sábado, 10 de janeiro de 2015

DICAS PARA GASTAR MENOS - JUNTE AS SUAS ECONOMIAS











Não, não me refiro a guardar todo seu dinheiro embaixo do colchão.  O que quero dizer é que você pode conseguir motivação para economizar guardando o dinheiro que juntou em algum lugar onde possa vê-lo.  Suponha que conseguiu parar de fumar, reduziu o consumo de álcool ou os gastos com comida.  Em vez de deixar o dinheiro no banco, na carteira ou onde quer que goste de guardá-lo, coloque-o em algum lugar visível.




Gosto de guardar meus trocados em um pote na sala de estar.  Esvazio os bolsos quase todas as noites e coloco lá todas as moedas.  Você se surpreenderia ao ver como o dinheiro se acumula rapidamente. Sejam apenas alguns trocados ou as economias dos gastos eliminados, você será capaz de ver o que está juntando.  Isso deixa tudo muito mais divertido e dá a sensação de que o sacrifício está valendo a pena.  Uma ou duas vezes ao ano você pode ir ao supermercado ou ao banco e trocar as moedas por notas.  É possível economizar sem dificuldade uma quantia de três dígitos em um ano com esse método.


Mais cedo ou mais tarde você deve fazer alguma coisa com o dinheiro, caso contrário a poupança terá sido em vão.  Faça algo que realmente precise ou, se puder guardar essa quantia, gaste parte dela - digamos 5 ou 10 por cento - em algo para você. Estabeleça essa proporção antes de começar para ficar menos tentado a excedê-la e, então divirta-se.  Você merece.











Um comentário:

  1. Faço um processo parecido porém na outra ponta, na dos gastos. Evito pagar com cartão mesmo débito porque não vejo o dinheiro saindo. Quando se vê o dinheiro sair das mãos você acaba sentindo mais no bolso e evita aquele gasto desnecessário.

    ResponderExcluir