domingo, 1 de fevereiro de 2015

GANGUES











Pessoas que se juntam por opção própria ou por força das circunstâncias e adotam um padrão de comportamento coletivo sob uma bandeira comum são o pilar central de todas as gangues e grupos.  De Neonazistas até Religiões Organizadas, os grupos a que pertencemos nos definem, e os momentos mais fortes de nossas vidas acontecem quando os contestamos, mudamos ou saímos deles, desafiamos os líderes, pensamos com a própria cabeça e partimos numa nova direção com o nosso próprio conjunto de regras.

As páginas da literatura estão cheias dessas lutas – do playground até o campo de batalha.  Tudo é uma questão de pertencer, acreditar e se comportar de uma determinada maneira. Enquanto caminhamos pela vida, as coisas tendem a se acomodar, nossos padrões vão se mantendo, e fica mais fácil continuar do que mudar, aceitar do que lutar e não pensar do que pensar.

A Bolsa está cheia de gangues. Muitos de nós fomos parar nelas sem realmente pensar a respeito.  Aqui vão algumas das que existem:




A Gangue de Warren Buffett. Um bando de fãs facilmente iludidos com idéias irreais de que podem ler algumas frases do mestre e ter o mesmo desempenho do investidor mais inteligente do nosso tempo.

A Gangue da Carteira de Longo Prazo, aquela em que No Fim Tudo dá Certo. Também conhecida como a gangue de “passar o máximo de tempo na bolsa e não tentar capturar o timing da bolsa”.  Toda vez em que a bolsa passa por uma baixa prolongada, eles são destruídos.

A Gangue que Faz o Melhor de Si, com as Melhores Intenções, para Administrar o Próprio Superfundo pela Internet.  Essa é casca grossa. As pessoas assumem a responsabilidade pelo futuro delas e das próprias famílias no tempo livre, geralmente sem qualquer tipo de orientação ou experiência.




A Gangue do “Chutando com um Louco”. Geralmente são novatos na bolsa, que acham que, como é a bolsa, o jogo é um pouco mais sofisticado que jogar par ou ímpar.

A Gangue dos Contratos Futuros. Muito fácil de se entrar, mas muito difícil de se permanecer por muito tempo, porque tem o maior índice de perdas de clientes. As únicas pessoas que (no longo prazo) ganham dinheiro com contratos futuros são os operadores.

A Gangue de Manter uma Ação Para Sempre. Essa tem o maior número de milionários e de “miliotários”. (Miliotários: Pessoas que tinham um patrimônio de um milhão em OGX e perderam tudo.)

A Gangue dos Operadores.  Essa turma, antes respeitada costumava agir sob o lema “minha palavra é o meu compromisso”, até que o Estouro do Subprime em 2008 afundou seus membros num mar de culpa, leis e burocracia. Hoje é apenas uma sombra do que já foi.




A Gangue da Análise Técnica. Para ser membro dela, não é preciso fazer qualquer trabalho, além de ver o que todo mundo está fazendo e tratar de imitar o mais rápido possível. É uma turma surpreendentemente disciplinada, e isso, por si só, tem garantido sua existência e sua permanente riqueza. Seus membros mais bem-sucedidos também pertencem à Gangue Fundamentalista.

A Gangue Fundamentalista. Acredita nos números, na pesquisa, nas premissas e no que a empresa diz, mas tudo isso está sujeito a erros significativos e a algumas informações falsas de vez em quando, como por exemplo: quando a empresa maquia a contabilidade divulgando balanços irreais.

A Gangue da Opções. É melhor só entrar nessa aí por rápidos períodos, quando estiver de posse de alguma informação confiável e confidencial. Para permanecer muito tempo nela, você vai ter que saber o que está fazendo e ter uma carteira bem grande, para garantir suas operações.

A Gangue do Eu não Boto o Meu Dinheiro na Bolsa. Os membros dessa gangue ou têm muito dinheiro e ganham na renda fixa o suficiente para atender às suas necessidades, ou perderam tudo e foram proibidos pela esposa de continuar a destruir o futuro da família.

A Gangue do Eu Vendi no Auge da Alta. Número de membros: nenhum.









Nenhum comentário:

Postar um comentário