •  Regra N.º  1: Nunca compre uma companhia vendendo a  PRR maior que 15;
  •  Regra N.º  2: Procure por Super-Companhias com PRR entre 5 a 10. 
Citações de Ken Fisher :

"São os “rompimentos” que fazem surgir as Super-Ações das Super-Companhias. Se você aprender a precificá-los corretamente,  poderá raspar o lucro de uma Super-Ação - e ficar rico com o rompimento."

" 'Fortunas de falhas' é um tema recorrente na história financeira."

"Os maiores lucros vem da compra de ações com baixos PSRs."

"Quando uma companhia está aumentando de tamanho, devemos olhar para o futuro e tentar prever se o seu PSR não será maior que o maior PSR das companhias de seu futuro tamanho."













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