domingo, 9 de março de 2014

VALUATION









Valuation” é o primeiro passo para se fazer um investimento inteligente. Quando um investidor procura saber o valor de suas ações baseado em fundamentos, poderá tomar decisões mais acertadas de quais ações comprar e vender. Sem um “valor fundamental”, um investidor fica a deriva na maré aleatória de preços do curto-prazo e, conseqüentemente, de sentimentos ruins.

As instituições financeiras têm dito que a “valuation” deve ser efetuada apenas por “pessoal especializado”.  Supostamente, apenas os analistas das corretoras, que estão operando no lado da venda, possuem experiência e habilidades necessárias para comprar e vender num mercado confuso e fazer previsões sobre preços futuros. A “valuation” não é uma ciência obscura, que só pode ser praticada por pessoas com MBA e analistas credenciados. Ela requer apenas noções básicas de matemática e capacidade de discernimento, qualquer pessoa pode estimar valores com a mesma qualidade que os melhores analistas.

Antes, precisamos ter noção do que é uma ação. Uma ação não é uma entidade mágica que sobe e desce ao sabor da maré; ao contrário, ela representa um título de propriedade de uma companhia negociada publicamente. Se a companhia X possui um milhão de ações e você possui uma, significa que você é dono de um milionésimo da companhia.

Por quê razão alguém iria querer pagar um preço por esse milionésimo? Na verdade, existem algumas razões para isso. Sempre haverá alguém que quer seu milionésimo porquê deseja ter um milionésimo dos votos na assembléia dos acionistas da empresa. (ON - Para ações ordinárias). Pode parecer pouco, mas se você conseguir juntar uns cinco milhões de amigos, de uma hora para outra, passa a ter o controle sobre a companhia e pode fazer várias coisas, como pagar dividendos gordos ou efetuar fusões com outras companhias.

Companhias compram ações de outras companhias por várias razões. Pode ser para fazer um “takeover”, em que uma companhia compra todas as ações da outra, ou uma “joint venture”, em que uma companhia compra apenas as ações suficientes para ganhar um assento na diretoria. Seja qual for o motivo, as ações estão sempre à venda. O preço de uma ação indica o preço de toda uma companhia a venda durante sete horas e meia ao dia, cinco dias por semana. São essas informações que permitem que outras companhias, públicas ou privadas, tomem decisões inteligentes em relação ao negócio com informações claras e concisas de quanto custaria para eles adquirir ações de outras companhias.

Uma ação é um passaporte para as vendas, lucros, fluxo de caixa, patrimônio líquido – e todos outros ingredientes da salada que compõem uma companhia. Mas, para o investidor individual isso significa apenas preocupar-se de que maneira esses números poderão se traduzir em dividendos. Uma ação é um título de propriedade que permite a você receber uma parcela dos dividendos para sempre. Mesmo que a companhia não pague dividendos, sempre existirá a possibilidade de pagar algum no futuro. (no Brasil, por lei, as companhias são obrigadas a pagar 25% do lucro na forma de dividendos).

Finalmente, a companhia pode recomprar suas próprias ações usando seu excesso de caixa ao invés de pagar dividendos para os acionistas. Isso faz com que o preço do papel suba efetivamente já que a própria empresa atua como compradora (aumentando a demanda) e aumenta o lucro por ação (LPA) sobre as ações remanescentes, já que diminui o número de ações em circulação. Companhias maduras, com fluxo de caixa positivo tendem a ser mais liberais nos dias de hoje na recompra de ações do que com dividendos, porquê com dividendos os acionistas serão taxados duas vezes.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário