quarta-feira, 7 de maio de 2014

ESCLARECENDO O POST ANTERIOR











Um Anônimo comentou no post anterior:

- Qual o problema com gaúchos Investimento em Valor?  Requalque, discriminação, falta de senso de ridículo?  Percebe a imagem que está formando com os teus leitores, se é isto que te interessa ?

Eu vou esclarecer até para não parecer que estava postando com outras intenções:

" - Nenhum problema Anônimo. É que vocês Gaúchos se irritam com a piada. Se vocês levassem na esportiva as pessoas não pegariam no pé de vocês tão forte. Quanto mais vocês demonstrarem que não gostam, mais o pessoal pega no pé que é pra ver vocês irritados. É assim que funciona quando alguém te apelida ou tira uma brincadeira....!  Se você não liga, não dá bolas, 3 semanas depois as pessoas esquecem e param de te irritar. Veja os comentários daquele vídeo no youtube, quanto mais a gauchada entra para xingar, mais o pessoal responde pra sacanear. E esta é a função principal da "Piada Sarcástica".

O vídeo é sarcático, é humorístico, é feito para alfinetar.  Veja se o português liga quando a gente tira piada de português?  Não liga. Mas as pessoas tentam só para ver se conseguem tirar o Português do sério, e as vezes conseguem.  Mas é raro.  

Quando você chama o baiano de preguiçoso ele não liga, não está nem aí.  

Todo povo tem uma fama qualquer: O Baiano é conhecido por ser preguiçoso, o Pernambucano é mulherengo, o Carioca é malandro, o Paulista é trabalhador, o Mineiro é calado, o Paranaense é caipira da roça, o Catarinense é otário (eu sou Catarinense e não ligo quando falam), o Alagoano é truculento, o Cearense é humorista, o Amazonense é índio, o Gaúcho é boiola, o Argentino é arrogante, o Americano é superficial, o Francês cheira mal, o Inglês é gentleman, o Alemão é gay, o Japonês tem aquilo pequeno, o Negão tem aquilo grande, o Judeu é pão duro, o Árabe é negociante, o Iraniano é terrorista, o Italiano é falador, o Indiano é religioso e o Mexicano é espalhafatoso. Da mesma forma com as classes quando generalizam. Exemplo: todo Político é ladrão, todo Surfista é maconheiro, todo Médico é assassino e todo Jogador de Futebol é analfabeto.  

É na FAMA que está o Calcanhar de Aquiles.  É este o tema que vai ser utilizado e vai ser o exatamente o anzol para te pegar e mexer com seus brios. E a maioria se deixam pegar, se colocam na posição de "Ofendidos" e acabam mordendo a isca.  

Pronto! a Piada cumpriu seu papel com eficácia.

Quando a gente generaliza não estamos dizendo que 100% dos cariocas são malandros, 100% dos Paulistas são trabalhadores e assim por diante. Existe paulista preguiçoso, apesar da maioria ser trabalhador. Existe carioca otário, apesar do Carioca ter fama de malandro e de esperto. Sempre existe aquele que é exceção. Mas a fama de um povo vem da sabedoria popular, e você sabe que a língua do povo fala algumas verdades por linhas tortas. 

Mas não se irrite. Eu sou Catarinense e nem por isto sou otário, mas sei que isto é uma exceção, pois o Catarinense é mais ingênuo e nunca que vai conseguir passar a perna num Carioca, só se o Carioca for exceção e for otário.

E não é por isto que eu fico irritado se alguém diz que o povo daqui é otário. Vou te mostrar que a fama de otário do catarinense não é a toa. Vem do colono alemão que trabalha na roça e não se criou na cidade. A malícia que você aprende na cidade não incutiu na maioria dos catarinenses, apesar que tem uma minoria que nasceu em cidades e é mais esperta. Mas a maioria tem aquela ingenuidade intrínseca de quem se criou na roça. A gente sabe que se você colocar um caipira destes no centro do Rio ou de uma outra grande cidade ele não sobrevive um dia, pois é levado na lábia, enganado, assaltado, enfim... não saberia se virar numa cidade grande com os conhecimentos que trouxe da roça.  Vai precisar se adaptar.

Mas veja o lado bom Anônimo. As mulheres Gaúchas tem fama de serem as mais bonitas do Brasil, não é a toa que elas venceram 35% de todos os MISS BRASIL até os dias de hoje. Se por um lado o Homem Gaúcho puxa pra baixo, a mulher puxa a fama pra cima e tudo se equilibra e fica no zero a zero. Ninguém sai perdendo.  Nem tudo pode ser elogios e qualidades.  As piadas são feitas em cima dos defeitos, e é por isto que quem sofrem são os machos gaúchos.  Piada politicamente correta é uma piada (ou deixa de ser uma piada)

Renato Aragão disse numa entrevista ao Jô Soares que a piada ou o humor pra ter alma tem que ter o toque de alfinetada, ser inconveniente, e politicamente incorreto. A piada que tem alma de piada é feita sempre para alfinetar alguém. Se não fosse assim não existiria piada de judeu, piada de gay, piada de gordo, de bêbado, de feio, de argentino, de baiano, de caipira, de mulher, de homem, de político, de jogador de futebol etc. E toda piada pega no defeito, no ponto fraco, pra mexer com os brios, para irritar o objeto da piada. Lógico que o gay nunca vai gostar de piada de gay, o negro nunca vai gostar de piada de negro, o japonês também nunca vai gostar da piada de japonês, nem o político de piada de político.

Mas piada é piada. Desde que a humanidade existe os temas principais das piadas se baseiam em alfinetar a vida dos outros. E o remédio qual é?  Levar na esportiva.

Foi apenas uma piada, com intenção de alfinetar !!!  Se surtiu efeito, a piada cumpriu seu papel.  

Mas o Gaúcho se irritou porque foi chamado de gay ?!?  O que é que tem errado em ser gay meu amigo? Isto é Homofobia!  Ser gay é tão bom quanto ser homem !  É um elogio; é a coisa mais normal do mundo. Está na moda; a lei aprova.  Já existe casamento gay na Alemanha e logo vai ter no Brasil. O Gaúcho tem que ter orgulho. Ser Gay não é uma coisa ruim, é um elogio !!!  As diferenças estão na mente das pessoas. Somos todos iguais.  Eu gosto dos gays. 

Gaúchada, não se reprimam!  Não tenham vergonha, vocês deviam ter orgulho porque vivem numa época onde se deve ter orgulho de ser gay. "


Um grande abraço a todos.  











4 comentários:

  1. Li seu texto, minha réplica, voume identificar como RS.
    I em V, leia os textos que voce mesmo posta. Muitos apresentam as idéias do Buffet, muito justo.

    E qual o ensinamento maior do Buffet ? Não é a técnica do investimento em valor, os fundamentos, a seleção de empresas e tudo o mais.
    É o carater dele, a profunda honestidade que o leva até mesmo a dizer "eu errei", ou "epa, forcei a mão".
    São os valores pessoais que o tornaram o que ele é, não o dinheiro. Ele teve sorte, como disse várias vezes, mas havia uma base antes de tudo isto.

    Sobre definir comportamentos de pessoas em várias regiões, não é este o ponto. Convivo com pessoas de muitos lugares, e em todos se encontram pessoas talentosas e esforçadas. Nos lugares mais pobres o meio social oprime, um fenômeno que tem origens na história do local, e estas pessoas muitas vezes nunca terão uma referência ou uma chance. Mas mesmo nas piores condições alguns levantam a cabeça e dizem "eu não aceito, vou mudar minha vida, vou lutar".
    Colocar de forma diferente, provocar, é destrutivo.

