sábado, 19 de abril de 2014

TABELA PEG - AÇÕES CARAS E BARATAS







Aí vai mais uma tabela com o índice PEG atualizado à contações de ontem.  Lembrem-se: quanto menor o PEG mais barata está a ação.  Peter Lynch, John Templeton e nosso grande investidor Luiz Barsi na hora de reinvestir seus dividendos sempre levaram em conta o PEG da empresa.



O PEG se calcula da seguinte maneira:  Divide-se o P/L sobre o crescimento do lucro líquido nos últimos 5 anos.  O P/L já está interligado com o DY automaticamente.  O PEG é inversamente proporcional ao crescimento do LL e diretamente proporcional ao P/L.   Quanto menor o P/L e maior o Crescimento do LL, melhor será o PEG e mais barata a ação.  Uma ação com PEG 0,01 está uma pechincha.  Entre 0,10 e 0,20 está razoável e acima de 0,20 está cara.   

Atenção: Empresas como a Helbor, Duratex, Portobello e Even estão baratas, mas por terem Dívida/LL acima de 2 devem ficar de fora da perspectiva de um investidor sensato. 

E abaixo a mesma tabela por ordem crescente de Dividend Yeld:

 











4 comentários:

  1. Só uma correção, a PSSA teve um não recorrente de 702M no 4tri/13 referente a ganho de causa tributária, descontando isso teremos o lucro anual real de 695M, com crescimento de LL de 09 a 13 de 118,6% e PEG de 0,067, arredondado 0,07.
    Não tá muito barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, não é apenas ela. Mas como eu puxo os dados de outro site, tive de incluir os não recorrentes no lucro. Se for diminuir na mão todos os não recorrentes vai dar um trabalho enorme. Cabe a nós isoladamente termos as informações e descontarmos individualmente as exceções, até porque os não recorrentes de uma ou outra ação pode simlesmente passar em branco na nossa mente e aí a tabela sem querer iria desvirtulizar a verdade.
      A PSSA se for tirar o não recorrente ficaria um pouco mais acima entre a DTEX3 e a PINE4. Ela sairia do º lugar para o 14º lugar com um PSSA de 0,07.

      Excluir
  2. Caso interessante a LPSB, apesar de ótimos fundamentos e saúde financeira, vem sendo castigada pelo mercado. Iniciei posição recentemente.
    Já ví comentários seus a respeito, ela faz parte da sua carteira, sabe me dizer pq geralmente os 1tri são mais fracos que os demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lopes faz parte da minha carteira sim. A receita dos 1º trimestres são mais fracas porque nesta época do ano a receita com vendas de apartamentos cai bastante.

      Excluir