terça-feira, 8 de abril de 2014

NÃO VENDA NO FUNDO








Os investidores normalmente entram em pânico e vendem precisamente no pior momento. Alguns conselhos de como evitar esse desagradável, para não dizer doloroso, fenômeno. 

Quantas vezes você comprou um papel ou investiu em um fundo mútuo e ficou olhando ele cair e vendeu porquê não conseguia suportar a dor; e logo depois que você vendeu viu ele voltar a subir? Acontece a toda hora, e eu vou falar a verdade. Não existe um só investidor na face da terra que não tenha passado por esse fenômeno desagradável e financeiramente doloroso.

Com uma queda mais acentuada do mercado (ao contrário do ano passado), existiram poucos lugares aonde você poderia se esconder em 2013, porquê a maioria dos papéis e fundos caíram significativamente. Se a sua carteira foi abalada, o que fazer? Vendê-los depois de terem caído? Ou ficar com eles na mão torcendo para que eles subam de novo?  Eu sempre achei que esta é uma das decisões mais difíceis no campo de investimentos; Fazer a distinção entre investimentos ruins que nunca mais vão subir (e que por isso devem ser vendidos imediatamente) e aqueles que foram derrubados pelo mercado injustamente e devem ser mantidos, ou até mesmo recomprados.




Warren Buffett, como sempre, tem um grande conselho. Em sua última entrevista para a revista Fortune em 2006, perguntaram a ele se tinha ficava chateado porquê muitos disseram que "ele não era mais o mesmo" quando a ação da Berkshire Hathaway  - e muitas das ações de sua carteira - foram derrubadas durante a bolha da Internet.

Buffett respondeu: " - Nunca. Nada disso me chateou. Você nunca conseguirá se sair bem em investimentos a não ser que consiga pensar independentemente. E a verdade é que você nunca estará certo ou errado porquê as pessoas concordam com você. Você estará certo se seu raciocínio estiver certo. No final, é só isso que conta. E não haviam qualquer dúvidas que os fatos e os raciocínios estavam corretos."


Em outras palavras, para ser um investidor bem sucedido, você tem que ignorar o mercado e os sinais falsos que ele pode enviar para você, e ao invés disso, basear-se nos seus próprios fatos e raciocínio - nada mais. Esse conselho está indubitavelmente correto, o difícil é colocar em prática.

Quando você for revisar a sua carteira lembre-se que um papel não sabe que você o tem na carteira. Os sentimentos dele não serão feridos se você vender, como também ele não sente qualquer obrigação de voltar para o preço que você comprou só para você sair do seu investimento sem perdas e com sua dignidade intacta.

Inúmeros estudos têm mostrado que durante os períodos turbulentos, os investidores estão propensos a tomar decisões irracionais. Não deixe que isso aconteça com você! Você deve conter suas emoções e ser extremamente analítico para avaliar as ações de sua carteira e fazer decisões de investimento. 
















5 comentários:

  1. porra eu to chatiado porque até o que eu joguei no chão tá subindo esse mês. não tem nada barato pra comprar... :(

    ResponderExcluir
  2. Isso tem acontecido na BRIN3, a queda do último trimestre associada a saída de fundos (particularmente acredito em giro), provocaram pânico e histerismo, o famoso "efeito manada" e o final todos já sabem.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Usemos a irracionalidade alheia a nosso favor.

    TL

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! estou com algumas ações problemáticas na carteira, será que vendo ? ou espero chegar no preço médio ? Entre elas está a ALL que caiu muito desde o ano passado.

    BETO FISCAL

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca teria comprado a ALL. Eu sairia agora desta empresa. Não espere preço médio! Saia agora e invista numa empresa boa. Pra mim é só questão de tempo para a empresa se afundar. A Dívida sobre o Lucro Líquido dela é de 143. É como se você ganhasse 1 real de mesada por mês e devesse a um colega 143 reais. Quando é que você ia acabar de pagar?

    ResponderExcluir