sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

DICAS PARA GASTAR MENOS – DIGA NÃO











Se você nunca pegar dinheiro emprestado nunca terá dívidas.  Simples assim.  No tempo dos meus pais e avós, ninguém sonhava em dever dinheiro.  Se uma pessoa não tinha dinheiro para comprar algo, ficava sem comprar.  E fim de papo.

Hoje em dia, os bancos praticamente empurram cartões de crédito para as pessoas e há propagandas de empréstimos de todo os tipos por todo lado.  Mas ninguém precisa entrar nesse jogo.  É possível dizer “não, obrigado”.  Você não precisa de um cartão de crédito se já tem um cartão de débito e também não precisa de um empréstimo.  Vou abrir uma exceção para o financiamento da casa própria.  Permito que compre uma casa sem repreendê-lo por não possuir todo o capital necessário.

Se você adotar esta mentalidade, não terá muitas dificuldades.  Do contrário, será mais difícil entrar no clima. Mais difícil, mas perfeitamente possível.  Quem segue essa abordagem com firmeza dirá que pegar dinheiro emprestado faz com que se sinta pior do que ficar sem ele.  E é claro que isso não significa apenas gastar menos, mas também economizar o valor de um empréstimo.











Um comentário:

  1. Meu primeiro passo da estratégia de independência financeira foi organizar as dívidas, quitá-las e depois entrar em dívida comigo, me pagando a aposentadoria todo mês, antes de tudo.

    ResponderExcluir