sábado, 15 de março de 2014

AFORISMOS E CITAÇÕES SOBRE TRABALHO





" Todo aquele que não tem outra fonte de renda a não ser o salário é um escravo moderno "




" A escravidão veio para o século XX de roupagem nova "

" O Castigo de Adão: - e agora trabalharás com o suor do rosto para conseguir o teu pão "

" Se trabalho fosse bom, não abençoaríamos o fim de semana todas as semanas "

" A Riqueza liberta o homem "

" O dinheiro tem que servir, não governar "

" O trabalho dignifica?  Não, o trabalho indigna "

" O chicote do feitor moderno é o poder de demitir "

" Uma vida de reação é uma vida de escravidão. 
 É preciso lutar por uma vida de ação, não reação "

" Falas que gostas de trabalhar porque o patrão está presente "

" Não trabalhar é diferente de ficar ocioso "

" Eu não tenho missão, ninguém tem missão.  E é um alívio enorme sabermos que somos livres, que não temos missão "

" Serás livre quando saíres da eterna corrida dos ratos "


















13 comentários:

  1. Você é contra o trabalho? Se ninguém trabalhar como vai ter comida água e eletricidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Land,

      Não tenho nada contra o trabalho, e se você quer trabalhar não tenho nada contra você desde que este trabalho que você escolheu seja uma escolha do seu livre arbítrio e não uma obrigação penosa que te faz acordar quando tu não queres acordar, te faz ir para um lugar que tu não queres ir, e receber ordens de alguém que a sociedade rotulou "que deves obediência como se fosse um superior a ti" quando tu não queres receber ordens mas se faz obrigado a agir assim devido a uma chantagem chamada sobrevivência que é usada para te obrigar a fazeres coisas que tu não quer. Eu penso que o homem deve ser livre para fazer o que quer e negar o que não deseja. A partir do momento que o ser humano faz algo enojado por obrigação esta coisa rotulada "trabalho" na realidade não é trabalho e sim uma escravidão disfarçada, pois que outro nome eu daria a uma coisa que tira o livre arbítrio do ser humano? Sei que o trabalho é necessário e que sem este trabalho a humanidade para, mas desde os tempos dos egípcios existe uma parte da humanidade que faz a roda girar e outra (chamada nobreza) que vê a roda girar e foge do trabalho como o diabo foge da cruz porque sabe que aquele lado é ruim, e isto é uma realidade imutável. O trabalho é uma necessidade, mas não é uma necessidade prazeirosa, e sim uma necessidade maléfica. Se eu posso estar do lado de cá da roda estarei. Ou então porque tu achas que milhares de pessoas no mundo inteiro lutam e sacrificam uma parte do seu bem estar no presente para poder conquistar a liberdade financeira? Sou a favor do trabalho desde que venha acompanhada da palavra prazer, pois é direito natural de todo ser humano e não apenas nos seres humanos e também nos animais procurar o prazer e fugir da dor, mas tu bens sabes que para 95% da humanidade trabalho está associado a uma obrigação e luta pela sobrevivência, e não a uma simples escolha do livre arbítrio. Então é natural que o ser humano procure fugir disto assim como um animal procura escapar de uma jaula que o prende. Seria muita ironia falar bem do "Trabalho" quando milhares de colegas nossos blogueiros estão tentando conquistar a LIBERDADE financeira que é exatamente o oposto daquilo.

      Porque Liberdade Financeira vem acompanhada da palavra "Liberdade"? Porque nunca se utilizou esta palavra ao lado da palavra "Trabalho" ?
      A Própria pergunta é fácil de responder, até uma criança de 10 anos usando a mais simples lógica vai te responder.

      Excluir
    2. Pra mim o trabalho forma o caráter, são exemplos de gente que nunca trabalhou o imbecil do Thor Batista e a verme da filha da Dilma, quero que meu filho trabalhe e conquiste sua independência financeira pelo seu trabalho.

      Eu seria um indigente se não fosse o meu trabalho e o de meus antepassados. Meu trabalho é prazeiroso, mas toma muito tempo, no futuro quero trabalhar menos e abrir um negócio ou algo do tipo. O que eu não concordo é com gente que não usa o trabalho para evoluir na vida, fica fazendo dívidas e vira um velho chato e acaba num asilo.

      Excluir
    3. A maior vantagem de vivermos em um mundo capitalista é justamente o fato de poder trabalhar em algo específico e com o fruto desse trabalho poder adquirir bens de consumo e alimentos ao invés de produzir esses mesmos materiais em um modelo de subsistência.
      Acho que a questão não é ser contra o trabalho ou não. Dificilmente o trabalho é sempre prazeroso, muitas vezes temos que fazer atividades chatas, desagradáveis, mesmo trabalhando na área que gostamos mais. Quando é possível conciliar o trabalho com prazer, ótimo, mas a raiz essencial do trabalho é ser algo difícil e cansativo, e que essa dificuldade seja recompensada com dinheiro. Por isso discordo que o trabalho seja uma necessidade "maléfica". Ela é essencial para que o ser humano desempenhe um papel útil na sociedade com o fruto de seu esforço. Cabe a nós, pessoas que possuem instrução financeira e entende de investimentos, estruturarmos nosso plano de conseguir liberdade financeira para que possamos optar por empregos mais prazerosos ao invés de empregos que remunerem bem mas que odiamos.
      Por isso não concordo com as frases mais exageradas contra o trabalho, é uma visão perigosa que acaba alimentando idéias socialistas e utópicas.

      Excluir
    4. Com tudo o que escutei acima, pensamentos prós, contra, neutros....eu vou optar pelo caminho do não trabalhar e conquistar a independência financeira, pois é isto que me dar prazer na vida, e é natural que todos nós lutemos pelo que nos dá prazer. Isto está tão arraigado na natureza humana, que até os animais procuram o prazer e fogem da dor. Trabalho é algo tão prazeiroso, que até o Thor Batista e a Dilma Rousseff fogem dele. Você Land faz parte daqueles 1% da população que gostam de trabalhar porque o trabalho te dá prazer. Não acredito que você pensasse assim se visse o teu filho sofrendo enquanto trabalha. Dizer que trabalho é bom quando ele não te traz sofrimento é fácil. E quanto aquela parcela da população que sofre e é humilhada constantemente, sofre assédio moral diariamente, acorda obrigado quando quer dormir, é obrigado a ficar num lugar até tal hora quando não quer etc etc. Isto tudo é bonito Land? Você acha isto idílico, poético? Eu não vejo nada de bonito nisto. Não quero isto nem para mim, e nem para o meu filho. Dúvido que você se tiver condições deixe o seu filho sofrer para conquistar a independência financeira. Assim como você não colocaria teu filho na escola pública se tivesses condições de o colocar numa escola privada, assim como você não privaria seu filho de uma viagem a europa se pudesses dar isto a ele. Eike Batista fez o melhor para o filho dele e qual o resultado disto? O resultado é um cara que vive uma vida onde não precisa passar pelos sofrimentos que os outros mortais passam e vai viver uma vida bem melhor que a nossa, porque ele não precisa passar e nem lutar pela independencia financeira. Ele já ganhou isto. Se ele valoriza ou não isto é outra história. Este negócio que vou deixar meu filho sofrer e se acabar para conquistar a independencia financeira é só papo. Eu vi inúmeros pais que quando vêem o filho caindo num buraco vão e erguem ele, socorrem ele e o ajudam. Ninguém quer ver o filho sofrendo. Pergunte a todos os pais que mandam o filho estudar no exterior com tudo pago para quando ele voltar no Brasil assumir o cargo de presidente do Banco Central, Presidente da Petrobrás e diga a eles o que tu disses aqui e eles vão te responder na cara: - Deixar o filho sofrer, lutar? Faça isto pro seu filho, pra cima de mim não. Meu filho vai ter do bom e do melhor para quando crescer conseguir olhar o mundo de cima pra baixo e ter o melhor tipo de vida que puder.

