domingo, 24 de agosto de 2014

JAMAIS TENTE SALVAR UM INVESTIMENTO FAZENDO PREÇO MÉDIO - EXTRAÍDO DO LIVRO "OS AXIOMAS DE ZURIQUE"













A técnica conhecida como ‘’preço médio’’ é uma das mais tentadoras armadilhas do mundo dos investimentos. É como aqueles sistemas garantidos, sem erro, de ganhar nas roletas, que camelôs vendem nos bares e nas ruas de Atlantic City e Las Vegas. Ao primeiro exame, o sistema parece absolutamente lógico, imbatível.

- Mas, não é mesmo? Isto aqui deve funcionar, não é? – diz você, encantado, os olhos bem arregalados.

O sistema de ‘’preços médios’’ é a mesma coisa que esses da roleta: funciona às vezes, se você tiver sorte. Isto, naturalmente, ainda aumenta a atração. Mas é preciso ter cuidado para não acabar enfeitiçado pela coisa. É uma rosa, mas com veneno nos espinhos.

Funciona da seguinte maneira: você compra 100 ações da U-Lá-Lá Eletrônica, a 100 dólares por ação. Não considerando a corretagem, para simplificar, o seu custo foi de 10.000 dólares. As coisas vão mal, e o preço cai para 50 dólares. Você parece ter perdido a metade do seu investimento, e se lamenta. Mas, espere! Nem tudo está perdido! Seu amigo e vizinho, que jamais ganhou um centavo especulando mas conhece de cor e salteado todos os clichês do mercado, aconselha-o a melhorar a sua posição fazendo preço médio.




O que você tem que fazer, diz ele, é comprar mais 100 ações dessa droga, agora pela pechincha de 50 dólares por ação. Aí fica com 200 ações. O seu investimento total é de 15.000 dólares. O seu preço médio por ação, então, cai para 75 dólares.

Mágico! Aceitando o conselho do amigo e vizinho, você consegue fazer uma situação ruim parecer menos ruim. Pondo dinheiro novo na parada, é capaz de fazer com que o dinheiro velho pareça menos idiota.




Fazendo assim a média, diz o seu conselheiro, não terá de esperar tanto para sair empatado. Não precisa esperar até o preço do papel voltar a 100 dólares. Nas novas circunstâncias, só tem que esperar até 75.

Uma beleza, não é? Não exatamente. Quando você faz preço médio, tudo que está fazendo é se iludir. Por mais voltas e cambalhotas que dê, não há como fugir ao fato de que pagou, realmente, 100 dólares por ação nas 100 ações originais. Comprar mais 100 delas a 50 dólares não modifica este fato. Considerar o preço médio de 75 dólares pode fazê-lo sentir-se um pouco melhor durante algum tempo, mas não melhora em nada a sua situação financeira.

O que toda essa confusa operação pode fazer pelas suas finanças, na verdade, é piorá-las muito. O preço da U-Lá-Lá caiu de 100 para 50 dólares por ação. Presume-se que o mercado tenha lá suas razões para essa brusca diminuição no valor estimado da empresa. Quais são as razões? Estude-as. Talvez sejam válidas. Talvez a U-Lá-Lá esteja diante de um longo período de poucos ganhos. Talvez o papel mereça é que se fique um bom tempo longe dele. Se é este o caso, que diabo está você fazendo, comprando mais dele?

Em qualquer situação em que se sentir tentado a reduzir seus custos por média, pergunte-se o seguinte: ‘’ Se eu já não tivesse um pacote da U-Lá-Lá a 100 dólares, compraria esse papel a 50? É um investimento que eu escolheria hoje, baseado apenas nos seus méritos?’’ Se as respostas forem negativas, pare de jogar dinheiro sadio num negócio doente.




Você pode concluir que as respostas são positivas. Como diz o 10º Grande Axioma, freqüentemente é bom negócio ir contra a maioria. Talvez os seus cálculos o convençam de que os problemas da U-Lá-Lá não durarão tanto quanto todo mundo pensa, e que o nível de 50 dólares, portanto, é uma verdadeira pechincha. Pode acontecer.

Mas, certifique-se bem de que não se trata apenas de um desejo mágico seu. Se anda atrás de pechinchas, A Bolsa de Valores e outros mundos especulativos vivem cheios delas. Antes de despejar esses 5.000 dólares no segundo lote de U-Lá-Lá, pergunte-se: ‘’Por que neste investimento em especial? De todas as pechinchas que andam por aí, será esta a que me parece mais promissora? Ou estarei apenas tentando me sentir um pouco melhor, fazendo preço médio?’’




