domingo, 4 de maio de 2014

PRINCÍPIOS UNIVERSAIS DE INVESTIMENTOS











Muita gente anda assustada com a queda das Bolsas mundiais e teme colocar no mercado um dinheiro ganho com tanto suor.  Muitos aprenderam da pior maneira. Talvez tenham entrado nessa por conta de dicas imperdíveis de um amigo ou das recomendações de um corretor. Hoje sabem que os esquemas que prometem enriquecimento rápido são muitas vezes esquemas de empobrecimento rápido.

Se seus investimentos fracassaram – por causa de corretores, da queda da Bolsa, de fundos mútuos, de operações de compra e venda no mesmo dia, de sistemas de market timing, de ações de segunda linha ou de empresas de tecnologia –, você deveria estudar a filosofia e a abordagem de investimento de Warren Buffett.

Um estudo sobre Buffett revela um comprovado método de enriquecimento lento por meio de investimentos no mercado acionário. Ele transformou pequenas mudas em grandes árvores por meio de práticas sólidas. 





Você também pode se tornar um investidor próspero e ganhar dinheiro com ações no longo prazo, mas apenas se seguir seus conceitos fundamentais e adotar a disciplina, a paciência e o temperamento de Buffett.

Warren Buffett não herdou um tostão dos pais. Em 2009, apenas com seus próprios investimentos, tinha um patrimônio pessoal de cerca de US$ 40 bilhões. Mesmo assim, seu nome raramente é citado nas salas de aula das melhores faculdades de economia.  Em outras palavras, o maior investidor de todos os tempos costuma ser ignorado pela academia. 




Espero que você não ignore o exemplo de Buffett. Considere copiar as práticas de investimento seguidas por ele, especialmente se suas experiências anteriores nessa área tiverem sido desagradáveis.

Para ser um bom atleta, é crucial dominar os fundamentos do esporte que se pratica. Para ser um investidor sólido, é crucial dominar os fundamentos de Buffett. Entre eles, estão:

1. Simplicidade

2. Paciência

3. Temperamento adequado

4. Pensamento independente

5. Ignorar eventos macro que causam distração

6. Não diversificar

7. Inatividade, e não hiperatividade

8. Comprar ações e manter-se fiel a elas

9. Foco nos resultados e no valor da empresa, e não na cotação das ações

10. Oportunismo agressivo

















Nenhum comentário:

Postar um comentário