sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

INDICAÇÃO DE COMPRA PARA LONGO PRAZO



"UMA EXCELENTE EMPRESA PARA SER SÓCIO"



Porto Seguro (PSSA3).  A melhor seguradora do Brasil.  Na pesquisa de junho 2013 da revista exame feita com mais de 6000 clientes de automóveis do Brasil inteiro ela aparece com TOP 1 entre outras 10 seguradoras de peso.  

Vamos aos dados fundamentalistas:

Crescimento do Lucro Líquido nos últimos 5 anos:  126%

Dividend Yeld:  3,9 a.a  (Ao preço atual da ação: R$ 28,82)

P/L hoje: 12,9

Dívida Líquida:   - 11,54  (Dívida Negativa, Seguradoras geralmente tem dívidas negativas pois elas são credoras)

Se dividires o P/L sobre a Taxa de Crescimento do LL nos últimos 5 anos vai dar um número aproximado de 0,10 mostrando que a ação está com preço barato (não está uma pechincha, mas está barato).  Quem quiser ver outros dados da empresa como VP, liquidez etc não custa dar uma olhada no Site Fundamentus.

Compraria de olhos fechados mesmo sabendo que ela não está uma pechincha (mas está barata) pois seguradoras são máquinas de fazer dinheiro principalmente quando têm nome.  Que nos fale a seguradora americana GEICO, a 2ª maior participação na carteira de Buffett desde os anos 70, durante 3 décadas depois da Coca-Cola.   







12 comentários:

  1. Você tem certificado para dar indicações?

    ResponderExcluir
  2. Consultei a legislação da CVM, e inclusive liguei para a Bovespa para tirar esta dúvida, confesso que fiquei preocupado com sua pergunta, e procurei me informar. Eu não posso trabalhar dentro de uma instituição financeira como agente autônomo de investimentos e como analista de valores mobiliários dando indicações em nome destas instituições sem ter o certificado de analista ou de agente autônomo ou até de consultor imobiliário. Mas isto vale apenas para fins de registro em carteira de trabalho com a nomenclatura.

    Na rua, em casa, no trabalho, no bar, na praça, numa palestra, em público ou em qualquer outro lugar, eu posso sugerir compra ou venda de qualquer produto financeiro ou não, seja ele agência bancária, poupança, compra de dólar, compra de uma casa, de um automóvel ou qualquer outro bem seja eles imóvel ou não. Veja o vídeo onde o próprio EIKE BATISTA sugere a compra das ações da OGX: https://www.youtube.com/watch?v=vHCSR8NwPzo.

    O que eu não posso fazer é me intitular analista ou corretor de valores mobiliários sem ser. Expressar minha opinião de alto e bom tom sugerindo compra e venda de qualquer produto, seja ele financeiro ou não, é direito de livre expressão implícito na constituição de uma democracia. Não é só o corretor de de imóveis que te pode sugerir a compra de um imóvel, você também pode para qualquer pessoa. não é só o gerente de banco que pode indicar a agência bancária na qual você deve abrir conta a um amigo seu. Você também pode.

    ResponderExcluir
  3. Este tema que você despertou cabe uma discussão bem aprofundada inclusive na área do Direito Constitucional, mas vou ser sucinto para poder esclarecer. Eu moro num país livre cuja constituição me dá o Direito de pensar como quiser e de expressar o meu pensamento em alto e bom tom em qualquer veículo de comunicacão com a única exceção de que (não seja uma indução a prática de ato criminoso).

    Veja as milhões de indicações de compras e venda em sites como o infomoney (e não é só de analistas) e na EXAME do Luis Barsi, do Parisoto em palestra no youtube, sugerindo a compra e indicando determinadas ações e sugerindo a venda de outras. E eles não são certificados pela CVM. Eu tenho a EXAME de Abril deste ano aqui na minha mão com Luiz Barsi sugerindo a compra de ações do setor elétrico e inclusive citando o nome das empresas, Eletropaulo e Eletrobrás. Luiz Barsi é investidor, mas não tem certificação da CVM.

