quarta-feira, 13 de agosto de 2014

OITO CONSELHOS SOBRE INVESTIMENTOS












Depois das primeiras dicas do dinâmico bilionário Warren Buffett, apresento aqui a segunda parte que contém mais 8 dicas, ou conselhos, tanto faz, do magnata da Berkshire Hathaway:

1 – Você deve aprender não apenas só com a sua experiência, mas com a dos outros também sempre que for possível. Essa é uma das que eu mais gosto, só que em vez do jeito do Buffett, prefiro assim: "É muito bom aprender com os próprios erros, mas é muito melhor aprender com o erro dos outros". Porque? Simples, o estudo dos erros dos outros faz com que sua jornada para se tornar um investidor/especulador de sucesso seja consideravelmente menos dolorosa. Imagine as tolices que o Buffett teria feito no começo se ele não tivesse sido aluno do Benjamin Graham? E aqueles caras da série Market Wizards? Eles quase não tiveram fontes de informação e precisaram aprender da forma difícil. 

2 – Uma péssima característica humana é a de tornar difícil o que é fácil.  O problema descrito é o de as pessoas estarem acostumadas a complicar tudo, talvez porque elas acham que quanto mais difícil for, melhor elas irão se sentir se tudo der certo, não tenho certeza. De qualquer forma, o “axioma” é o mesmo: KISS, Keep it simple, stupid!
3 – A diversificação é uma proteção contra a ignorância, faz pouquíssimo sentido para quem sabe o que está fazendo. A idéia de diversificar, ou seja, comprar diversas ações para “se proteger” e “diminuir o risco” é uma atitude incoerente porque basicamente prende sua carteira de investimentos ao status quo, algumas ações sobem, outras descem, no final, provavelmente não terá dado em nada, você estará preso ao índice iBovespa. Por outro lado, colocar todo seu dinheiro em um único investimento também é uma idéia estúpida pois faz com que o risco seja alto demais. Portanto, mantenha um equilíbrio.





4 – Você só precisa ter pouquíssimos acertos, contanto que não cometa muitos erros. Muitos já diziam: “A forma de se vencer na bolsa de valores é perder o menor dinheiro possível quando se está errado”, e é exatamente isso. Ao manter-se no jogo pelos períodos difíceis, perdendo apenas 1% ou 2% de seu capital por operação, você estará firme e forte para quando as oportunidades para se fazer 3%, 6% ou mais, surgirem. A mesma coisa vale para investimentos no longo prazo, uma boa jogada pode compensar várias ruins.
5 – Uma ação não sabe que você a possui. Ou seja, ela está pouco se importando para o que você pensa dela. Se você não tem dinheiro, está desempregado, sua esposa te deixou, seus filhos te odeiam, você está com câncer, aids, qualquer vírus zumbi e passou dia e noite por 3 meses se preparando para iniciar um investimento ou trade e ele não funcionou… azar o seu, a ação não está nem aí, ela não “pensa”, ela é só um papel. Nicholas Darvas, no começo, tratava algumas ações como “bichinhos de estimação”, tipo gatos ou cachorros, e ele mais perdia dinheiro com essas ações. Resumo da ópera: não se envolva emocionalmente com nenhum tipo de investimento! Se ele não funcionar, chute-o!
6 – O que sobe não tem que necessariamente cair. Objetos em movimentos tendem a se manter em movimentos. Ações em movimento também tendem a se manter em movimento. Está subindo? Provavelmente continuará subindo, está caindo? A mesma coisa, melhor apostar que continuará caindo. É uma idéia estatisticamente lógica! Na especulação e nos investimentos vale o mesmo princípio. Se uma operação estiver dando certo, continue com ela. Só venda-a quando não estiver valendo mais a pena. Não reme contra a maré!




7 – O que aprendemos com a história é que as pessoas não aprendem com a história.  Economia forte, gente gastando dinheiro com bobagens cada vez mais, bancos emprestando adoidados, tudo vai bem até que a situação explode. Acontece o tempo todo, os mesmos ciclos econômicos, aconteceu em 1907, 1929, 1962, 1987, 1997, 2008 e provavelmente muitas outras vezes antes disso. Pessoas esquecem o passado e cometem eternamente os mesmos erros, azar delas. Nessas situações “difíceis”, traders tem maravilhosas oportunidades para vender à descoberto e investidores podem fazer a festa comprando ações com preços vergonhosamente ridículos. Basta não ser muito burro, estude lambanças antigas e aprenda a tirar proveito das novas quando elas surgirem.
8 – Eu seria um mendigo na rua com uma caneca de lata se os mercados fossem eficientes. Aquela velha história que professores universitários de economia bestas e frustrados continuam contando para seus pobres alunos. Os mercados não são eficientes. As ações, opções, ou qualquer outra coisa, são estupidamente precificadas o tempo inteiro. E preço é diferente de valor, discordar desta afirmação é assinar o atestado de sua própria ignorância. Os mercados realmente não são eficientes, portanto, como dito no item anterior, aprenda a tirar proveito de suas hilárias ineficiências.








Um comentário:

  1. Pra mim as melhores são a 7 e 8. O mercado não tem a menor ideia do que faz. Os melhores FII's estão aí a preço de banana pra mostrar isso.

    ResponderExcluir