sábado, 4 de outubro de 2014

NÃO COMPRE NO AUGE













Por que comprar uma ação que já subiu muito?  Nunca faça uma coisa dessas.




Essa dica prega o oposto que um monte de consultorias de investimento diz.  São conselhos que se baseiam em algo que se chama “operar no embalo” (momentum trading).  Numa só frase, é o seguinte: se há um oba-oba em torno de uma ação, entre no trem.  Minha postura é exatamente a contrária:  você deve dizer não.

O simples fato de uma ação ter disparado não é motivo suficiente para comprá-la.  O mundo está cheio de armadilhas para pessoas que se dispõem a fazer isso.




Se tiver nervos de aço, poderá se valer desse tipo de situação para vender a descoberto.  Essa seria uma maneira pró ativa de lidar com esse caso, mas altamente desaconselhável.

A maneira passiva seria simplesmente deixar a ação para lá.  Não compre uma ação que acabou de subir muito.  O quanto você é otimista?  Tudo bem, enquanto a Bolsa estiver subindo, vai dar certo.  Mas qualquer outra coisa que se compre dá certo com a Bolsa em alta:  até mesmo ações como a Lupatech, Gol e Petrobrás.

Mas , se estiver chegando tarde à festa, não entre.  Porque a teoria do idiota maior, que se baseia em passar uma ação muito cara a alguém antes da derrocada final, espera que alguém esteja segurando a batata quente no exato instante em que tudo desabar.  Quanto mais tarde você comprar uma ação que disparou, mais chances terá de ser o idiota maior.


Se não deu para pegar a onda quando era cedo demais, você não pode se dar ao luxo de comprar tarde demais.













Um comentário:

  1. Concordo plenamente. Desde que eu compre uma empresa ótima,comprando barato compro uma quantidade maior de ações."Comprando mais que mal faz?"...já comprei OGX a 0,20 e vendi a 0,16...eu era um idiota fazendo trade lendo matéria pronta da "minha" corretora.Um dia descobri os blogs da blogosfera e fui liberto...hoje sou B&H. Meu muito obrigado...

    ResponderExcluir