    Veja o diz o jurista Marcos Onofre sobre o tema: " - Do termo livre expressão das opiniões em um sistema democrático entendo serem elas: a argumentação, a indução, a indicação, a sugestão, a confrontação, a deblateração, a opinião, inclusive podendo influênciar a opinião do outro com o poder de convencimento sobre qualquer assunto ou matéria. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral." E no fim o mesmo autor conclui: " ... - Eu peço, eu convenço, eu imploro, mas a responsabilidade do ato palpável sempre recairá na pessoa que a praticou, que tem a liberdade positis acionar, e nunca no ente que o influênciou. "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISV, você foi à fundo no assunto, se sente-se seguro para indicar e está dentro da lei então tá OK, mas que é um baita responsabilidade isto é, só tomar cuidado para não colocar sua reputação em jogo. Eu tenho uma máxima, 'se conselho fosse bom todo mundo vendia', rs. o mesmo vale para indicações na bolsa, ainda mais para o longo prazo, no longo prazo a única certeza que eu tenho é que um dia estarei dentro de um caixão, rs.

      Excluir
    2. No meu blog você verá posts com este tom de indicação, mas já não faço mais, rs.

      Excluir
  4. Eu sei. Não vejo como responsabilidade. Até porque a sugestão de compra ou venda também pode vir com uma roupagem diferente como tem nos outros sites (isto é típico do Brasileiro), dizendo que uma ação é boa ou ruim. Só muda a maneira de dizer. Quando você diz que uma ação é boa está implícito que é uma indicação para comprar. Só não está expresso. Agora veja só o que é estranho: Se você estiver com seu amigo em uma concessionária, e você acabou de comprar um Fiesta 0Km e teu amigo pedir a opinião sobre o carro, o que tem de mais você acrescentar a palavra "o carro é tudo de bom etc etc..... se eu fosse você, eu compraria" nos elogios que teceu ao automóvel ? Porque não posso dizer: - Eu compraria, eu venderia. Isto não é indução, isto é a minha opinião, e no final de tudo, a decisão de compra e venda é sua. A liberdade do ato final é sua!
    Mas acho de uma covardia imensa ou um medo de expressar sua opinião sincera imensa você exaltar um produto com os maiores elogios e no fim ironicamente dizer : "Tudo que eu falei não é sugestão de compra ou venda. A única responsabilidade da compra ou venda é totalmente sua". Como se fosse o maior crime do mundo sugerir alguma coisa a
    alguém.

    Vou ser sincero. Já rodei por alguns países e cheguei a conclusão de que este aspas é típico do brasileiro. Nos EUA ou Alemanha a pessoa sua amiga, que se deu bem em um negócio chega para ti e te fala abertamente: "- Emanuel, tem um excelente negócio para ti, assim e assim", e não se exime de responsabilidade. Quando você chega para um padre pedir uma sugestão ele te diz o que você tem que fazer e pronto, um médico também. Um mecânico te diz " - Você precisa comprar esta peça de automóvel e trocar rapidamente, porque senão vai pifar"

    Este monstro da responsabilidade não existe. Isto é uma coisa que criaram na mente do Brasileiro. Quando tua esposa te pergunta: "- O que você acha? Devo comprar esta bolsa ou não?" o que é que você reponde? "- Não sei, a responsabilidade da compra é somente sua, eu me isento..."

    Sinceramente. Se eu posso dar um conselho a meus filhos e minha esposa que tanto amo, porque não posso dar a meus amigos e leitores o mesmo conselho?

    Brasileiros, vamos deixar de ser hipócritas. Warren Buffett aconselha explícitamente compra ou venda de ações. E qualquer americano que investe na Bolsa também chega ti abertamente e te diz: " - Não compre aquela ação porque você vai se dar mal".

    E a responsabilidade de comprar ou não é totalmente sua, não da pessoa que te indicou. Assim como a responsabilidade de Adão não era de Eva, senão ele não teria caído junto com ela. Só ela teria caído. Ele escutou o conselho da Eva, mas a responsabilidade do ATO foi dele. E ele foi ainda covarde quando Deus perguntou e dedurou: " - Mas foi ela quem me incitou". Se ele tivesse se arrependido e dito eu errei, talvez Deus perdoasse.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo neste seguinte trecho "e teu amigo PEDIR a opinião sobre o carro", uma simples palavra, útil. Mas é só uma colocação particular minha, o meu jeito é este, procuro ser implícito quando não me pedem, mas caso um camarada vir com alguma pergunta procurarei ser explícito. Mas cada um é cada um.

      Excluir
  5. Eu indico a ação! Você compra se quiser.

    Indicar a compra ou a venda é o mesmo que dizer que é bom ou mau sem aquela roupagem medrosa do brasileiro. Minha mãe uma vez me falou: - Eu vou te dar um conselho, mas eu sei que no fim das contas você sempre faz aquilo que você está impingido a fazer, por melhor que seja o meu conselho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau. Compra quem quer, rs.

      Excluir
  6. Uorren Bife, me adiciona no seu Blog!

    ResponderExcluir