Como a perseverança de modo geral – e aqui estamos falando de uma de suas variantes -, isso de preço médio é capaz de toldar o seu raciocínio. Decidido a tirar as suas U-Lá-Lá da lama, você se concentra em U-Lá-Lá, em detrimento de qualquer outra especulação que pode ser muito melhor.

Perdeu dinheiro em U-Lá-Lá, e quer apanhá-lo de volta. Mas, como perguntamos antes a propósito de Sears, por que o ganho tem de vir de U-Lá-Lá? Não importa de onde venha, sempre será dinheiro, aceito em qualquer lugar. Livre-se dessa obsessão por U-Lá-Lá, e ampliará enormemente o seu campo de escolha. Suas chances de obter o ganho que procura serão muito aumentadas.

Outro problema criado por essa dança de preços médios é que ela o leva a não prestar atenção no importante 3º Grande Axioma, DA ESPERANÇA. Quando o barco começa a afundar, não reze. Abandone-o.




Conforme observamos ao estudar esse Axioma, a decisão de absorver um pequeno prejuízo, e fazê-lo rapidamente, não é uma decisão fácil e pode ser extremamente penosa. Ficam-se procurando desculpas para não o fazer, e uma das desculpas é a de que se vai dar jeito em tudo reduzindo o preço pela média: ‘’Ora, eu não preciso liquidar esta posição agora. Não tenho que fazer nada agora. Se o preço cair muito, eu compro mais um punhado, e faço preço médio...’’




E lá fica você no convés do barco, valentemente recusando-se a se mexer, enquanto as águas vão subindo à sua volta. Faz algum sentido? Não, mas você estava a fim de uma desculpa para não se mexer, e foi o que aconteceu. Numa hora de medo como a em que se encontra, não se espera que você examine a sua desculpa a fim de verificar se é lógica.

Frank Henry conheceu um camarada que chegava a convencer-se a ser feliz quando as suas especulações iam por água abaixo. Se ele comprava alguma coisa e o preço caía, o sujeito comprava mais e fazia preço médio.

Mais caía o preço, mais ele comprava e mais baixo ficava o seu preço médio e mais feliz ele ficava. Era um truque psicológico complicado, mas ele vivia contente. Rico, porém, não. Durante anos, ficou preso a alguns maus negócios, fazendo preço médio continuadamente, e sempre acreditando que estava sendo espertíssimo.




Estratégia Especulativa

Uma rápida revisão do 11º Grande Axioma. O que aconselha a fazer com o seu dinheiro?

Diz que perseverança pode ser uma boa idéia para aranhas e reis, mas para especuladores não é lá essas coisas. Certamente, você pode perseverar nos seus esforços para aprender, melhorar e ficar mais rico. Não caia, porém, na armadilha de perseverar numa tentativa de arrancar um ganho de uma única especulação.

Não saia caçando um investimento por teimosia. Rejeite qualquer sensação que um determinado investimento lhe ‘’deve’’ alguma coisa. E não engula a idéia, tentadora porém falaciosa, de que é possível melhorar uma situação ruim fazendo preço médio.

Dê importância à liberdade de escolher investimentos apenas pelos méritos deles. Não abra mão dessa liberdade a troco de ficar obcecado com uma transação que não deu certo.














2 comentários:

  1. Bom dia IV. Li nessa madrugada seu post "O Fim do Mundo", o qual compartilho a idéia. Voltei agora cedo ao blog pra relê-la e vi (ou não vi...). Se tirou porque achou desabafo demais eu entendo, mas quero deixar claro que não está sozinho. Eu simplesmente não entendi porquê o mercado agiu positivo com a "subida" da Marina em detrimento à Dilma, sendo que não tem nada de positivo na acreana. Tenho muito receio dessa eleição perdida. Será que teremos mais 4 anos só de buy and hold? Me inscreverei num programa de bolsas no exterior, desses da CAPES ou CNPq, pra ver se fico fora um tempo...

    ResponderExcluir
  2. O que mais ouvimos por ai é aqueles coitados dizendo vou aproveitar que caio o preço e comprar mais.

    Pra comprar mais u-lá-lá esperar uns anos pra ela se recuperar se você pode colocar a grana agora mesmo em outra empresa que já esta rendendo bons frutos. Não consigo entender essa lógica.

    ResponderExcluir