terça-feira, 6 de maio de 2014

4 PRINCÍPIOS PARA GUIAR SUAS DECISÕES DE INVESTIMENTO











Aqui estão quatro princípios que devem guiar todas as suas decisões de investimento:


1. Se você não entende os negócios de uma empresa, não compre suas ações.

Esqueça os sofisticados programas de computador para escolher ações com base em históricos de preço, volatilidade ou tendências do mercado. Além disso, descarte equações cheias de logaritmos e letras gregas. Buffett de fato usa um computador, mas para jogar bridge, e não para monitorar a variação de preço das ações. Sua meta de investimento deve ser a mesma do maior investidor do mundo: ficar atento a ações com um preço razoável de empresas cujos negócios você entenda e que ofereçam uma grande possibilidade de lucros maiores nos próximos anos.




2. Busque sempre a simplicidade. 

Não faça com que os investimentos se tornem desnecessariamente difíceis. Atenha-se ao que você conhece e compre ações de empresas sólidas com uma gestão forte e ética. As decisões de investimento que envolvem complexidade devem ser evitadas.

Muita gente acredita que investir na Bolsa é algo complexo, misterioso e arriscado, e que, portanto, é melhor deixar isso para um profissional. Segundo essa mentalidade tão difundida, uma pessoa comum não pode ser um investidor bem-sucedido porque o sucesso no mercado de ações requer um diploma em administração ou economia, o domínio de fórmulas matemáticas complicadas, acesso a programas sofisticados de acompanhamento do mercado e muito tempo livre para monitorar cotações, gráficos, volumes, tendências econômicas e assim por diante.




Warren Buffett mostrou que isso é um mito. Ele inventou uma maneira bem-sucedida e simples de investir em ações. Qualquer pessoa com inteligência mediana é capaz de ter êxito em investimentos em valor sem a assistência de um profissional, pois os princípios fundamentais do investimento inteligente não são nenhum bicho-de-sete-cabeças.

A essência e a beleza da filosofia de investimento de Buffett estão na sua simplicidade. Ela não demanda cálculos complexos, conhecimentos profundos de finanças nem informações a respeito do desempenho futuro da economia ou do mercado acionário.  A sua base são princípios de bom senso e paciência – valores do Meio-Oeste americano que qualquer um pode entender e implementar.  Na verdade, Buffett acredita que os investidores não ajudam a si mesmos quando se apóiam em recursos como fórmulas matemáticas, previsões e movimentações de curto prazo no mercado ou gráficos baseados em cotações e volumes.




Para Buffett, a complexidade pode atrapalhar. Não enlouqueça tentando decodificar as últimas teorias sobre investimento, como precificação e beta (coeficiente de volatilidade de uma ação). Na maioria das vezes, será melhor você nem saber da existência desses sistemas de última geração. Uma lição importante que Buffett aprendeu com seu mentor, Ben Graham, foi a seguinte:  não é preciso fazer “coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários”.

3. Tome suas próprias decisões de investimento. 

Seja seu próprio consultor. Tenha cuidado com corretores e outros vendedores que oferecem agressivamente determinada ação ou fundo mútuo para aumentar as próprias comissões. É óbvio que esses indivíduos não estão pensando no seu interesse.




4. Aprenda mais sobre o mentor de Buffett.    

O homem que mais influenciou Buffett (sem contar o pai, Howard) foi Benjamin Graham, o pai do investimento em valor, que há décadas ensinou a Buffett que o sucesso nos investimentos não deriva necessariamente da complexidade. É uma boa idéia ler o que ele tem a dizer.  Não se esqueça de que as estratégias simples de Buffett lhe proporcionaram resultados extraordinários.















Nenhum comentário:

Postar um comentário