sábado, 25 de janeiro de 2014

RISCO PAÍS









Conhecido pela sigra EMBI (Emerging Market Bond Index), o índice calculado pelo banco JP Morgan é utilizado para medir o grau de risco de uma economia.


Na prática, não é uma medida de risco, e sim de "diferença de retorno".  O indicador mede a diferença entre a taxa de retorno dos títulos de longo prazo do tesouro americano (considerados de baixíssimo risco) e os títulos de mesma natureza em países emergente, como o Brasil.


Para conseguir efetuar essa apuração, o JP Morgan calcula a taxa de retorno entre o valor atual e o valor futuro dos títulos brasileiros, sendo que o valor futuro é o valor do título em sua data de vencimento.  Após calcular tal taxa, essa é, então, comparada à taxa dos títulos americanos.


Se, por exemplo, os títulos americanos possuem um retorno de 3% a.a. e os títulos brasileiros, 5% a.a., o EMBI-Brazil será de 200, que corresponde a 2%.

A dinâmica de funcionamento do risco país é simples.  Quando há aumento da percepção de risco sobre a economia brasileira, os investidores internacionais tendem a vender os títulos brasileiros de longo prazo, fazendo que seus preços caiam.  Por terem seu preço de vencimento prefixado, esses títulos passam a ter uma taxa de retorno maior, já que esta data é calculada pela diferença entre o preço de mercado (que caiu) e o preço de vencimento ( que permanece fixo), fazendo que o risco país suba.  Quando a percepção de risco diminui, a alta taxa de retorno atrai os compradores, encarecendo os títulos e diminuindo sua vantagem perante os títulos americanos.


O risco país é, desta forma, um termômetro para saber qual a percepção de risco dos investidores internacionais.  Quanto menor o risco país, maior a certeza de que a economia tem atratividade e continuará recebendo investimento externo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário