quinta-feira, 6 de março de 2014

AS SETE CRENÇAS FUNDAMENTAIS PARA ADQUIRIR DISCIPLINA E SE TORNAR UM INVESTIDOR DE VALOR














1. O mundo não vai acabar, seja qual for a reação da bolsa. No curto e médio-prazo, o sentimento dos investidores tem mais impacto no preço das ações do que os fundamentos. Mas, no longo prazo são os fundamentos que prevalecem. Durante toda a história do capitalismo os mercados têm sobrevivido e florescido após épocas de crise - Guerras Mundiais, depressões, recessões, ataques terroristas, etc.  No 11 de Setembro o DOW caiu 1.330 pontos em 5 dias, mas em 6 meses recuperou toda a perda.




 
2. Os investidores serão sempre movidos por medo e cobiça, e o mercado irá, como um todo, reagir da mesma forma. A volatilidade é o custo de se fazer negócio. O medo irá jogar o preço das ações para abaixo de seu valor intrínseco, enquanto que a ganância irá empurra-los para cima. Os investidores em valor levam vantagem sobre investidores emocionais.




3. A inflação é o seu verdadeiro inimigo. Tentar prever as variáveis econômicas e a direção do Mercado e da Economia é pura perda de tempo - foque-se no negócio e no seu valor, e lembre-se da crença Nº 1. A inflação tem um efeito devastador sobre os investidores e existe muito pouco que se possa fazer sobre isto. Buffett disse: “a aritmética revela que a inflação é muito mais prejudicial que qualquer outra coisa resultante da nossa legislação". As taxas de inflação têm um poder impressionante de consumir de capital. Se você acredita que pode bailar para dentro e para fora da bolsa vencendo a inflação, eu gostaria de ser seu corretor, mas não seu sócio.

 


4. As boas idéias são difíceis de achar, mas sempre existirão idéias boas lá fora, mesmo nos mercados em baixa. É fácil a bolsa se enganar. Qualquer investidor individual pode ir bem, não importa o que está acontecendo com o Mercado. Os investidores em valor são do tipo "bottom-up”, procurando por um negócio de cada vez.
 



5. O objetivo principal de uma companhia aberta é converter os recursos disponíveis em valor para o acionista. A sua obrigação como acionista é certificar-se que isto está ocorrendo. Isto não é só um dever da companhia, porquê elas são na verdade uma organização de transformação de recursos - Elas transformam todos os recursos em valor para o acionista. Se esta conversão não acontecer, é melhor então que a empresa feche suas portas.Os melhores negócios são aqueles que se destinam a converter recursos - pessoal, capital, marcas, propriedade, plantas e equipamentos - em valor para o acionista. A palavra chave para se conseguir isto é: administração.
 


 
6. Ao investir, noventa porcento do sucesso está em comprar certo. Vender a um ótimo preço não é a parte mais difícil. Por isso, os investidores em valor tendem a comprar cedo e vender cedo (ou nunca). O mercado é bem consistente em oferecer aos investidores oportunidades para comprar ações bem abaixo de seu valor intrínseco e oportunidades para vender bem acima desse valor. Para que os investidores possam tirar vantagem disso eles devem ter uma estratégia para saber exatamente quando comprar e quando vender. É claro que, para os investidores em valor, a compra ideal é aquela que pode ser mantida para sempre!




7. Volatilidade não é risco, é oportunidade. O risco real é uma mudança não esperada e permanente no valor intrínseco da companhia. O investidor em valor não se importa com os movimentos do dia-a-dia do mercado. O preço justo de um papel não varia tanto quanto os preços do papel. Benjamin Graham ficou famoso por dizer que o mercado está lá para servi-lo e não para guia-lo em suas decisões de investimento. Os reais riscos de um negócio são a queda em seu fluxo de caixa e a deterioração de seus fundamentos econômicos, que serão maximizados ou minimizados de acordo com o preço que você pagou por ele.


















Um comentário:

  1. Muito bom post, ótimas dicas mesmo. Só queria alertar que tem um erro ortográfico no título do primeiro tópico.
    Abraços

    ResponderExcluir