terça-feira, 6 de maio de 2014

COMPRAR TUDO DE UMA VEZ OU AOS POUCOS ?









Quando estivermos montando nossa carteira devemos comprar tudo de uma vez ou aos pouquinhos? As opiniões são variadas. Um estudo indica que de que se uma pessoa tivesse investido todo seu dinheiro, de uma vez só, a partir de 1998, teria obtido um resultado melhor do que se tivesse investido aos poucos, digamos, uma quantidade fixa por mês. A razão é que o capital tem mais tempo para crescer. 

Existem investidores que alegam que este tipo de estratégia é muito perigosa. É claro que se você tivesse investido todo seu dinheiro em ações, na baixa histórica de 2008 você teria ganho dinheiro. Mas, certamente, em outras ocasiões, isto teria se transformado em um grande desastre,  argumentam eles. Por exemplo, se você tivesse colocado todo o seu dinheiro na Bolsa, no Crash de 29, Você teria que aguardar até 1958 para sair sem prejuízo, isto só para descontar a inflação no período! Para a maioria de nós, isto representa uma vida inteira de investimentos

Mas, por outro lado, também foi calculado que se você tivesse investido porções iguais todo mês, nos  últimos 30 anos, você teria conseguido um retorno composto de 13% ao ano. Esta estratégia é conhecida como  “Preço Médio”, algo como custo médio de compra. Alocando mensalmente a mesma quantidade de dinheiro para ações, você irá efetuar compras pagando algumas vezes caro, algumas vezes barato. Fazendo um preço médio de compra ao passar do tempo.

O “Preço Médio” é uma forma automática de garantir que você nunca estará pagando caro demais pelas ações que comprar. Isto é confirmado pelo retorno anual de 13% ao ano que você teria conseguido caso seguisse esta estratégia entre os anos de  1929-1958, contra os 0% que teria resultado se comprasse tudo de uma só vez. 




Mas, com certeza, a melhor estratégia fica no meio termo entre as duas primeiras. Não existe nada que o impeça de beneficiar-se do melhor de ambas as estratégias, seguindo as seguintes recomendações: 

1 - Invista se, e somente se, encontrar um bom lugar para colocar o seu dinheiro;

2 - Se você tiver muito dinheiro pode considerar investir  100% do seu dinheiro da maneira mais adequada;

3 - Se você estiver com dificuldade de encontrar valor, pode considerar investir não mais do que 50% do capital disponível.

4 - Se existem poucas boas oportunidades no mercado, é porque o Mercado, como um todo, pode estar superavaliado. Espere até que o valor reapareça para comprar mais, ou seja, aguarde por novas oportunidades.

5 - Nunca deixe de efetuar contribuições, toda vez que tiver dinheiro sobrando,  para sua carteira. Isto ajudará a contrabalançar as altas e baixas do Mercado, além de constituir uma reserva para quando novas oportunidades aparecerem.











Nenhum comentário:

Postar um comentário