sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

TABELA FÓRMULA DE NEFF - RANKING ATUALIZADO











Aí vai o Novo Ranking Atualizado das boas empresas pela Fórmula de Neff.  A Fórmula de Neff foi explicada em um post anterior (LINK para acessar).















5 comentários:

  1. Acho muito interessante este ranking, mas vejo uma questão a ser detalhada... Neff trabalhava com projeções futuras de crescimento, yield e P/L e não com dados atuais... Como vc trabalha esta questão?

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Eu trabalho com as projeções dos últimos 5 anos. Em 90% das vezes as projeções futuras tendem a continuar a linha curva com que vem vindo. Se o crescimento é de 200% nos últimos 5 anos, ele vai continuar crescendo a taxas semelhantes. Pode ser que a curva do crescimento tenda a cair ou a subir, mas não muda bruscamente. Da mesma forma quem vem crescendo 20% nos últimos 5 anos não vai pular aos 400% de repente. Um crescimento é sempre uma curva de uma hipérbole ou uma reta. Assim acontece também no descrescimento.

    Agora, estas projeções de crescimento do Neff levavam bastante em conta como base de apoio o "crescimento da empresa no passado". Você não tem outro parâmetro para observar o futuro se você não tem idéia de como a demanda pelo produto ou serviço da empresa se comportou no passado.

    De onde viriam então estas projeções? Observe nestas empresas da tabela, e você verá que a curva de crescimento dos lucros entre 2006-2010 e 2010-2014 seguem uma continuação, e de que nenhuma empresa saiu de um crescimento muito alto a um muito baixo, ou vice versa, de maneira abrupta. Se fosse assim, a curva no gráfico seria uma escada quebrada, mas nunca acontece assim, é sempre uma curva tênue que tende a crescer ou diminuir de modo que olhando o passado você pode prever o comportamento futuro da empresa. Há exceções, mas, como toda a exceção, fazem parte do universo mínimo de um todo (5% a 10%). E estas exceções são frutos de falências, balanços maquiados e toda espécie de acidentes que acontecem. Mas não vamos sacrificar uma probabilidade por causa de menos de 10% de um conjunto. Diversificando você elimina este risco, mesmo sendo pequeno.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado I. Valor, por essa tabela então ...Ser Educacional, Kepler, Alupar e Localiza estariam em um bom momento para ficar sócio? estou de olho nelas e estudando as mesmas.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.

    Gostei bastante do modelo de analise. Caso seja possivel encaminhar planilha, favor enviar ao e-mail: asiewerdt@yahoo.com.br

    Grato a atenção.
    Angelo

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Conheci o blog hoje e achei muito interessante!

    Como posso entrar em contato com você? Tenho um software de análise fundamentalista e gostaria de uma opinião!

    Se possível entrar em contato comigo: rafael.stellato@gmail.com

    ResponderExcluir