sábado, 17 de maio de 2014

AQUELAS PRODUTORAS AVENTUREIRAS










Como na exploração do ouro, as companhias de exploração de petróleo vão se dar muito bem, quando, com o perdão do trocadilho, o petróleo subir.  Para começar, as formas de exploração mais caras passam a ser viáveis com o aumento do preço.  Aquilo que não era comercial a 40 dólares o barril de repente passa a ser extremamente lucrativo quando o preço do petróleo vai a $ 190.  Até uma chance de 50% de se extrair petróleo a 60 dólares o barril fica mais valiosa, à medida que o preço vai aumentando.  Até uma história difícil de acreditar sobre petróleo encontrado há 7000 metros de profundidade passa a ser mais valiosa, à medida que o preço do petróleo cru vai subindo.

No entanto, seria uma loucura colocar muito dinheiro num único explorador de petróleo.  Seria o equivalente a um suicídio financeiro.  Na melhor das hipóteses, você deveria apostar um pouquinho de dinheiro em muitos exploradores, separando os extremamente nebulosos dos plausíveis. 




Corte qualquer explorador cuja administração tenha um histórico de fracassos; descarte qualquer empresa que lhe deixe coçando a cabeça sobre quais são os seus planos e evite companhias envolvidas em litígios ou qualquer negociata que pareça confusa e nebulosa.  Tudo bem, depois disso não vão sobrar muitas empresas (se sobrarem), mas não vá me dizer que eu não avisei.  Petrobrás é grande mas também quebra, porque o governo não tem de onde tirar dinheiro para tapar sua dívida. Só não quebrou ainda, porque a dívida está sendo rolada há mais de 20 anos. Não estamos falando de cifras do porte de 10-15 bilhões de reais.  São cifras da grandeza de 308 bilhões de reais e isto o governo não tem e não tem de onde tirar (nem com aumento de impostos em 200%).




E lembre-se:  sempre as mesmas ações que sobem como um foguete despencam como uma pedra.
















2 comentários:

  1. Fala Gaucho. Passei só pra dar aquele alo.

    Perdeu dinheiro na ogx?

    Gaucho bom que nem você gosta de um ferro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca investi em OGX, nem em Petrobrás, em na VALE. Não invisto em empresas de Commodities. Foi só um alerta a um colega que investiu 60% do seu patrimônio em Petrobrás, achando que a Petro atingiu o fundo. E para ele a Petro também nunca vai falir porque "O Governo não vai deixar".

      Excluir