domingo, 15 de dezembro de 2013

AS EMPRESAS NICHO - LIÇÕES DE PETER LYNCH

Estes eram os investimentos preferidos de Peter Lynch, pequenas empresas dirigidas agressivamente com crescimento de pelo menos 30% ao ano.  É onde você encontra as empresas que valorizam entre 20 e 40 vezes, e até chegam a 200 vezes.  Se você acertar as coisas nessa área, uma ou duas delas podem valer toda uma carreira.  Lynch procura empresas que são fortes em seu balanço e lucros ao mesmo tempo que estão crescendo.   A coisa difícil de avaliar é quando o crescimento vai chegar a níveis normais.  Isso é onde o amador pode ter uma vantagem distinta sobre o profissional, que não ousa tomar a iniciativa e fazer o primeiro movimento - eles esperam que outra pessoa entre de cabeça.  Os analistas e gerentes de Wall Street ficam olhando o que o outro está fazendo, assim sempre se lançam na onda muito tarde.  A Dunkin' Donuts era uma empresa com crescimento de 25 vezes entre 1977 e 1986, mas só em 1984 algum analista profissional começou a prestar atenção.  Quando Stop and Stop estava ao ponto de passar suas ações de U$ 5 para U$ 50, só havia um analista interessado nela, enquanto a IBM tinha 400 analistas seguindo seu progresso.


Um dos locais favoritos de Lynch para procurar empresas com grande potencial de crescimento está nos setores chatos ou desagradáveis; esses tipos de setores atraíam pouca atenção e poderiam estar com preços muito baixos como resultado.  Se tudo na empresa parece chato - seu nome, suas atividades e sua gerência - , então ela pode estar sendo ignorada.  Os paradoxos simplesmente não serão vistos até que finalmente o fluxo de boas notícias a façam começarem a ganhar atenção.  Quando a multidão começa a fazer isso, então se transforma em uma tendência e o preço sobe.  Aí você pode vender suas ações aos seguidores de tendências.


Lynch foca em certos elementos que são essenciais para compor sua empresa de nicho ideal.  São normalmente empresas de crescimento rápido, pequenas ou médias, operando em um setor de nicho com alto potencial e perspectivas favoráveis.  Quanto mais simples a empresa, mais ele gosta.  Uma empresa ideal é a que " qualquer idiota poderia dirigir " (frase semelhante teceu o Megainvestidor Warren Buffett), porque ela tem força suficiente no seu mercado para resistir à possibilidade de que um dia algum idiota possa dirigi-la.

Um comentário:

  1. Exatamente. Há muito os acadêmicos já descobriram que há prêmio pelo tamanho (e também pelo valor).
    Entretanto, o problema que o mercado acionário brasileiro é minúsculo e é difícil achar empresas assim.
    Já os EUA possuem milhares e milhares de empresas quotadas em bolsa.

    Abraço

    Soulsurfer

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