terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O MAIOR AEROPORTO DO MUNDO JÁ ESTÁ EM CONSTRUÇÃO



 O empreendimento deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2020 e terá capacidade para receber 290 milhões de passageiros por ano, mais do que o de Heathrow, em Londres, por onde passam 83,5 milhões de pessoas. Ele fará parte de uma zona aeroportuária chamada Jebel Ali Airport City, que terá também empresas de transporte e logística.





Dubai - Os Emirados Árabes Unidos querem abrigar o maior aeroporto do mundo e vão investir US$ 29,2 Bilhões para isso.   A idéia é que o aeroporto supere o mais movimentado do mundo, o de Heathrow, em Londres, por onde passam 83,5 milhões de passageiros por ano. Quando estiver completo, aeroporto poderá receber o mesmo volume de passageiros que os aeroportos de Heathrow e O'Hare de Chicago juntos. O empreendimento será vinte vezes maior do que o atual Aeroporto Internacional de Dubai.

Ele fará parte do projeto Jebel Ali Airport City, levado adiante pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) de Dubai. Segundo o Diretor de Engenharia e Projetos do organismo, Khalifa Al Zaffin, o projeto foi desenvolvido para suprir as necessidades de transporte de passageiros e de cargas de Dubai até o ano de 2050.

O aeroporto terá seis pistas de pouso e decolagem paralelas e áreas de trânsito próprias para receber os passageiros e mais de 68 milhões de toneladas de cargas por ano. O projeto será completo em fases. O primeiro avião pousará no local no primeiro trimestre de 2019, quando estiver completa a etapa inicial. Os trabalhos de terraplanagem para a construção da primeira pista de pouso e decolagem, que terá 7,5 quilômetros de comprimento, estão avançados.

O projeto será financiado com recursos internos do governo e por um consórcio de bancos. "O planejamento do projeto está em fase de finalização e as licitações já estão em andamento. O aeroporto vai poder receber todos os tipos de aeronaves já desenvolvidas," explicou Zaffin. A Jebel Ali Airport City incluirá serviços de aviação e logística, além de centros comerciais, residenciais, educacionais, tecnológicos e de entretenimento.

Uma parte importante da cidade aeroportuária, que deve começar a operar no final de 2020, é o Dubai Logistics City, uma zona franca para empresas que forneçam serviços de logística e transporte na região do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), Oriente Médio, Índia, África, sudeste europeu e na Comunidade de Estados Independentes.

Serão oferecidos terrenos para a construção de indústrias, tradings, distribuidores, empresas de logística, despachantes aduaneiros e empresas especializadas em serviços. O Dubai Logistics City deve ampliar oportunidades de negócios no setor de logística e transporte na região, de acordo com o presidente da divisão, Michael Proffitt. Um grupo de 35 empresas já reservou espaço no empreendimento. As unidades começarão a ser construídas no segundo trimestre de 2014.

Rodovias e metrôs 


Já está sendo planejada a criação de uma rede integrada de rodovias e metrôs para a cidade aeroportuária. O plano oficial inclui o desenvolvimento de uma rede de 190 quilômetros de ruas principais para transporte público e um sistema dedicado aos serviços do empreendimento, com aproximadamente 110 quilômetros.

O Jebel Ali Airport City também terá um resort de golfe, um centro de ciência e tecnologia e outro de exposições. O centro comercial, o coração comercial e financeiro do projeto, incluirá até 850 edifícios com alturas variando de 80 a 300 metros.





Abaixo, fotos do atual aeroporto de Dubai
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário