terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ESPECULADOR NOVATO, ESSA FIGURA LAMENTÁVEL – TEXTO DE AUTORIA DO DÉCIO BAZIN













Pela ansiedade com que atuam nas Bolsas e pelo teor da sua conversa é que se conhecem os neófitos:

1º NOVATO - Você ainda está com Merposa?
2º NOVATO – Estou com Mercara, que comprei quando começava a subir.  Já dupliquei meu capital em um mês.
1º NOVATO – Eu estou com Mergraça. Tripliquei.
2º NOVATO – Papel de lançamento é assim mesmo. Tendo sorte você ganha fortunas.
1º NOVATO – Não foi bem sorte. O amigo do primo de um amigo meu que trabalhava na empresa me deu uma “dica” e eu entrei com tudo.
2º NOVATO – Eu também sou assim. Jogo todo o dinheiro disponível numa só “tacada” quando acredito no papel.
1º NOVATO – Então porque não “realiza”? Eu nunca fiquei com mais do que 300 dólares num papel, mesmo quando o analista técnico da corretora o recomenda. Hoje eu vou assistir à avaliação que ele faz todas as segundas-feiras depois do pregão. Daqui a pouco realizo meu lucros e amanhã é dia de compra.
2º NOVATO – ele é bom analista. Na semana passada disse que Merbarata iria furar a linha de resistência e disparar de 30 para 40.  Acertou em cheio; foi exatamente o que aconteceu.
1º NOVATO – Você viu o que aconteceu com José Raposo?
2º NOVATO – O que eu soube é que ele fez um day-trade com opções e se deu mal. Perdeu uma fortuna.
1º NOVATO – Eu o encontrei outro dia no Metrô. De cabeça baixa, muito arredio, não é mais aquele sujeito alegre que conhecemos. Só diz que a Bolsa não é lugar para gente honesta.
2º NOVATO – Não é para tanto. Mas o caso é que ele perdeu 600 dólares.
1º NOVATO – Eu não sabia que seu prejuízo tinha sido tão grande.

Vê-se que ambos são novatos porque jogam na Bolsa até o dinheiro do táxi.  Eles têm todo o seu tempo e todos os seus interesses absorvidos pelo Mercado.

Como os Grandes Especuladores, os novatos operam com fervor e paixão. A diferença é que, quando os negócios lhes saem errado, eles retiram-se vencidos da arena, sem recursos materiais e mentais para prosseguir.

O analista está tentando convencer o Especulador novato a entregar-lhe certa quantia para operações em day-trade. Desdobra diante dele um mapa contendo gráficos. O Especulador ouve-o como quem ouve a um Deus.

- Nós estamos agora no pico da segunda fase de alta; a terceira fase vai ser de arrasar. A Primeira fase começou neste ponto aqui e durou 33 pregões consecutivos. Depois o Mercado se acomodou durante 14 pregões. A segunda fase veio mais forte e depois ocorreu nova acomodação. Esta, de doze pregões. Na terceira fase, meu amigo, nem te conto o que vai acontecer.  Os aviões de bombardeio vêm chegando. Não está ouvindo os seus roncos? As paredes vão voar. O pico da alta será duas vezes mais forte do que o das duas fases anteriores somadas. Você não pode perder esta oportunidade. É mais fácil do que bater em cego! Em quarenta dias você triplica o seu capital. Pela assessoria eu lhe cobro apenas 5% do seu lucro....




Os novatos deslumbrados são das figuras mais lamentáveis. Mas felizmente para eles e para todos os participantes, têm curta permanência na Bolsa. Pululam aos magotes nas épocas de boom; são ruidosos e malcriados.

Geralmente não têm muito caráter nem muito dinheiro. São pessoas sem idade, sem ideologia e sem profissão específica. Como sua vida é relativamente estável, sentem-se independentes por terem conseguido juntar algum patrimônio e procuram na Bolsa o método mais fácil de multiplicá-lo.

O Novato Deslumbrado poderá viver quase toda a vida passando ao largo do prédio da Bolsa sem nunca suspeitar da sua existência. Um dia ele ouve uma pessoa vangloriar-se de estar fazendo fortuna no mercado de ações.

Certamente não é a riqueza vultosa que se ganha no Mercado, mas o Novato Deslumbrado fica pensando que na Bolsa o dinheiro se apanha em árvore e que lá as pessoas enriquecem da noite para o dia.

Ninguém lhe diz, porém, que a Bolsa obriga a longo aprendizado, em que perder e ganhar fazem parte do currículo das aulas, e que só se aprende pequena parte dos segredos do Mercado depois de trabalho, paciência e aborrecimentos sem fim.

Movido inicialmente pela curiosidade misturada com a inveja, ele um dia chega hesitante e humilde ao limiar do Novo Mundo e logo se identifica com as pessoas que ali estão. Uma semana depois está falando como expert, presunçoso e arrogante.  Basta que ganhe alguma coisa para entregar a alma ao diabo.

Nesse estágio, ele vai sendo envolvido pela força da ambição, que rapidamente se transforma em ganância e lhe retira a posse das faculdades mentais.  Sem suspeitar dos perigos a que está exposto, ele põe todo seu dinheiro no jogo.




Curiosidade, inveja, ambição e ganância constituem os primeiros atos da peça que está representando. O último ato é uma incógnita, mas pode resultar numa tragédia de triste final.




Você, leitor, que eventualmente esteja entrando no jogo, precisa evitar comportar-se como Novato Deslumbrado. Mas não há nada de mau se você reconhecer-se como sendo um. Todos fomos ou somos Novatos Deslumbrados, dentro ou fora da Bolsa e em qualquer ramo de atividade. Muitas vezes fizemos coisas de que nos envergonhamos por nos terem feito cair no ridículo. Mas é preciso corrigir-se a tempo.

Como reconhecer o Novato Deslumbrado? Eles têm características comuns que os igualam. Costumam, por exemplo, ficar aborrecidíssimos quando os preços continuam subindo depois que venderam seu papel com lucro; mortificam-se fazendo cálculos de quanto deixaram de ganhar e sofrem quando olham para cotações; confundem dinheiro não ganho com dinheiro perdido e choram por terem vendido sua posição prematuramente.

Não tendo sido educados para ver todos os ângulos das coisas, convencem-se desde o início de que a Bolsa é um jogo entre pessoas velhacas, no qual só tem vez o mais rápido, o mais esperto e o mais desleal.

No fundo, o Novato Deslumbrado queria também ser perito em todas as artimanhas, um velhaco integral. Quando está ganhando, ele conserva um segmento místico de que o destino guia suas decisões e que tem a cumprir grandioso futuro; passa a ser governado por idéias fixas.

De pessoa inofensiva que era antes de entrar no Mercado, transforma-se em fera autossuficiente e prepotente, como os indivíduos sem formação moral que dirigem o seu primeiro carro.

Depois que perdas irrecuperáveis o alijam do mercado, o Novato passa a ser o maior detrator da Bolsa e dos seus personagens.  Ele espalha por todos os cantos que a Bolsa é um antro de marginais. Outrora propagandista fervoroso do Mercado, é agora seu difamador mais feroz.














Um comentário:

  1. Graças a Deus, descobri isso antes de me jogar para esse mundinho de ilusões e tentativa de enriquecimento instantâneo, que pra mim é baseado na industria consumista e de ostentação que o brasileiro se insere. Busquei por um tempo teorias que dessem base para a analise técnica, estava iludido com as garantias dos charlatões, e como todo bom jovem, queria achar uma forma de enriquecer logo. Mas dei de cara com o "Value Investing" e estou descobrindo uma paixão, um trabalho, um mundo com fundamentos, teorias, analise cientifica, muito mais apaixonante por si só. As guimbas de charutos do Warren me são muito mais atrativas, as grandes analise com aparatos tecnológicos e as frescuras e glamour dos especuladores...
    Gostei da artigo, abraço.

    ResponderExcluir