domingo, 23 de março de 2014

CONTROLE SUAS FINANÇAS








"Uma grande caminhada começa sempre com o primeiro passo."

O primeiro passo para gerenciar o seu dinheiro é saber onde você está e onde você quer ir. Comece procurando idéias para ajudá-lo a organizar seus gastos, assim você irá saber onde seu dinheiro está indo, então trabalhe para proteger seu dinheiro através de uma combinação de planejamento e balanço de suas finanças.




Para facilitar, comece seguindo estas 5 regras de ouro:

1- Prepare um orçamento.

Antes de você poder alcançar suas metas financeiras, você precisa saber qual a sua situação financeira hoje. Para isso é necessário preparar um ORÇAMENTO.

Um orçamento mensal pode ajudá-lo a priorizar e limitar seus gastos e ao mesmo tempo descobrir caminhos para liberar mais dinheiro para usar em economias e investimentos:

- Anote todas as suas fontes de rendas como salário, bônus, aplicações e outras fontes como dinheiro proveniente de aluguéis, etc. Se você é jovem e tem apenas sua mesada, estas recomendações também servem para você. Saiba que quanto mais dinheiro você tiver disponível para investir, mais você irá ganhar!
- Em seguida olhe para os seus gastos. Anote seus gastos mensais e dívidas, incluindo as pequenas despesas como cinema, lanches, etc. Provavelmente você irá ficar surpreso ao saber como e onde você está gastando seu dinheiro.

- Anote separadamente os gastos e os rendimentos em um caderno.

Mantenha seu orçamento em dia, anotando todos os gastos e rendimentos de uma forma clara, onde você possa visualizar facilmente. No final do primeiro mês você saberá quanto está gastando.

Para gastar menos do que você ganha você precisa ser disciplinado: identifique as despesas que você pode cortar: mire nas despesas diárias como comida e pequenos gastos que não afetam a qualidade da sua vida. Por exemplo: tente trazer seu lanche ou seu almoço de casa duas ou três vezes por semana e diminua os cafezinhos - mas não seja tão duro com você mesmo, senão você não irá aguentar!

Não tente cortar tudo de uma só vez. Comece com pequenas áreas específicas e vá trabalhando as outras despesas a cada mês. Olhando honestamente para as suas finanças, você será capaz de marcar onde seu dinheiro está escoando e cortar os maus hábitos.




2 - "Resolva não ser pobre: qualquer quantia que você tiver, gaste menos."

Esta é uma famosa citação de Samuel Jonhson, que vem junto com esta dica essencial:

- Gaste menos para ter mais dinheiro para guardar.
- Faça com que o dinheiro guardado gere mais dinheiro.

Fazendo isso você irá começar a economizar. No começo pode parecer pouco, mais cada moeda não gasta será mais uma moeda a ser investida. Além disso, se você não guardar para depois investir, seu dinheiro não irá render juros para você. Estas economias resultantes de seu sacrifício temporário - se investidas corretamente - irão se transformar em bons lucros ao longo do tempo.




3 - Tente saldar suas dívidas e mante-se longe de novas despesas.

É essencial esperar um pouco até começar a obter lucro do seu dinheiro em vez de fazer dívidas que irão descontrolar seu orçamento. Muitas pessoas gastam mais do que ganham. Vai ser difícil aumentar seu patrimônio a fim de que atinja suas metas se você constantemente perde para as suas dívidas. Siga este conselho: nunca pegue emprestado, apenas gaste menos.




4 - Pague a você mesmo:

Guarde de 5-10% do seu salário em uma conta separada antes de você ter a chance de gastá-lo e você irá conseguir rapidamente uma grande fortuna! O melhor de tudo isso é que você irá multiplicar seu patrimônio sem mudar seu estilo de vida.





5 - Pegue a maior parte do seu dinheiro:

Guarde a mesma quantidade de dinheiro todos os meses em um investimento, isto irá ajudá-lo a multiplicar sua fortuna cada vez mais.

Observe as recomendações acima. Não se trata de deixar de lado uma vida boa. O objetivo é não vê-la piorar e tê-la ainda melhor, não só hoje, mas também quando a idade não deixar mais tempo para arrumar o futuro.

E lembre-se que uma grande caminhada começa sempre com o primeiro passo. Quanto mais cedo você aprender a controlar suas finanças, mais rápido você irá aumentar seu patrimônio e construir sua riqueza.















Um comentário:

  1. Qual a possibilidade de atualizar a tabela das ações, quanto a PEG, achei muito interessante, todo mês antes de fazer o aporte mensal, gosto de dar uma olhada.

    obrigado.

    ResponderExcluir