sábado, 17 de maio de 2014

PETRÓLEO











O petróleo é como o ouro, uma área fascinaste para investidores e especuladores.  Uma arena bem arriscada de se jogar, mas da qual as pessoas não conseguem se afastar.  Por isso, é bom contar com alguns truques na manga.


ENCONTRO ANUAL DA OPEP



COMPRE UMA PETROLÍFERA.


Tem gente que gosta de ouro.  Outros adoram petróleo.  São vícios parecidos.

As escolhas são basicamente as mesmas.  Você pode comprar uma ETF,  que é melhor do que ter um tanque de combustível na garagem - e bem mais seguro. Os ETFs incluem petróleo e gás, e comprar gás na mesma ação não deve te assustar, se quiser mesmo estar totalmente exposto aos hidrocarbonetos.

Outra possibilidade é comprar ações de petrolíferas como a Petrobrás (PETR3), HRT Petróleo (HRTP3) e Queirós Galvão (QGEP3).  Você pode também comprar um ETF que englobe um punhado de petrolíferas americanas ou européias numa única ação. Você pode encontrá-los na ADVFN sob os seguintes códigos: LSE: 0o41 e LSE: 0o42.

Existem, evidentemente, companhias imensas como a Petrobrás no Brasil, como a Shell na Inglaterra, a EXXON e TEXACO nos EUA e várias outras espalhadas pelo mundo para se comprar, mas o importante a ter em mente é que as petrolíferas não são donas do petróleo. Os donos são os governos. Assim como a VALE também não é dona das minas de onde extrai o minério. Elas apenas ganharam a concessão do governo para explorar determinado local por X anos.




As petrolíferas são apenas empresas contratadas que fazem todo o trabalho sujo e assumem todos os riscos, enquanto os governos ficam com os impostos.  Isso não é uma conversa fiada governamental.  É um fato puro e simples.  Basta ver o imposto que se paga num litro de gasolina para perceber como isto funciona.




O problema é que por causa disto, o preço do petróleo pode zunir para todos os lados, sem que isso realmente afete uma petrolífera de grande porte.  No entanto, experimente ter uma explosão num poço em alto-mar, e o preço das ações pode afundar na mesma hora.  Como a British Petroleum pôde constatar nos anos 80.

Dito isto, as companhias de petróleo pagam dividendos bem gordos.  Provavelmente o fato do P/L ser baixo e os dividendos altos, é um reflexo dos riscos inerentes de ser acionista de uma delas.




Por isso, se quiser investir em petróleo, você realmente vai ter que usar a cabeça para combinar várias idéias.  Uma atitude "do contra" unida ao petróleo pode ser igual à BP. Dividendos mais petróleo pode ser igual à Petrobrás.  Uma coisa é certa:  as empresas petrolíferas são grandes e, de certa maneira, você precisa ter um pouco de petróleo em carteira para estar realmente diversificado, mas não compre as grandes petrolíferas se quiser faturar uma grana preta com uma disparada nos preços da commoditie.  Compre a própria commoditie na Bolsa de Mercadorias e Futuros.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário