sábado, 23 de agosto de 2014

AS 25 REGRAS DE OURO SOBRE INVESTIMENTOS DE PETER LYNCH















REGRAS DE OURO DO MEGAINVESTIDOR PETER LYNCH


1 - Investir é divertido excitante e perigoso se você não fizer o seu trabalho.

2 - Sua vantagem nos investimentos não é algo que você pode adquirir com os “experts” de “Wall Street”. Ela é algo que você já tem. Você pode sobrepujar os “experts” se você usar o que você já sabe e investir em empresas que você entende.




3 - Nas ultimas décadas o mercado financeiro está dominado por profissionais de investimentos. Contrariamente às crenças populares isso torna mais fácil para o amador investir. Você pode bater o mercado ignorando a multidão.

4 - Atrás de cada ação existe uma empresa. Procure saber o que ela está fazendo.




5 - Freqüentemente não existe correlação entre o sucesso das operações da empresa e seu sucesso no mercado financeiro por poucos meses ou mesmo por poucos anos. No longo prazo, existe 100% de correlação entre o sucesso da empresa e o seu sucesso no mercado financeiro. Essa disparidade é a chave de se ganhar dinheiro; vale a pena ser paciente e possuir empresas de sucesso.




6 - Você precisa saber o que você possui e porque possui.




7 - Conhecer a empresa superficialmente normalmente leva a enganos.

8 - Possuir ações é o mesmo que ter crianças. Não tenha mais do que você pode cuidar. Um investidor que não seja de tempo integral pode acompanhar de 8 a 12 ações. Ele não deve ter mais do que 5 empresas por vez.




9 - Se você não consegue achar uma empresa que seja realmente atrativa, coloque seu dinheiro no banco ate que você ache uma.

10 - Nunca invista em uma empresa sem entender as suas finanças. Os maiores prejuízos no mercado ocorrem com empresas com péssimos balanços. Sempre olhe as demonstrações financeiras para saber se as empresas têm solvência antes de colocar o seu dinheiro nelas.




11 - Evite ações da moda. Grandes empresas fora da moda normalmente são grandes vencedoras.

12 - Com pequenas empresas espere que elas dêem lucro antes de investir nas mesmas.




13 - Se você está pensando em investir em uma indústria com problemas, invista em companhias que são estáveis. Também, espere que a indústria mostre sinais de recuperação.

14 - Se você investir dez mil reais em uma ação, você pode perder os dez mil reais, mas, você pode ganhar cem mil ou mesmo quinhentos mil se você for paciente. Uma pessoa normal pode se concentrar em poucas boas companhias, enquanto um administrador de fundos é obrigado a diversificar. Comprando muitas ações diferentes você perde a vantagem de concentração.




15 - Em todas as indústrias em todas as regiões do país os investidores amadores podem achar grandes empresas antes que os profissionais as descubram.

16 - O declínio do mercado financeiro é algo rotineiro como as nevascas em janeiro no colorado. Se você estiver preparado não ficará ferido. Um declínio é uma grande oportunidade de achar barganhas deixadas para trás por investidores que fugiram da tempestade em pânico. 




17 - Todo mundo tem a capacidade de fazer dinheiro no mercado financeiro. No entanto, nem todos têm estomago. Se você é suscetível a vender tudo em pânico você deve evitar ações.

18 - Existe sempre algo para se preocupar. Evite os pensamentos de final de semana e as previsões da televisão. Venda uma ação quando os fundamentos da empresa se deteriorem e não porque o céu está caindo.




19 - Ninguém pode predizer a taxa de juros, a direção da economia ou do mercado financeiro. Não leve em conta este tipo de previsão, mas concentre-se no que de fato está acontecendo na empresa que você está investindo.

20 - Se você estudar dez empresas você achará uma cuja história é melhor do que a esperada. Se você estudar cinqüenta você achará cinco. Existem sempre surpresas a serem encontradas no mercado financeiro; empresas cujas qualidades passaram desapercebidas de Wall Street.




21 - Se você não estudar nenhuma empresa você terá o mesmo sucesso na compra de ações que teria num jogo de pôquer sem olhar as cartas.

22 - O tempo está do seu lado quando você possui ações de empresas excelentes. Você pode ser paciente mesmo que você perca o “Walmart” nos primeiros cinco anos, ele continuará sendo uma grande ação nos próximos cinco anos. O tempo irá de encontro a você quando você possuir opções.




23 - Se você tem estômago para ações, mas não tem tempo e nem inclinação para fazer o dever de casa invista em um bom fundo de ações. Aqui é uma boa idéia de diversificação você deve possuir diferentes tipos de fundo com diferentes gestores que possuam diferentes estilos de investimento: crescimento, valor, pequenas empresas, grandes empresas, etc. Investir em seis fundos do mesmo tipo não é diversificação.

As taxas sobre os ganhos de capitais penalizam os investidores que mudam constantemente de um fundo para o outro. Se você tem investido em um fundo ou em vários fundos que apresentam um bom desempenho não os abandone precipitadamente. Mantenha-os.




24 - Você deve tirar vantagem de economias em rápido crescimento investindo parte dos seus ativos em fundos estrangeiros com bom histórico.

25 – No longo prazo um portfólio bem escolhido de ações ou de fundos de ações sempre ultrapassará um lucratividade as aplicações em renda fixa. No longo prazo um portfólio de ações mal escolhidas não ultrapassará o dinheiro deixado de baixo do colchão.



Peter Lynch & Família
















Nenhum comentário:

Postar um comentário