quarta-feira, 23 de abril de 2014

ENTENDA SUAS FINANÇAS ( AOS INICIANTES )








Alguma vez você pensou que pudesse gostar e ter o completo controle sobre suas finanças?

Antes de você aprender a investir, é necessário que você tenha total entendimento e controle de suas finanças. Para isso você precisa educar seu bolso e desenvolver sua inteligência financeira.






Pessoas bem sucedidas aprendem a gerenciar e investir seu dinheiro cedo. O dinheiro sem a inteligência financeira é dinheiro que se perde depressa! Você com certeza já deve ter ouvido falar em vários jogadores de futebol, artistas, ganhadores de loterias entre outros, que ganharam fortunas e morreram na miséria. Por outro lado, existem pessoas que começam do nada e ganham muito dinheiro com o tempo. Muitos acreditam que um bom diploma, um bom emprego, um bom salário, são o suficiente para alcançar o sucesso financeiro. Realmente um diploma é muito importante, mas o que faz a diferença entre as pessoas bem sucedidas e as que não conseguem gerenciar seu dinheiro é o conhecimento financeiro que elas têm ou não e isto, infelizmente, não se aprende na escola. Pense nas pessoas que você conhece que tem um diploma e um bom salário e vivem atoladas em dívidas.





As pessoas querem fazer, não querem ser. Esse é o problema. Primeiro você tem que ser uma pessoa rica. Planeje ser rico. Torne-se alfabetizado financeiramente. E antes de pedir conselhos financeiros a alguém, descubra se ele planeja ser pobre ou rico. Se ele planeja que seu rendimento diminua quando ele se aposentar, não perca seu tempo com ele. Se você quer ficar rico, siga conselhos de rico. Esse é o segredo. Você não pode fazer sozinho. Eu odeio ser tão incisivo. Mas essa é a verdade. O que é necessário para se fazer dinheiro não é dinheiro, mas alfabetização financeira. Você pode ter muito dinheiro e ainda pensar como uma pessoa pobre. Se você pensa assim, não importa quanto dinheiro você ganhe, você gastará todo ele e terminará pobre.” Robert Kiyosaki

Se você é igual à maioria das pessoas, você tem um emprego. Você vai para o seu trabalho todos os dias. Todas as semanas ou uma vez ao mês você recebe o seu pagamento. Você tem impostos, você tem problemas (seu carro pode quebrar, etc), você tem desejos (uma casa, roupas novas ou uma TV, etc), você tem dívidas... A vida real funciona desta maneira.

Observe se você não está no cenário acima.

Não existe nenhuma esperança de alcance de metas financeiras futuras. Nenhuma segurança! E o mais importante, nenhuma tranqüilidade, nenhum controle de sua vida e suas finanças.  Entender suas finanças requer mais tempo e esforço que nunca, num mundo onde diariamente vivemos mudanças econômicas. Se você tem muitas diferentes metas financeiras, decidir como encontrar estas metas requer um planejamento cuidadoso.




"Você não precisa ser um expert para investir rentavelmente. Você nem precisa realmente amar o dinheiro. Mas você poderá pagar um preço alto se negligenciar suas finanças." W.Buffett

Informações básicas sobre investimentos são uma das mais poderosas ferramentas que você pode usar para ter sucesso nas finanças. Não deixe a segurança de seu futuro financeiro para alguém cuidar. Para evitar este que é o maior erro de todos, resolva começar cada dia lembrando-se do ditado: "se eu quero algo bem feito, faço eu mesmo."






Existem pessoas que investem em coisas que entendem. Existem muitas outras que investem cegamente. Contudo, a maioria das pessoas se encontra no meio termo. Você talvez já tenha ouvido falar sobre alguns investimentos mas não os conhece profundamente. De fato, no mundo financeiro você pode encontrar uma infinidade de investimentos: ações, fundos, poupança, títulos, imóveis, etc. Mas na verdade, a maioria das pessoas não procura conhecer os investimentos e investe o dinheiro muito mal, colocando-o em um único negócio!

Para se tornar um investidor de sucesso você precisa adquirir os conhecimentos e as ferramentas necessárias para tal. O mundo dos investimentos pode parecer um pouco complicado no início, mas não desista! Tente desenvolver seus conhecimentos sobre investimentos então você não precisará confiar tanto nos conselhos dos outros, que talvez não tenham boas intenções.



Sr. Educação Financeira











5 comentários:

  1. Parabéns o blog é muito bom. Merecia muito mais visitas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Layout novo...que lugar é esse, Riviera?

    ResponderExcluir
  3. Não é o Palazzo Versace na Australia. Veja o link: http://www.palazzoversace.com.au/destination

    ResponderExcluir
  4. Gaucho, parabens. Ótimo blog. Continue Assim. Você é TOP da blogosfera rapaz, é que não fica se promovendo, mas se o fizesse mais seria muito visitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Se promover é coisa de gay. Aos pouquinhos as pessoas vão conhecendo o Blog. Mas a minha intenção não é atrair quantidade. Basta as Igrejas Evangélicas com sua guerra se medindo pelo número de fiéis que conseguem arrancar umas as outras. A pergunta é: será que estes fiéis tem qualidade?

      Pergunto agora: - Você prefere entrar num pequeno mosteiro onde estão rezando 10 prêmios nobeis, 10 grandes investidores, 10 cientistas famosos ou numa igreja universal onde estejam 10.000 pessoas comuns rezando? (não estou fazendo apologia ao meu site ou me comparando ao dito, mas eu prefiro entrar no blog do "Além da Poupança" do que em vários outros que têm 10 vezes mais vizualizações que a dele). No mosteiro terá pessoas que me puxarão para cima. Já na Igreja Evangélica só vão ter pessoas que vão desgraçar a minha vida.

      Excluir