domingo, 1 de junho de 2014

ENCONTRANDO VALOR EM AÇÕES DE CRESCIMENTO










Se Warren Buffett é o ícone dos investidores em valor, Peter Lynch desfruta de um prestígio semelhante entre os investidores em crescimento.  Sua reputação foi construída no período em que esteve a frente da Fidelity Magellan, um pequeno fundo de alto crescimento, que ele assumiu em 1977 e transformou no maior fundo de investimentos do mundo ao longo da década seguinte.  O que explica o seu crescimento foi o seu desempenho.  Quem tivesse aplicado $10.000 no fundo Magellan teria visto o seu investimento crescer 30 vezes nos dez anos seguintes.  Durante esse período, Lynch também ajudou a derrubar a idéia preconceituosa de que os investidores em crescimento eram otimistas incuráveis que compravam ações com base em promessas.  Ele adotou em seus investimentos em crescimento os rigores do investimento em valor e expôs os seus princípios em seus livros e em seus artigos para a revista Worth, uma publicação dirigida ao mercado financeiro.  Num desses artigos ele apresentou suas máximas para a identificação de bons investimentos:

1 – Preste atenção a fatos e não a projeções.

2 – Antes de investir em uma empresa, analise o seu balanço anual para ver se ela é financeiramente saudável.




3 – Não compre opções e não invista na margem.  Com opções, o tempo trabalha contra você, e se estiver na margem, uma queda no mercado pode acabar com você.

4 – Quando vários detentores de informações privilegiadas estão comprando ações de uma empresa ao mesmo tempo, isso é um bom sinal.

5 – Um investidor médio pode monitorar de cinco a dez empresas de cada vez, mas isto não quer dizer que vá comprar qualquer uma delas.

6 – Seja paciente.  Algumas ações demoram de 6 a 10 anos, após a termos comprado, para apresentar bons resultados.  Outras podem levar até 15 anos.




7 – Entre cedo, mas não muito cedo.  Pense no investimento em empresas de crescimento como se fosse uma partida de beisebol.  Tente entrar no jogo no terceiro tempo porque o time já terá se provado a essa altura.  Se você comprar antes de saber a escalação, estará assumindo um risco desnecessário.  Se comprar no final do jogo, pode ser tarde demais.

8 – Não compre ações “baratas” apenas porque são baratas.  Compre-as porque seus fundamentos estão melhorando.




9 – Compre pequenas empresas depois que tiverem tido a oportunidade de mostrar que podem ser rentáveis.




10 – Os tiros no escuro frequentemente saem pela culatra ou “não saem”.

11 – Investigue 10 empresas e é provável que encontre uma com perspectivas brilhantes não refletidas no seu preço.














Um comentário:

  1. Sou um grande fã de Peter Lynch e de seus ensinamentos.
    Parabéns pela postagem.
    Abraços

    ResponderExcluir