segunda-feira, 28 de abril de 2014

CADÊ A BOLHA IMOBILIÁRIA ?







Onde está a tão comentada Bolha Imobiliária onde os preços iriam desabar 70%?   Estou aguardando desde 2009.  







Era para ter Bolha em 2010, 2011, 2012 e 2013.  Tem especialista que previu uma logo após o término da Copa do Mundo!  Eu também vou fazer minha previsão:  " - Nos próximos 90 anos deverá acontecer uma bolha imobiliária no Brasil."

E vai aí mais uma previsão do mercado de ações: "- Nos próximos 5 anos o índice IBOV deverá alvançar os 60.000 pontos.

Vou arriscar também uma minha previsão meteorológica: "- Deverá chover durante este mês no Brasil."









7 comentários:

  1. IV, talvez não seja caso de movimento de bolha, de ruptura. Mas de uns 4 anos para cá os valores estagnaram completamente, e é possível grandes descontos (30-40%) em casos de pagamento à vista.

    Claro, digo isto na minha região. Onde este movimento foi claro. Para os que possuem muito dinheiro, relativamente, é boa a hora para fazer trade com imóveis, longe de ser meu caso. Agora se a referência é para imóveis novos financiados, realmente a bolha passou longe! Haha, abraço.

    Mutley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou falando da Bolha alardeada na mídia, na net. Não disto que você mencionou. Os tomates aumentaram 70% em 2013 e nem por isto se falou sobre uma bolha dos tomates. O que foi alardeado foi uma repetição do que aconteceu em EUA em 2008, onde Tom Cruise que comprou um imóvel em Los Angeles por $ 2.000.000 viu este imóvel cair para $ 600.000 em praticamente 2 meses. É uma diferença deste porte. Não uma queda de 30% local devido a motivos locais. E sim um movimento no Brasil inteiro como houve nos EUA.

      Excluir
  2. Acredito que está havendo uma estagnação de preços. Vou te dar um exemplo pessoal, meu pai vendeu um lote por 80.000 reais a dois anos atrás, em uma boa área, já ganhando dinheiro na valorização dele. Mas esse ano recomprou o mesmo lote pelos mesmo 80.000, sendo que o cara pagou dois anos de IPTU....
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá IV!
    Na minha opinião a bolha começou a se formar logo após o anúncio para a copa e olimpíadas no Brasil. E tem o programa da Minha Casa Minha Vida, com facilidades de financiamentos e campanhas publicitárias em todo Brasil. Não sou nenhum estudioso no assunto, mas creio eu que passados a euforia da Copa do Mundo e o brasileiro cada vez mais endividados os preços tendem a se estabilizar. E no caso da pessoa que queira comprar um imóvel, talvez consiga um bom desconto na negociação. No meu caso, irei a procura de um imóvel no final de 2015, após passar toda esta euforia.
    A maioria acha que possa ser igual aos Estados Unidos, mas todos sabem que lá a economia é muito diferente daqui, no entrando os preços já estão começando a subir novamente.
    Tudo que sobe um dia desce. E quando um preço se descola de mais da realidade, tende a cair. Esta é minha opinião.

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. É. Os preços estagnaram! Mas eu estava falando de bolha! Os preços estagnaram desde 2008 na minha cidade. Mas não houve desvalorização de 50% no preço dos imóveis.

    ResponderExcluir
  5. Uma bolha não é formada pela precificação que o mercado dá aos imóveis. A precificação é consequência direta da lei da procura. O que caracteriza o perigo de Bolha é a fração do PIB que está alocada em financiamentos podres, cujo lastro está nas garantias dos imóveis pelos bancos. Foi isto que originou o estouro da Bolha nos EUA e no Japão na década de 90 mas em escala menor. Se fosse só precificação, nós temos aumento de produtos como automóveis desde a década de 90. E por isto vai haver queda no preço do meu FORD Fiesta 0Km? O meu automóvel 0km em 1995 valia 12.000. Hoje ele vale 70.000. E por isto agora vai começar a descer de preço e voltar a 12.000 ? A maionese Hellmans era R$ 1,10 em 2000, Hoje está com R$ 5,40 !!! E agora? Tem bolha da maionese também?

    ResponderExcluir
  6. Eu vou aguardar a Bolha já que vai acontecer mesmo. Quando acontecer vocês me avisam!

    ResponderExcluir