quinta-feira, 19 de junho de 2014

AONDE A MARGEM DE SEGURANÇA NÃO PROTEGERÁ VOCÊ ?












Existem pequenas áreas em que você deve ser bastante cuidadoso, porquê a margem de segurança não irá oferecer proteção adequada. A margem de segurança nada mais é do que comprar valor, e que as companhias de qualidade e bem estabelecidas são um dos melhores lugares para procurarmos por valor. 

Nunca acredite que uma margem de segurança grande irá protegê-lo em um investimento em companhias de um setor muito instável e com baixas margens de lucro. Por exemplo, as companhias de varejo e os restaurantes vão a falência muito constantemente. Uma grande margem de segurança em companhias como essas poderá ser rapidamente corroída. Da mesma forma, as companhias pequenas e menos estabelecidas, que não apresentarem um histórico de lucros e nem um passado de sucesso, nunca oferecerão uma boa margem de segurança. 


Finalmente, podemos dizer que companhias pequenas de alta-tecnologia terão sempre uma margem de segurança menor do que as companhias industriais, porquê a rápida mudança de tecnologia nesses setores podem afetar severamente essas companhias. Esse é um dos motivos pelo qual aconselho a investir em ações de tecnologia por intermédio de um fundo de investimentos. É melhor apostar no crescimento generalizado de todo o setor, do que na sua habilidade de selecionar algumas das pequenas empresas de alta-tecnologia que poderão crescer enormemente.








2 comentários:

  1. Interessante o post, mas pra mim não ficou tão claro o conceito que você propõe para margem de segurança... tive duas interpretações distintas:
    1 - Valor de saída quando o movimento dos preços for na direção contrária a esperada (stop).
    2 - Desconto do valor do papel no mercado em relação ao seu "valor justo" baseado nos fundamentos.

    Você se refere a qual das duas interpretações quando cita margem de segurança? Ou há um terceira interpretação?

    Abraços.


    ResponderExcluir
  2. É o desconto do valor do papel no mercado em relação ao seu valor justo baseado nos fundamentos.

    ResponderExcluir