    I em V, quando v. escreve um blog, e ele recebe audiência, se torna um guia, um exemplo, apresenta um ponto de vista.
    Entendo que um blog sobre finanças auxilia as pessoas, pois este tipo de informação e diálogo não se consegue numa escola.
    Queira ou não isto cria uma responsabilidade.

    Falar apenas sobre técnica e finanças pode ser maçante, e assuntos do cotidiano tornam o blog interessante, mas atacar um povo diretamente, mais de uma vez, não é o caminho. Leia a história do RS, ela tem sangue do início ao fim.

    Alguns "levam numa boa", outros não. Veja que a comunicação aqui é escrita, portanto pode ser rica em informação e ao mesmo tempo fria em comunicação.
    Reflita e vá em frente, acho que o Buffet agiria assim.
    RS

    ResponderExcluir
  2. Eu não tiro sua razão. O Gaúcho mesmo fez uma guerra para se tornar independente do Brasil. Numa enquete feita em 2004 60% do povo do Rio Grande afirmou que se fossem independentes do Brasil a vida seria melhor para eles, porque eles alegam que os impostos que pagam ao governo federal não retorna 100% ao território deles.

    As piadas com os Gaúchos não são ofensivas. eles é que se ofendem com elas. A ofensa é a proativa do sujeito passivo. Ofensa é algo muito relativo. Eu posso me ofender com o jeito que o meu vizinho bate a porta dele ao sair de casa, e aí tenho duas opções: - Ou começo uma guerra com ele, ou deixo pra lá e não ligo para o que ele faz. Se eu me ofender com o vizinho vou fazer mal a mim mesmo. Também tem uma coisa humana nisto aí: " - Quem de nós nunca tiramos uma piada com um colega nosso de sala, com intenção de alfinetá-lo e nunca se divertiu com isto?". As vezes fazemos isto em grupo. É divertido.

    Eu tenho uma curiosidade. O povo Gaúcho se acha pertencente ao povo Brasileiro ou não?

    ResponderExcluir
  3. IV, mudando de assunto, gostei do conceito de bolha que Fabio Gallo (colunista do Estadão) postou: nternacionalmente, são usadas cinco condições para a verificação da existência de bolha no setor, que são: a) condições oferecidas para o crédito imobiliário; b) prazos de financiamento; c) acessibilidade à aquisição de imóveis, usualmente medida pela diferença entre a evolução do preço dos imóveis e crescimento da renda por domicílio; d) crédito imobiliário como porcentagem do PIB, hoje em torno de 8,4% no Brasil; e) comprometimento da renda familiar. Dos cinco fatores mencionados, o Brasil fere somente o item c, porque a evolução recente dos preços foi muito maior que o crescimento da renda das famílias.

    Mutley

    ResponderExcluir
  4. I em V, fechando logo o assunto.
    Agora v. puxou outra questão, não entendi tua intenção, mas vamos lá.
    Pela visão da geografia pura, paises surgem ao longo dos anos. Não tenho os dados, mas lá pelo século 18 havia uns 70/80 paises no mundo, hoje conforme a ONU são quase 200. Portanto a tendência é de aumento.

    Mas formar um pais e ter sentimento de pertencimento, de nação, é mais que simplesmente dividir um território politicamente organizado.
    Uma das vantagens que o Brasil tem é ser uma nação grande e coesa, pelo território, história e lingua. Por pouco não nos separamos, como v. pode ver na história do Império.

    Já os separatismos ocorrem quando uma parte da população se sente, ou é desfavorecida. Observe a Ucrânia nesse exato momento.
    O RS tem uma cultura forte, passou por muitas guerras e vejo este sentimento mais como um "eu não estou sendo valorizado" do que separação de fato. Inclusive o Estado tem tantos problemas que teria dificuldade de sobreviver sozinho. Conseguiria, mas depois de um início dificil. A solução não é por ai.

    Agora, voltemos ao Value Investing, por favor.
    RS

    ResponderExcluir