      Excluir
    5. Este negócio de: - Vou deixar meu filho suar para dar valor ao que tem!!! é papo, é conversa, é devaneio, é sonho de uma noite de verão, é demagogia.
      Na prática nenhum pai faz isto. Todos os pais que eu conheço desde que o filho nasce dão o melhor suporte para que o filho precise sofrer o menos possível quando crescer, e se for possível, não sofrer nada!!! Quem é que manda no Brasil? Aqueles cujos pais pagaram os MBA dos filhos em Harvard e Cambridge, e quando voltam ao Brasil já são chamados para presidir o Banco do Brasil, o Banco Central, a Multinacional tal etc. São estes que mandam e venceram na vida, e não aquele trouxa que o pai falou: - Vou deixar meu filho suar a camisa para dar valor ao que ganhou!!!

      Excluir
    6. E tem mais Land. Trabalho não forma caráter. Isto é outra daquelas filosofias baratas de botequim, aqueles ditados populares com semblante de nostalgia.

      O que forma o caráter é a educação que recebestes do pai e da mãe. Você pode nunca ter trabalhado na vida e ser um cara integro, honesto, respeitador, inteligente etc.

      Se fosse verdade o que tu falastes ( que o trabalho forma o caráter ) nunca encontrarias entre os assalariados pessoas desonestas! E vice versa: Entre aqueles que nunca trabalharam só encontrarias ladrões, psicopatas e estupradores.

      Isto não é verdade e todos sabemos disto. Trabalho não tem nada a ver com formação de caráter. O Caráter é formado por um conjunto de fatores bem complexos com história de vida da pessoa, influências que recebeu durante a vida, personalidade etc etc.

      Excluir
    7. Land, você mesmo afirmou acima: Meu trabalho é prazeiroso. As frases dos aforismos acima não se aplicam a ti. E se tu fizestes parte da ampla maioria da população onde trabalho é sinônimo de escravidão e sofrimento? Ainda falarias o que falastes acima? Chegue para um cara destes cujo dia a dia dele é o inferno na terra e fale em dignidade do trabalho. E depois escute a resposta dele. Acho que o que ele iria te dizer algumas verdades, ou iria te propor simplesmente que trocasses o lugar com ele por 1 semana, e no fim desta semana acho que desistirias de pensar do ponto de vista de onde estás agora.

      Excluir
  2. Na juventude troca-se a saúde pelo dinheiro, na velhice troca-se o dinheiro pela saúde.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o ponto do post é mostrar que o trabalho de muitos sustenta a bonança de poucos, e que o que muitos por aqui procuram é estar do lado de lá (dos que se beneficiam dos trabalhos dos outros).

    ResponderExcluir
  4. Cara tu é catarina... eheheh.... gosto do teu blog, muito bom.
    Por onde começo a investir??? ou melhor por onde vc começaria a investir hoje???
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu começaria a investir em boas empresas e fundos de investimentos imobiliários aos poucos. Estes dois vídeos te ajudariam:

      https://www.youtube.com/watch?v=lkuyMBHGJJ0

      https://www.youtube.com/watch?v=1ihUxi7xLwo

      Eu assistiria todos os vídeos do Bastter. E para Fundos de Investimentos imobiliários eu estudaria pelo site do Tetzner.
      E depois baseado no que estudei eu escolheria as boas ações e FII para montar minha carteira. Meu limite de ações numa carteira vai de 5 à 18 empresas. Eu não passo disso. Mas você pode traçar o seu limite. Geralmente o limite traçado por nós é diretamente proporcional ao conforto emotivo que sentimos ao vislumbrar-mos nossa própria carteira. Digo isto porque nós alocamos e diversificamos nossos investimentos conforme o prazer que temos em ter mais ações ou menos ações.

      Excluir